Oganpazan
Notícias, Sem categoria

Novo clipe do Iron Maiden revive a época dos fliperamas.

“SPEED OF LIGHT” é a música do novo clipe do Iron Maiden que faz homenagem aos jogos de vídeo game. 

A palavra fliperama não significa nada para as novas gerações, mas para quem cresceu durante os anos 80 e 90 do século XX, muitas horas foram consumidas diante de uma máquina de fliperama (arcade nos EUA). Lembro perfeitamente de acordar bem cedo para ir ao bar em frente a escola onde estudava para jogar CRIME antes do sinal para o início das aulas. Adolescentes se acumulavam diante do monitor para assistir quem tinha a vez de jogar, dar palpites, ensinar “manhas” para abater os adversários e assim transcorria o tempo. Pela tarde cada qual dava o jeito de levantar a grana pra ir ao fliperama (lugar que reúne inúmeras máquinas de jogos eletrônicos) e jogar os games que faziam sucesso na época. O lugar onde funcionava o fliperama da minha cidade, Ponte Nova, foi substituído por um sacolão que deixa muito marmanjo nostálgico quando vai até lá fazer a feira da semana. 

O clipe de “Speed of Light”, música que fará parte de Book of Souls, novo álbum de estúdio do Iron Maiden, resgata os primórdios dos jogos de video game e todo esse contexto particular ao universo dos fliperamas. No clipe Eddie, o famoso mascote da banda, vai até um fliperama onde é sugado para dentro de uma das máquinas. Inicia-se uma viagem pelos muitos jogos que fizeram a cabeça de fanáticos por video-game geração após geração. Jogos de aventura em terceira pessoa como Donkey Kong, Robocop vs Terminator, passando pelo brutal jogo de luta Mortal Kombat até os jogos de guerra e estratégia como Call of Duty e Mainecraft, febre entre os gamers do século XXI. Atenção às referências aos álbuns do Iron Maiden ao longo do clipe. Aparecem cenários inspirados nas capas de Powerslave de 1984 e Somewhere in Time de 1986. Contudo a referência mais clara é na homenagem ao Mortal Kombat, quando Eddie luta contra o Diabo tendo ao fundo cenário inspirado na capa de The Number of the Beast de 1982, álbum que marca a estréia de Bruce Dickinson nos vocais do Iron. 

Tendo Speed of Light como parâmetro, a expectativa em torno de Book of Souls não é grande, sugere se tratar apenas de mais do mesmo em termos musicais. O novo álbum da banda será duplo, 11 faixas compõe o disco que terá 92 minutos de duração. Para os que sentem falta de novidade haverá uma, que aliás, será uma novidade não apenas em Book of Souls mas de toda carreira da banda. A faixa “The Empire of the Clouds”, que encerra o álbum terá 18 minutos de duração, a música mais longa composta pela banda. Quer dizer, caso você consiga chegar aos 74 minutos de reprodução, ainda terá que vencer outros 18 de uma única música. Pela primeira vez uma música de heavy metal terá duração de uma música de progressivo. Abaixo todas as faixas de Book of Souls. 

Disco 1
1. “If Eternity Should Fail” 
2. “Speed of Light” 
3. “The Great Unknown” 
4. “The Red and the Black” 
5. “When the River Runs Deep”
6. “The Book of Souls”

Disco 2
7. “Death or Glory” 
8. “Shadows of the Valley” 
9. “Tears of a Clown” 
10. “The Man of Sorrows” 
11. “Empire of the Clouds”

Matérias Relacionadas

FERALKAT lança seu segundo single

Carlim
1 ano ago

Billie, as crônicas sobre Lady Day

Carlim
3 anos ago

Salamander – Live at Northsea Jazz Festival 1981- Relançamento (Relaunching )

Carlim
7 anos ago
Sair da versão mobile