Oganpazan
Artigos

Underismo Coffe Coffe (2020) um combo desenfreado

Underismo Coffe Coffe (2020) umcombo desenfreado abre os trabalhos em 2020 com um single naquela pegada própria deles: liricismo underground

O coletivo baiano Underismo lançou hoje o primeiro trabalho do ano com um potente single: Coffe Coffe (2020), atualmente formado por deusNobRuxo, kolx, alfA, Jovem Senpa, Ares e DJ Moura, os meninos seguem num caminho muito bonito. Belo porque mantém a linha quem vem conquistou um público fiel pelas ruas de Salvador e que caminha a passos largos para alcançar mais e mais público em outras paragens.

Tendo sido cada vez mais convidados por grandes nomes do cenário nacional a passar por Salcity, o coletivo Underismo tem caminhando com muita tranquilidade e profissionalismo por esse caminho que vai se abrindo aos poucos. Tendo subido ao palco recentemente em participações nos shows da Luedji Luna e Lazzo Matumbi, são esses meninos bons que vão abrir o show do grande mestre Black Alien amanhã, no Trapiche, em Salvador. Tiveram também um carnaval agitado, participando do mais antigo bloco de rap do Brasil, o Bloco Nova Saga.

O novo single, apresenta a atual formação cada vez mais azeitada, e ao mesmo reafirmando a extrema capacidade de produzir singles. Aliás, para quem já experenciou algum baile da Under, ou presenciou a Under em algum baile, sabe o quanto todas suas músicas são cantadas a plenos pulmões pela plateia. Coffe Gang chega num beat mega pesado do produtor internacional Bronco Busta e tem a mix/master do mestre Dactes (NaCalada Rec.). É sob essa cama sonora que alfA, Jovem Senpa e o monstro DJ Moura rimam naquele modelo: Liricismo Underground daquele jeitão!

O fato mais uma vez é que os manos seguem produzindo um dos sons mais originais da cena nacional de rap, eles são under no nome, na visão de mundo, na estética consequentemente. E estão trabalhando a milhão, buscando com muita honestidade virar seus corres, sem precisar se curvar a qualquer moda. Depois dos EP R3$idu0$ (2018) e da DemoTape (2018), e do single super estourado Pretx Chave (2019), os caras soltaram um trabalho audiovisual raro, produção do maninho torajjjosu : o primeiro DVD UNDER (2019). Somente produções finas saem do forno dessa rapaziada! E na luta pelos sonhos eles permanecem muito bem acordados, seja nas visões que conservam, mas também com um forno recheado de lançamentos para o ano de 2020. Quem também está acordo verá!

alfA abre a faixa cheio de ódio mais sujo e pegajoso que o seu vômito do litrão de ontem, e aproveita a viagem pra soltar um jeb  para Diomedes Chinaski: “Jovem Aprendiz é o Caralho”. Dada a quantidade de MC’s presentes nos trabalhos da Underismo é um tanto dificil individualizar as qualidades de cada um, mas na medida em que o trabalho avança, vamos percebendo as singularidades de cada membro. O Jovem Senpa é o elemento de ligação entre a parte de alfA e o refrão representando os mais palosos! 

Desde o o primeiro EP quem está ligado, percebeu que além de comandar as quadradas do coletivo, o DJ Moura é também responsavel por rimas, e aqui ele apavora como antes. Suas linhas evidenciam a vivência pelas ruas reais de Salcity, ao mesmo tempo em que exalta o companheirismo de sua preta. “Cheiro Mole não se envolve”. A utilização das vozes é nesse single é um atrativo a mais, assim como na colocação das ad libs. A produção visual do single traz a assinatura do jovem mago torajjjosu, sempre apresentando um correspondente adequando às ideias musicais do coletivo!

É isso, esses hype Chupa, 888! 

– Underismo Coffe Coffe (2020) um”combo desenfreado”

Por Danilo Cruz

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts

Marcola Bituca e a fé inabalável badalando os “Sinos de São José”

admin_oganpazan
4 anos ago

Bagum ventando em imagem e som

admin_oganpazan
4 anos ago

Notas do Underground em 6 EP’s do rap nacional (2020)

admin_oganpazan
5 anos ago