Gigito tira uma onda com essa roqueirada que corre atrás da fórmula mágica pra se tornar um rock star.
Antes de mais nada quero dizer que Gigito é o músico mais criativo da atual cena musical baiana. Gigito não domina apenas seu instrumento, o banjo, não possui apenas um método de composição que lhe garante um estilo próprio. Fosse só isso já seria coisa pra caralho. Mas Gigito vai além.
Contudo, se ele não tem o domínio sob o audiovisual, certo é que ele o usa de uma forma muito segura. Basta acessar o canal do músico no Youtube para constatar os excelentes resultados. Embora em termos musicais o som de Gigito seja o bluesgrass, aliás, um “bluesgrass desapegado”, como ele mesmo define, o seu modo de fazer as coisas é ao estilo punk.
Desse modo, todo processo que vai da composição, passando pela gravação, produção, tanto das músicas rola o auxílio de Daniel Iannini (baixo) e seu irmão Arthur Rios (bateria). Não faltam bandas por aí que fazem punk rock. Porém, assumem posturas que estão muito mais de acordo com o tipo de roqueiro que Gigito tira sarro no clipe da sua mais nova música, Banda de Roque.
Antes de mais nada quero chamar atenção para organicidade entre som e imagem do clipe. Tudo se encaixa muito bem graças ao roteiro desenvolvido com habilidade por Gigito. Desse modo entra aí outro traço característico do estilo artístico de Gigito, o humor. Humor que nas letras aparece de modo natural. Portanto, trata-se de um humor que surge de forma espontânea, sem fazer estardalhaço ou chamar atenção de forma grotesca.
Banda de Roque satiriza a figura do roqueiro pré moldado. O exemplo da vida real que melhor ilustra essa crítica humorística feita por Gigito é o jovem piru jornalístico do Bozo. O queridinho da ala reacionária terraplanista do boslsonarismo. Ninguém menos do que o jornalista free style e ex aspirante a rock star Caio de Arruda Miranda. Atualmente conhecido pelo nome artístico adotados nos tempos de roqueiro de playground. Estou falando do Caio Coppola.
Caso estivesse valendo uma grana, apostaria que Gigito compôs a música e produziu o clipe tendo o Caio Mirando como inspiração! Vejam só a justificativa do rapaz pra adotar o famoso sobrenome como seu nome artístico. Segundo nosso roqueiro de condomínio da Vila Mariana, seria estranho um rock star que tivesse seu nome de batismo.
Porque Miranda em inglês é nome próprio feminino. Mostrando que já era bolsonarista muito antes disso virar moda. Mesmo sendo brasileiro estava mesmo preocupado como seu nome soaria em inglês. Sem falar da alto estima da porra ao pensar em seu nome artístico já esperando o sucesso internacional da sua banda.
Cita os nomes de seus ídolos Dave Grohl, Alex Turner e Noel Gallagher como exemplo de nomes sonoros e fortes pra um roqueiro (veja esse momento vexatório aqui). Se você não sabia, o Caio de Arruda Miranda tentou ser roqueiro, fundou uma banda chamada Mirandous. Pra alguém preocupado com a sonoridade do próprio nome em inglês, escolher este nome pra sua banda não parece estar de acordo com seus critérios pra batizar coisas. O cara gastou uma grana pra fazer esse clipe aqui. Deu pra ver que se trata de um cospobre do Oasis.
Desse modo, podemos ver que o Caio Miranda tentou seguir uma receita pra virar roqueiro. Contudo, o máximo que conseguiu nessa área foi passar quase tanta vergonha quanto ele passa tentando debater com pessoas que não são terraplanistas do jornalismo político como ele.
Todo mundo conhece um figura que lembra o Caio de Arruda Miranda. A sátira de Gigito se volta praquele sujeito preso às coletâneas de rock. Aquelas que trazem os hits das bandas do que se convencionou chamar de classic rock. Em outras palavras, aquela figura de personalidade e gostos musicais previsíveis, que vê no rock uma forma de realizar seus desejos de ser reconhecido como uma pessoa especial. E quem sabe role um empurrãozinho dos deuses do rock. Dessa forma já rola ser venerado por um rebanho de fans.
Para tanto busca mimetizar a aparência, os comportamento e até a personalidade do que no imaginário popular se consolidou como sendo a figura do roqueiro. Vejam o caso do nosso querido Caio de Arruda Miranda. Ele é fan do Oasis. Venera o Noel Gallagher. Além do mais, uma de suas principais referências é a banda britânica. Sendo a figura patética que é, mimetiza mau a banda de seu ídolo Noel Gallagher. Torna-se uma caricatura dela, que já é uma caricatura da banda a qual o Noel Gallagher, por sua vez, é fan, os Beatles.
Portanto, os Mirandous conseguem ser patéticos em níveis estratosféricos. Nisso o Caio merece nossos parabéns. Sendo assim, o clipe de Gigito é um importante alerta para você que está pensando em se tornar uma estrela do rock. Certamente é uma fase própria da sua condição de adolescente ou da sua condição de quarentão que está passando pela crise da meia idade.
Porém, o aviso está dado. Os exemplos foram mostrados. Estão cientes do que fatalmente acontecerá com vocês durante esse lapso temporal que durar sua crise. Seja ela da adolescência ou da meia idade. Bom, ninguém vai descordar que o rock star da meia idade é ainda mais patético. Dá pra passar um pano pro rock star teen. Afinal, a fase que Jesus escolheu pra gente passar vergonha sem preocupações é a adolescência.
Em síntese, tem alguma coisa mais triste e deprimente que um tiozão de bandana preta na cabeça, óculos escuro aviador e uma daquelas camisas que usa o rótulo do Jack Daniel´s pra simular estampa de banda?! Bom, pensando bem até tem. Quando ele compra uma pseudo chopper da Kasinski, que é uma caricatura dos modelos da Harley Davidson, e entra prum moto clube.
Geralmente a banda escolhida por esses figuras pra ouvir é o AC DC. Botam o Back In Black no modo repeat ad eternum e haja highway to hell!! Esses caras mostram que não há limites pra se passar vergonha. Máximo respeito!!
Portanto, evitem ser um Caio de Arruda Miranda ou aquele seu tiozão roqueiro de meia idade que acha que o rock morreu no final dos anos 70. Ao invés de perder seu tempo passando vergonha tentando ser o próximo Axel Rose, já vai se preparando pro próximo concurso do Banco do Brasil.
Uma vez que o destino de todo aspirante a rock star pré moldado é ser bancário. Desculpem, mas pode ser pior. O destino pode ser se tornar o queridinho da direita terraplanista brasileira, saco de pancada de analistas políticos de verdade, e piru de um presidente que por sua vez é piru de outro presidente.
Outras matérias sobre Gigito no Oganpazan:
GIGITO LANÇA CLIPE DE VIRA LATA DA C. G.
Related posts
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
* CONTEÚDO EXCLUSIVO. DIRETO NA SUA CAIXA DE ENTRADA.
No ar!
O groove é a fonte da juventude no som de Marcos Valle
O tempo segue seu curso, mas no seu fluxo, Marcos Valle continua atualizando sua fórmula de grooves. Conquistar a longevidade…
A rara sensibilidade da Disaster Cities
A Disaster Cities acaba de lançar um novo EP em meio a pandemia. Sai o Sludge para a entrada do…
kolx & Keith ou Uma Mixtape fora do tempo do rap nacional!
kolx & Keith ou Uma Mixtape fora do tempo do rap nacional! Tipos de Rochas e Minerais não vai ser…
nILL e a potência da criação de mundos em Goodsmell Vol.2
nILL e a potência da criação de mundos em Goodsmell Vol.2 (2020). MC e produtor da banca Soundfood Gang, segue…
BOLODOIDO ENTREVISTA: DONJORGE, MTV SALVADOR.
A coluna Bolodoido traz um pouco da história da MTV Salvador na entrevista feita por Dudu com Donjorge, que por…
A cantora Bella Kahun lança o primeiro single do disco Crua: “Sorte”
A cantora Bella Kahun lança o primeiro single do disco Crua: “Sorte”. Em um videoclipe deslumbrante, a jovem artista segue…
“Não pise na grama que a terra é santa”; Marcola Bituca fala sobre sua trajetória e próximos passos
“Não pise na grama que a terra é santa”; Marcola Bituca fala sobre sua trajetória e próximos passos após lançamento…
Marcos Valle e Jazz Is Dead: no laboratório de Adrian Younge e Ali Shaheed
Marcos Valle e Jazz Is Dead: no laboratório de Adrian Younge e Ali Shaheed. Uma entrevista para conhecer melhor essa…