Oganpazan
Destaque, Música, Notícias

Numb, Lukas Kintê, Yan Cloud, Baco Exu do Blues: Xamegosongs

Numb, Lukas Kintê, Yan Cloud, Baco Exu do Blues lançaram singles audiovisuais emulando o tema amor, o que em baianês pode ser: Xamegosongs!!

 

Para variar, os lançamentos da cena rap BA não param, o ano começa com força total e como sempre as vertentes são bastante diversas entre si. Indo do gangsta ao underground, beatapes, produções audiovisuais, ep’s Lo-fi, enfim, uma riqueza que consegue ultrapassar as bobagens e tretinhas de internet. Nós que estávamos em férias forçadas por falta de material básico de trabalho, seguimos atentos aos lançamentos e nessa última semana descobrimos um interessante fio condutor entre lançamentos distintos.

O fio condutor que nos servirá de retorno aos trabalhos não poderia ser mais delicioso: Amor, aquele afeto que é desde o início dos tempos, matéria importantíssima para a produção artística em geral e poética em particular. Artistas díspares, abordagens diferentes, produções audiovisuais de alto nível, para louvar as nossas pretas ou para perceber a falta que ela nos faz. Elegias de um cotidiano que parece sempre brilhante aos olhos que iluminam os atos, gestos e visões mais ordinárias. O amor como força vital aqui é todo Preto e o poeta já tinha nos avisado que o preto é a união de todas as cores. Por isso mesmo, as produções audiovisuais são o destaque, seja pela beleza dos atores, seja pela excelência dos roteiros, mas sobretudo pela auto valorização que transpiram.

Em tempos onde a representatividade negra vai aos poucos ganhando espaço em Hollywood e acompanhamos a felicidade dos pretos e pretas em Diáspora reconhecendo-se nas telonas. É importante reforçarmos e apoiarmos cada vez mais produções que falem dos nossos, que falem de nós e dos nossos sentimentos, com nossa estética, com posições politicas e éticas ricas de sentido e possibilidade.Trazemos aqui 4 excelentes exemplos de representatividade do amor preto em imagens movimento, produzidos pelo rap baiano.

https://www.youtube.com/watch?v=JHGAWgayDDk&feature=youtu.be

Ousadia e bom gosto estão aqui presentes nesse videoclipe com a missão de mostrar que há possibilidade sim de pretos e pretas estarem no convívio intimo se admirando e expressando o seu amor de modo inequívoco. Produção linda do Selo Maximus, um coletivo que tem colocado na rua produtos de primeiríssima linha, sejam nos singles do Victor Haggar que aqui assina a produção musical, ou no audiovisuais do próprio Numb, que já tinha vindo com o muito combativo Dual #Deusepretx. O roteiro e as câmeras ficam por conta dela que é tão bonita quanto polivalente e talentosa: Nai Sena.

Com uma letra que produz junto ao áudio visual aquela vontade de estar com a pretinha do lado, de cozinhar pra ela e namorar gostoso, Só Você (part. Danfacto) é um bonito jogo entre vida pública e privada dos dois atores: a Dj Nai Sena e o rapper Numb que atua junto a sua companheira.

Depois de ter participado de dois excelentes cyphers em 2017, os impactantes Nordeste Sem Lei e Vida Real, Lukas Kintê (Fraternidade Maus Elementos) lança um bonito “Xamegosong” no formato videoclipe. Contando com a direção de Marcelo Ferreira e com roteiro do próprio Kintê, as imagens resgatam o incomum de um amor como promessa de felicidade. Aliando a qualidade de suas rimas a imagens muito bem capturadas na orla de Salvador. Um roteiro que começa com um passeio pelo Alto da Sereia na linda praia da Ondina, passa pelo rolê na night do Red River e fecha com o despertar de uma história de amor daquelas que queremos sempre ver funcionando, na manhã seguinte. Ideias musicais e visuais bem coerentes e elaboradas, para dar sua parcela de contribuição estética e politica ao amor preto. 

Músico que apesar de jovem já tem um tempo de estrada na cena do rap BA, Lukas Kintê segue sempre entregando produtos de qualidade. embaralhando sempre um estilo gangsta real em seus raps com referências da luta negra bem certeiras em suas letras. Aqui, ele nos mostra que os brutos também amam e muitas vezes projetam uma história de amor bem sucedida.

https://www.youtube.com/watch?v=pjqYVsjF774

Vindo do lançamento do bem sucedido Ep Alívio(2017), Yan Cloud parte para diversificar os temas da sua arte e o amor de sua preta é o combustível para tal. Muitos falam mal sobre os novos atores do rap nacional, mas nos impressiona a clareza das ideias e a força da postura ética e artística desse jovem. 

Com o beat do onipresente Dactes, Matéria Prima é um exercício de reflexão sobre o equilíbrio necessário para manter carreira e relacionamento. A falta de tempo para a vida a dois, o assedio das fãs, as correrias do dia a dia que podem fazer a construção de uma parceria afetiva afundar, são alguns dos temas tratados pela música. E o excelente clipe com direção de Ramires AX, ilustra muito bem essas dificuldades em suas imagens, os encontros e desencontros e a matemática necessária pra manter viva essa matéria prima da arte e da vida: Amor. 

A exceção que confirma a regra é a Sinfonia do Adeus (Prod. Bolin) do rapper baiano Baco Exu do Blues e é o último lançamento do Rap BA sobre o tema. Vindo do imenso sucesso nacional proporcionado pelo seu disco de estreia ESÚ(2017), Baco começou o ano soltando o single Facção Carinhosa(2018), também muito bem recebido. Exercício difícil daqui por diante, pois, é manter o nível e nesse segundo single lançado, ele permanece apresentando material com muita qualidade. 

Com a direção do próprio Diogo Moncorvo (Baco) e Dario Vetere, num único plano sem cortes, onde vemos três atores, o homem parado enquanto as duas atrizes se revezam entre abraços e saídas de plano. Um excelente comentário sobre a falência das relações a partir do lugar de fala do homem que reflete sobre seus próprios erros. A imaturidade masculina, o uso do seu poder inerente numa sociedade como a nossa, onde não demonstrar afeto, carinho e outros cuidados necessários para manter o amor se tornam demonstrações de força e afirmação da nossa identidade, são muito bem evidenciados na letra da canção. 

O amor e a falência dele está no ar no Rap ba, valorizem uma cena que precisa de carinho e atenção para se manter e crescer, no mais que seja eterno enquanto dure.

Matérias Relacionadas

Earthless X Heavy Blanket na névoa de In A Dutch Haze

Guilherme Espir
1 ano ago

Crust or die apresenta: Warm Up Festival Big Bands – Eskröta

Carlim
5 anos ago

Aerococa Greatest Hits – Uma Trilha Sonora Alucinante

Carlim
5 anos ago
Sair da versão mobile