Oganpazan
Notícias

Nina Simone na voz de Lauryn Hill

laurynhill1Lauryn Hill interpreta Black is the color of my true love´s hair em álbum tributo a Nina Simone.

Faz algum tempo que não ouvia falar sobre a Lauryn Hill. Gravou, The Miseducation of Lauryn Hill, seu único álbum de estúdio em 1998, consolidando logo de cara sua carreira solo.

Em 2002 ainda gravou um álbum ao vivo para o Umplugged MTV, sem dúvida um dos melhores registros da série. Porém sua carreira musical ficou por ai. Bom, antes disso tudo ela já ganhara destaque no grupo Fugges com o qual gravou o excelente álbum The Score em 1996.

Eis que ontem, dia 23 de junho vem a surpresa, a versão de Lauryn Hill para a música Black Is the Color of My True Love’s Hair da Nina Simone. Foi uma bela terapia contra a ressaca de licor e a dor nas pernas de tanto me arrastar pelo chão do Pelourinho ao som do forró. Para quem não sabe, aqui no Nordeste estamos comemorando o São João. Fui do forró ao soul no transcorrer de uma madrugada.

Após ouvir a canção na voz da Lauryn Hill fui à minha pastinha da Nina Simone procurar a versão original. Não foi nenhuma surpresa constatar que Lauryn Hill conseguiu fazer uma interpretação à altura de sua antecessora. 

O piano da Nina Simone dá lugar ao sintetizador na nova versão de Black Is the Color of My True Love’s Hair. Efeitos eletrônicos dão o preenchimento harmônico da canção que ganha mais intensidade em momentos chaves da música. De repente esse “ambiente” é atravessado pelo timbre forte, marcante e grave da voz de Lautyn Hill.

Essa característica vocal da cantora nos faz crer no ressurgimento de uma Nina Simone contemporânea, nascida sob a influência do hip-hop, da opressão dos guetos novaiorquinos. Nesse delírio provocado pela música somos levados a crer estarmos diante da própria Nina.

Pra quem já ouviu a Nina Simone sabe que a voz grave era uma característica marcante da cantora. Talvez possamos considerar que a diferença no modo de cantar das duas reside no tipo de formação musical de cada uma. Enquanto Nina se formou no jazz, soul e rhythm and blues, Lauryn se educou musicalmente em meio à cultura hip-hop. Nesse sentido são “a mesma cantora” em pontos diferentes do tempo.

Esse registro da Nina Simone na voz da Lauryn Hill faz parte do álbum que presta um tributo à Nina batizado com o nome de Nina Revisited: A Tribute To Nina Simone. O lançamento oficial do álbum será nesta sexta feira dia 26, mesma data de lançamento do documentário da Netflix What Happened, Miss Simone?.

Ouça as duas versões que compartilhamos abaixo e veja se a onda que bateu em mim baterá também em você.

Matérias Relacionadas

Let it Burn, uma trilha sonora antifa

Carlim
4 anos ago

Um breve mapa do grindcore tupiniquim

Danilo
3 anos ago

Ativos Resistentes e um EP em chamas

Carlim
4 meses ago
Sair da versão mobile