Cadastre-se agora!

* Você receberá as últimas notícias e atualizaçõesYou will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Últimas
27 nov 2024




Blog Post

Depois de curta, Vento se faz Ep
Destaque

Depois de curta, Vento se faz Ep 

A Bagum lançou hoje o Ep Vento, que há uma semana atrás nos era apresentado como um curta metragem. 

Há exatamente uma semana a Bagum lançou o curta metragem Vento, uma peça audiovisual que se serve das faixas componentes do Ep de mesmo nome. Trata-se do quarto lançamento da banda ao longo de quatro anos de atividade. A parceria estabelecida com o produtor paulista Diego Santos, constituiu a base sonora de Vento.

Assim, o trio baiano incrementou seu jazz de pegada minimalista com elementos eletrônicos. Esse tempero paulista trazido por Diego levou à construção de matizes sonoras esfumaçadas, constituindo uma ambiência suavizada e intimista.

A trama  sonora envolvendo baixo, bateria e guitarra aos beats eletrônicos propiciou elaboração de um clima instável, mas agradável, resultando em ondulações perceptivas quanto ao som, uma espécie de variação de intensidade dos sons. Perceptivamente, temos a sensação de mergulho em uma realidade onírica, bate aquela brisa suave dos pegas no beck, que entorpece e aos poucos vai relaxando o corpo.

Os fios urdidos por Bagum e Diego, cujo resultado são as faixas Rito de Passagem, Quintal Grauçá, constituem características peculiares, encontradas numa vertente jazzística ainda pouco conhecida no Brasil, o atmospheric jazz. 

Na verdade essa atmosfera formada a partir da audição do Ep, traduz a vivência da banda nos diferentes ambientes naturais da ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos os Santos. A conexão entre a música e as paisagens naturais da ilha se mostra em todos os seus contornos.

Vento é mais um registro que mostra o interesse da banda por experimentações, em manter-se em constante processo de mudança, sempre escapando de um formato definitivo para sua música. A imagem do vento se apresenta como metáfora perfeita do que é a identidade sonora da Bagum. Esta, uma transformação constante perpetrada pela criatividade efervescente da banda, sempre alterando os elementos sonoros, levando-os de um lado para o outro, agindo como o vento, que faz com os grãos de areia sejam jogados para diferentes direções, sempre alterando a paisagem por ela formada. 

Gravação: Tiago Simões (Cremenow Studios), Diego Santos, Bagum

Mixagem, Masterização: Diego Santos

Produção: Diego Santos, Bagum

Capa: Milena Abreu e Vic Zacconi

Curta-Metragem: Milena Abreu e Alan dos Anjos

Fotos: Milena Abreu

-Depois de curta, Vento se faz Ep

Por Carlim

 

 

 

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *