Quem teve a oportunidade de jogar esse clássico do nintendinho já deve ter sentido aquela vontade irresistível de arremessar o controle contra a parede depois de morrer pela milésima vez.
Mesmo sendo o primeiro jogo da série a ter as opções de continue e de password, chegar no final de Mega Man 2 era (pelo menos pra mim, que nunca fui lá um jogador muito habilidoso) uma missão impossível. Mas se tinha uma coisa que me chamava atenção no game – além da dificuldade e dos gráficos – era a sua trilha sonora.
Sim! Apesar da qualidade 8 bits, essas músicas marcaram aqueles que passavam horas e horas em frente a televisão tentando avançar pelas fases do jogo. O responsável pela trilha sonora de Mega Man 2 é Takashi Tateishi, que se tornou uma lenda na indústria de games.
As músicas que ele fez para o jogo tinham um apelo pop indiscutível e casavam perfeitamente com as aventuras do robozinho azul – algo que contribuía para que elas ficassem grudadas em nossas cabeças, mesmo depois de desligar o aparelho.
A influência dessa trilha em toda uma geração de gamers foi tão grande que hoje muitas homenagens são prestadas à obra de Tateishi. A mais impressionante delas vem de uma banda estadunidense chamada Bit Brigade, que se especializou em executar ao vivo músicas famosas do mundo dos games.
No vídeo abaixo você pode assistir a performance do Bit Brigade com um adicional de cair o queixo: eles tocam enquanto um cara joga Mega Man 2 ao vivo! Isso mesmo, a banda acompanha o jogador na medida em que ele avança, tocando as músicas temas de cada fase, vinhetas de transição, temas de chefe, etc…
Segundo consta no wikipédia: “Um jogador experimentado é capaz de terminar Mega Man II em pouco mais de 70 minutos”. Pois aqui o jogador termina o game em pouco mais de 40 minutos, aos gritos empolgados de “Holy shit! Holy shit!” vindos da plateia.
Bom, é ver para crer!
Ouça aqui a trilha original de Mega Man II e compare: