Oganpazan
Destaque, Música, On The Rocks, Resenha

O rock sem firulas de Evandro Lisboa

Lançado em julho de 2019, IV, último álbum do guitarrista baiano Evandro Lisboa expressa de forma simples e direta uma sonoridade roqueira livre de recursos técnicos excessivos.

Evandro Lisboa trafega pelas tortuosas estradas da música há muitas décadas, usando da sensibilidade artística, talvez inata, para compor suas músicas e elaborar riffs que imprimam energia às suas composições. Seu interesse pela guitarra o levou ao estudo técnico do instrumento, rendendo-lhe um vocabulário musical extenso e variado, permitindo arranjar de maneira consciente e minuciosa cada uma de suas músicas. 

Em IV, lançado em julho de 2019, trabalho precedido pelos álbuns Cultura In Útil (2000), Surpresas (2004) e Sangue, Suor e Rock (2010) explora toda potencialidade e recursos sonoros da guitarra, sem recorrer a floreios excessivos, tipo de artifício usado por instrumentistas munidos de muita técnica, porém carentes de sensibilidade e inspiração. Desse modo IV adquire um caráter direto, livre de solos e riffs procrastinadores, responsáveis por gerar tédio ou mesmo ansiedade pelo seu término nos ouvintes, a depender do humor de cada um.

Evandro segue fazendo seu rock da cidade onde nasceu, Santa Maria da Vitória, simpática e pacata cidade situada no Oeste baiano. Seu fluxo de criação segue o ritmo da vida em sua cidade, sem pressa, livre da agonizante e opressora dinâmica imediatista que rege o fluxo das relações pessoais e profissionais dos grandes centros urbanos. Basta olhar a cronologia de lançamentos de seus álbuns e notar o grande intervalo de tempos entre um lançamento e outro. 

Tal característica revela apuro ao compor, encontrar as melhores formas de expressar as novas ideias musicais, os novos sentimentos, as novas questões surgidas durante as novas vivências. O tempo de maturação da obra, deve seguir o seu curso natural, livre de pressões externas ávidas por resultados. O quarto álbum de Evandro Lisboa percorreu seu fluxo natural até chegar a nossos ouvidos, daí seu caráter sedutor. 

Alcançado o fim desse processo de amadurecimento do álbum, deu-se início ao processo de gravação realizado entre os anos de 2018 e 2019 no home studio do próprio guitarrista, lá mesmo, em Santa Maria da Vitória. Além da guitarra, Evandro gravou os vocais. Baixo e bateria foram utilizados através de programações de midi. Nas faixas 1, 2, 3 e 4 as programações da batera ficaram por conta de Cássio, que também programou as linhas de baixo nas faixas 3 e 4. 

Seu companheiro de Guerra Fria, Tony Lopes (Reverendo T.) marcou presença através das letras de Acelerar, música que abre o álbum, além de O Inimigo Inspiração, letras  em que compartilha a autoria com Evandro. A foto da capa saiu do clic de Rosa Tunes, enquanto o projeto gráfico ficou por conta do Leo. Wilson Santana ficou responsável pela diagramação da contra capa e rótulo.

O lançamento de mais esse petardo do rock baiano foi realizado pelo triunvirato de selos independentes mais ativo das paragens baianas, o Trinca de Selos, composto pelo Brechó Discos, Bigbross Records São Rock Discos.

Para conferir o som de IV do guitarrista Evandro Lisboa, basta clicar aqui e ser direcionado para o Bandcamp da Trinca de Selos.

Ou escute abaixo

Matérias Relacionadas

Gainsbourg e Bardot: o legado de Bonnie & Clyde

Bruno Sampaio
6 anos ago

5 discos para escutar com seu gatuno

Guilherme Espir
2 anos ago

Don L e o caminho singular: Quando o Hip Hop Ensina

Danilo
6 anos ago
Sair da versão mobile