NSC (Neurônios SubConsciente) – ZAPENDÊNCIA Videoclipe

NSC (Neurônios SubConsciente) lançou mais um clipe foda com a produção da Sem Diploma Records, bonito e cheio de criticas a contemporaneidade

Nsc - Z A P E N D E N C I A (REMIX) (Videoclipe Oficial).mp4_snapshot_01.29_[2017.07.09_17.39.56]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com uma produção maneiríssima da turma do Sem Diploma Records, que vem produzindo conteúdo audiovisual de altíssima qualidade de diversos artistas desse nordestão, NSC (Neurônios SubConsciente) Alex, Carol Mc e Dj MV lançaram mais uma música. Sempre muito bem agenciados pela produtora A Banca do Gordão o grupo não para de lançar e segue em shows por toda a região. Com uma fotografia bonita, edição muito bem feita, cenas engraçadas e bem pensadas, o clipe ilustra bem a composição do Alex do NSC.

Num trap pesado, o mano alagoano rima com muito humor sobre um problema sério, que nos afeta sem distinção de classe e raça. A escravidão diante das novas tecnologias, problema extremamente sério que ganhou bastante destaque popular após a série inglesa Black Mirror, hoje disponível na Netflix. O que incitou e incita vários debates sobre o papel da tecnologia hoje e o que vem se desenhando como futuro. Do controle político à opressão e exclusão, dos problemas psicológicos à incomunicabilidade dos nossos sentimentos, a tecnologia coloca hoje uma série de questões. E é sob essa perspectiva que Alex rima utilizando como exemplo dessa problemática o famoso aplicativo Whatsapp e a necessidade de um celular de ultima geração.

Em qualquer contexto, social e político essas questões já são um problema, porém dentro das nossas favelas o problema se dobra às outras necessidades que ainda não foram supridas. Por aqui é mais dificil conseguir um celular de última geração, ainda não aprendemos a usar a tecnologia e a internet em suas possibilidades, no entanto, já estamos em alta na Zapendência!

O público do rap tem a mesma possibilidade de ser estúpido, tanto quanto o de qualquer outro estilo musical. E é inacreditável ver o grupo ser acusado de rap modinha por tratar de um assunto de extrema pertinência na contemporaneidade. Talvez tais criticas façam parte exatamente do diagnóstico feito por Alex na música: “Zumbis com internet, êh felicidade.”. É fruto da ignorância esquecer ou não saber que os problemas da favela são diversos, e não apenas o tráfico e a policia, o racismo e a exclusão social.

Falávamos a pouco do quanto apreciávamos o trampo do NSC por estarem sempre buscando diversidade nos temas tratados. E aqui temos mais um excelente exemplo dessa busca por parte desse que é um dos grupos mais interessantes do nosso Nordeste. Em Zapendencia, Alex ainda utiliza um tom meio satírico, algo que fica muito claro no clipe. Ao mostra em letra e vídeo o ridículo de certas posturas do viciado em whatsapp.

Na contramão dos problemas de comunicação que as novas tecnologias viriam pra sanar, Alex tem uma capacidade de traduzir assuntos complexos para uma linguagem simples e direta. Em tempos onde a disputa da lírica mais complicada, as referências mais acadêmicas e cool vem se tornando regra, O NSC é um sopro de objetividade e simplicidade.

Não que tenhamos nada contra ao complexo, e exatamente por apreciar esse tipo de composição, que curtimos por demais o NSC. Afinal, o complexo e o simples não precisam ser categorias para torcermos contra ou a favor. Não é necessário muito conhecimento da nossa música para vermos que Tim Maia não era um compositor complexo como Chico Buarque, e que a qualidade de um não anula a do outro. Da mesma forma que Patativa do Assaré não é menos poeta que Carlos Drummond de Andrade. Enfim, escutem atentamente o trampo desse manos, real rap hip hop nordestino!

Articles You Might Like

Share This Article