Noblah é uma dupla formada por Dj Belle e Janaina Noblah. A rapper que estava num descanso sabático repensando a carreira voltou arregaçando.
“Eu sou cangaceira, você tem que respeitar. Eu sou do Nordeste, eu sou mulher da peste! Eu tenho muita força, então você me ouça”
Estas foram algumas das palavras disparadas pela Janaína Noblat, que a ajudaram a vencer a final da Batalha Nacional Feminina de Freestyle, contra a MC Clara Lima, realizada no último dia 17 de setembro, dentro do V Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop, evento promovido pelo Portal de Mulheres no Hip Hop.
Janaína é natural de Saúde, município do interior da Bahia e conheceu o rap ainda na infância, quando seu irmão a apresentou os trabalhos de Sabotage, Racionais, Eminem, entre outros. Poeta, bastante influenciada pelo reggae, a MC começou a fazer parte do cenário do rap em Salvador no ano de 2015, em shows e apresentações com seu grupo NoBlah, composto por ela e Diana Sanches. O nome do grupo é um trocadilho com seu sobrenome e o fato de sua mensagem não ser sem conteúdo ou sem conceito, nada de blá bla blá – No blá blá blá.
Com participações no coro juvenil do projeto Neojibá e no coletivo Rima Mina, no qual participou da oficina de rima oferecida pelo coletivo, Janaína aprimorou seus fundamentos no rap e vem evoluindo a medida que o tempo passa.
Assim que retornou a Salvador, os compromissos não pararam e Janaina lançou recentemente o som “Comando”, com a produção de MDN Beatz, marcando a nova fase do seu grupo, que agora conta apenas com a participação dela e da DJ Belle. A canção tem cunho feminista e defende a liberdade e independência da mulher, que demitiu o patrão e agora tá no comando, sem ser coadjuvante. Seus versos empoderados impõem respeito, é a mulherada na linha de frente, “ocupando no fronte, o posto de guerreira”.
O camando é da mulher!
Por Mylena Bressy
https://www.youtube.com/watch?v=vi1CRQMtH98