Veja as 10 maiores influências do disco La Fuga segundo ninguém menos que o próprio pai da criança: o Van der Vous.
Convidamos Vitor de Matos, vocalista e guitarrista da banda Van der Vous, para fazer uma lista das bandas que influenciaram a sonoridade lombrada do seu disco de estreia: La Fuga.
O resultado foi um dos melhores discos do rock baiano dos últimos anos totalmente destrinchado.
Dá um saque:
1. The Doors
A banda The Doors é uma grande influência para o disco La Fuga, principalmente pela vocalização. Influenciado especialmente pela poesia de Jim Morrison, as improvisações e em algumas baterias que foram criadas para o disco, como a questão da bateria latina com influências da bossa-nova, claramente exposta na música Break On Through (To The Other Side).
Entre as grandes músicas do Doors que influenciou nossas composições estão The End, When the Music’s Over e People Are Strange. No nosso disco enxerga-se essa influência marcante nas músicas: What You Need, You Know, Cirque de Júlia, Back to Reality e Kiumba, single do Disco 2 do La Fuga que ainda será lançado.
2. Cream
O Cream, com as longas improvisações blueseiras e os louváveis solos de Eric Clapton, é maior influência com relação às improvisações de guitarra.
O Cream misturava a psicodelia com o blues e ao vivo transcendia os ouvintes com longas e magníficas improvisações.
3. The Beatles
Em algumas músicas percebe-se a nuance psicodélica do Beatles, principalmente na música Cirque de Júlia do nosso disco, na caída que lembra a música I Want you (She’s So Heavy).
4. Pink Floyd
O primeiro disco do Pink Floyd, The Piper At The Gates of Dawn, teve profunda influência na decisão de entrar na psicodelia de cabeça.
O disco mostra a criatividade de Syd Barrett em suas composições cósmicas e ácidas, como em Astronomy Domine. Ouvir a música I Get High do nosso disco.
5. Os Mutantes
Assim como a tropicália, os Mutantes atualmente são uma grande influência para o segundo disco da gente. As criações psicodélicas de Arnaldo, Rita e Sérgio serviram de inspiração para nossas composições.
Sem dúvida, Mágica foi uma das músicas que teve grande impacto na decisão de seguir para música psicodélica.
6. Black Sabbath
O peso do Black Sabbath é uma das nossas inspirações, não apenas nos improvisos (uma das influências do Black Sabbath é o Cream!), mas nas músicas também.
O disco Live At Last teve profunda influência na minha forma de solar e de compor algumas músicas, como em Behind The Wall Of Your Pain, que apesar de ter o nome parecido com uma música do Sabbath, é totalmente original. Algo como se o The Doors e o Sabbath tivessem tido um filho.
https://www.youtube.com/watch?v=eEnSZEr_MUk
7. Nirvana
Eu mesmo fiz a mixagem do disco e fui influenciado pela compressão utilizada no Nevermind.
Nesse sentido podemos perceber algumas influências como em Come Alone and Play, que traz uma pegada mais grunge ao nosso disco.
https://www.youtube.com/watch?v=OPYcFQxsKlQ
8. Tame Impala
Quando ouvi essa banda pela primeira vez eu pirei. Um rock psicodélico atual e ao mesmo tempo sessentista, com improvisações fodas, principalmente no disco Innerspeaker (o primeiro deles).
Já o Lonerism eu ouvi muito mas não cito como influência direta. Ouvir a música Mind Changes do nosso disco.
9 e 10. Caribou / Dungen
Citei essas duas bandas ao mesmo tempo pois cada uma teve uma pequena influência que são escutadas na música Somehow do nosso disco.
Ouça abaixo as músicas Fredag da banda sueca Dungen e Melody Day de Caribou.
Por Vitor de Matos
Para mais Van Der Vous acesse: Facebook, Twitter, Instagram, Soundcloud, Bandcamp.