Oberyn chegou ao Youtube como um audiovisual a mais do disco Botando Pra Ver Bicho Pt. II (2022) do baiano Galf AC
“Quem não sabe rezar na batalha insulta deus”
Com o disco BVB II (2022) tendo sido lançado, Galf AC começou uma ofensiva no audiovisual que resultou em duas Live Sessions e alguns clipes. A nova produção apresentada é mais um recorte audiovisual do emaranhado de histórias, temas e vivências presentes nesse último disco. Inspirando-se no personagem dos livros Games of Thrones do autor norte-americano George R.R. Martin, o artista nomeou a faixa como “Oberyn”.
Obviamente guardando divergências entre o como o personagem aparece na série da HBO e como se configura nos livros, o que é essencial perceber é a essência extraída pelo MC, as características que lhe levaram a nomear e que servem como direção ao roteiro do audiovisual. Como um renomado MC das ruas, Galf AC conhece a realidade conflitante, a necessidade de uma postura ética aguerrida e ao mesmo tempo o valor da nobreza de caráter, para resistir aos perigos enfrentados.
É nesse sentido que Oberyn é convocado como símbolo: “um guerreiro nobre”, porém aqui não se trata de origem e berço, mas antes de uma conquista. Contando com uma equipe de excelência no audiovisual vem em pique de curta metragem, um filme, com locações em Ilhéus. É na cidade do sul do estado da Bahia, onde Galf AC é captado pelas câmeras da Mestre Produções pilotadas pela tríade imagética: Davi Muniz, William Ifé e Pivelski.
“Gladiador do submundo esse sou eu, vivendo com amor a cada passo fé em Deus”
Quem tem prestado atenção na estética que tem sido usada por Galf AC nos seus audiovisuais, notará que as imagens estão sempre se centrando em dois elementos principais: movimento e noite. A coesão estética que transpõe as ideias e toda a essência de seus trabalhos solo, percorrem essas duas características muito latentes em seu trabalho. O MC da Belamita é um insone, dorme muito pouco e é na noite onde ele trabalha. Musicalmente, Oberyn traz esse clima perfeitamente casado com o beat do Tiago Simões, de clima soturno com uma cadência leve e um loop que nos remete a filmes de suspense… A música foi gravada, masterizada e mixada numa das madrugadas na Cremenow Studio!
Durante o dia, Galf AC trabalha, é pai, estuda programação, movimenta os corres de planejamento e as burocracias referentes ao trabalho artístico. Porém é a noite onde ele pesquisa e produz, escrevendo e gravando. Ora, o movimento é algo intrínseco nessa jornada de deslocamento pela cidade, seja nas ruas, seja nos fluxos. E certamente, a junção destes dois elementos explanam a luta que esse “Gladiador do submundo” empreende para viver e se expressar.
Neste sentido, “Oberyn” reflete visualmente a nobreza deste guerreiro que escolheu o hip-hop como missão de vida e o rap como forma primordial de expressão. Como colocado nas imagens, forçando acessos por áreas restritas, pegando a estrada perdida com a confiança que somente guerreiros nobres possuem e transformando esse movimento noturno em arte. Atualmente Galf AC possue um arsenal poucas vezes visto no rap nacional, com 2 discos e 2 EP’s lançados em menos de um ano, diversos audiovisuais e com um estoque de mais discos e audiovisuais engatilhados.
Sua recente caminhada tem produzido símbolos de uma caminhada que se reestruturou para respeitar-se como homem e artista, como um verdadeiro gladiador do submundo que através da arte e de sua religiosidade, do seu pensamento e de sua ética vai seguindo uma trilha onde:
“o presente mostrou para o futuro, que o passado seguiu em frente”
Quem tiver coragem que o siga!
-“Oberyn” é o novo videoclipe do guerreiro Galf AC
Por Danilo Cruz