Cinco dicas para planejar o lançamento de um single, nossa colunista Laísa Gabriela – jornalista e assessora – deu o papo!
Neste segundo material, pós live, decidi falar sobre planejamento estratégico e explicar a sua importância. Deixo escurecido que é um conteúdo voltado para artistas independentes, especificamente para rappers, com o intuito de fazê-los despertar o lado profissional e colocar em prática o que é ensinado aqui. Com essas dicas, acredito que você será capaz de começar a planejar seu próximo lançamento.
Fazer o planejamento é pensar e traçar o que você quer alcançar, qual o seu objetivo. No planejamento estratégico, você define cada passo que vai dar antes, durante e depois do lançamento. Implementa todas as ações que trarão retorno e organiza essas ideias para atingir o que for determinado.
Frequentemente, sou procurada por pessoas que já lançaram seus trabalhos há algum tempo, entre três semanas e dois meses, mas, ainda sim, com expectativa de ver divulgação desse material na mídia. Semana passada tive duas procuras de artistas que lançaram há mais ou menos um mês. Instrui ambos, expliquei o motivo de não ser recomendado fazer distribuição de release muito tempo após lançamento e enfatizei a importância do planejamento, antes mesmo do processo de construção de qualquer material.
O planejamento é a coluna do que está prestes a nascer, ao meu ver. Você deve estar se questionando: “Como devo começar?”. Volte ao primeiro parágrafo deste texto, se questione, pense no que quer realizar e como fazer.
1- Defina seu objetivo
Vá direto ao ponto, trace o objetivo, o motivo e o que deseja a partir dele. Pense de que forma vai fazer isso. Vamos supor, você escreveu uma música sobre relacionamento amoroso. O que difere sua música dos milhares de lançamentos, voltados ao dia dos namorados? Qual o objetivo desse lançamento? Crie um arquivo no Word e uma planilha no Excel para conseguir organizar esse material que você está construindo. Estipule prazos para tudo.
2- Têm mais detalhes do que você imagina
Já tem o single em mãos? De quem é o beat? Onde vai gravar? Quem vai produzir? Quando vai gravar? Tem participação? Quanto tempo vai durar do início, até o fim de todo o processo? (Expectativa). Quanto tem para investir em todo o projeto? Ex: R$ 1000 para investimento. Desses mil, R$ 300 será para gravação, R$ 300 para quem vai escrever o release e assim sucessivamente. E o registro da música, vai ser por onde? Como ficou a divisão dos royaltys? Vai distribuir por onde? Qual sua ideia para a capa do single e quem vai fazer?
3- Pense no seu público
Como e qual é esse público? A maioria é de homens, mulheres? Qual a idade? De onde são? O que e como fazer para alcançá-los? Quem são as pessoas que mais se aproximam do seu trabalho, no caso, artistas e tipos de público, de onde vem seu apoio?
4- Pense no impacto
Qual será o impacto desse lançamento na sua carreira? Qual a estratégia de comunicação que será utilizada para alcançar o que você quer (lembre-se da assessoria de imprensa). Como colocar essa estratégia em prática? Onde este material será divulgado? Como irá organizar suas redes sociais para o lançamento? Qual o tipo de conteúdo pretende produzir para atingir o que você quer?
5- Não esqueça de focar no retorno
O que espera? Defina a linha do tempo com suas perspectivas do início ao fim do processo, não esqueça de marcar o que ocorreu ou não. Faça com que o retorno seja benéfico, faça mais de um plano. Se o plano A der errado, você tem outra alternativa.
Reitero que este é um material básico. Os exemplos aqui dados são a ponta do iceberg e foram utilizados para nortear quem está começando. Organize o que vai fazer, defina data limite de tudo, principalmente, do dia do lançamento, com base noconteúdo que você projetou.
Abaixo, deixo como sugestão o texto de Beatriz Almeida, jornalista e colaboradora do site Rap 071, sobre como rappers podem planejar a própria carreira e alguns perfis (Twitter e Instagram) para que você consiga abrir ainda mais a mente sobre as questões abordadas aqui.
“Aprenda a se planejar para uma carreira no hip-hop”. link
Ray é especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais e faz planejamento estratégico para artistas pretas. Em seu perfil, ela tem compartilhado diversas dicas de produção, ferramentas e análises.
Perfil destinado a te mostrar o outro lado da música. As meninas responsáveis por esse projeto (Wynne Carvalho, Jéssica Nunes, Ju Marinho, Ludmila Lima e Madu Abreu) falam sobre ferramentas, questões burocráticas, fazem análises de lançamentos. Para quem é independente e não tem noção do que é um ISRC, por exemplo, vale acompanhar e tirar todas as duvidas sobre essas questões.
Criado por Ísis Almeida, o projeto ensina como organizar a vida pessoal, com dicas de como fazer planejamento mensal, semanal, fala sobre rotina, entre outras coisas. Não pense que isso não tem “nada a ver” com as questões profissionais, tem e muito. Se você consegue organizar sua vida pessoal, sem duvidas, vai conseguir aplicar na sua vida artística.
Como sabem, sou jornalista e assessora de imprensa e presto consultoria para artistas independentes, auxiliando-os a organizar os próximos lançamentos. Desde o planejamento, até a distribuição e o pós lançamento, disponibilizo um material bem completo e elaborado, especialmente para quem faz essa consultoria. Para mais detalhes, entre em contato por e-mail: laisagabriela@gmail.com.
E fique atento, no próximo texto darei dicas de como fazer um bom release. Até breve!
-Cinco dicas para planejar o lançamento de um single
Por Laísa Gabriela
Texto originalmente publicado no medium da autora
Related posts
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
* CONTEÚDO EXCLUSIVO. DIRETO NA SUA CAIXA DE ENTRADA.
No ar!
O groove é a fonte da juventude no som de Marcos Valle
O tempo segue seu curso, mas no seu fluxo, Marcos Valle continua atualizando sua fórmula de grooves. Conquistar a longevidade…
A rara sensibilidade da Disaster Cities
A Disaster Cities acaba de lançar um novo EP em meio a pandemia. Sai o Sludge para a entrada do…
kolx & Keith ou Uma Mixtape fora do tempo do rap nacional!
kolx & Keith ou Uma Mixtape fora do tempo do rap nacional! Tipos de Rochas e Minerais não vai ser…
nILL e a potência da criação de mundos em Goodsmell Vol.2
nILL e a potência da criação de mundos em Goodsmell Vol.2 (2020). MC e produtor da banca Soundfood Gang, segue…
BOLODOIDO ENTREVISTA: DONJORGE, MTV SALVADOR.
A coluna Bolodoido traz um pouco da história da MTV Salvador na entrevista feita por Dudu com Donjorge, que por…
A cantora Bella Kahun lança o primeiro single do disco Crua: “Sorte”
A cantora Bella Kahun lança o primeiro single do disco Crua: “Sorte”. Em um videoclipe deslumbrante, a jovem artista segue…
“Não pise na grama que a terra é santa”; Marcola Bituca fala sobre sua trajetória e próximos passos
“Não pise na grama que a terra é santa”; Marcola Bituca fala sobre sua trajetória e próximos passos após lançamento…
Marcos Valle e Jazz Is Dead: no laboratório de Adrian Younge e Ali Shaheed
Marcos Valle e Jazz Is Dead: no laboratório de Adrian Younge e Ali Shaheed. Uma entrevista para conhecer melhor essa…