Oganpazan
Sem categoria

Marvin Gaye – Let’s Get It On

Poucas vezes na curta história deste blog (bem curta aliás) comecei um post com um vídeo. Tento evitar isso ao máximo por que as vezes pode parecer que estou com preguiça de escrever, ou que estou apenas escrevendo por escrever, sem ligar pro conteúdo real do que estou abordando, mas quando o senhor apertar play você vai entender gafanhoto. 
Depois do play dentro de 2 segundos sua mente irá sumir, um dos riffs mais curtos e mais grudentos da história de toda a Motown penetrará em seus ouvidos com a violência paradoxalmente sublime de um furacão de rosas, parece complexo, confuso e pra lá de abstrato (sem dizer viajante), mas quem já escutou ”Let’s Get It On” sabe que a voz de Marvin é capaz disso e de muito mais, e para provar isso a resenha de hoje é dele meus amigos, bem vindos ao universo cristalino de ”Let’s Get It On” o décimo disco de estúdio do americano, lançado em 1973.
Line Up :
Gene Page (arranjos)
Rene Hall (arranjos)
James Jamerson (baixo)
David Van DePitte (arranjos)
Wilton Felder (baixo)
Uriel Jones (bateria)
Bobbye Hall Porter (percussão)
Eddie ”Bongo” Brown (bateria/percussão)
David T. Walker (guitarra)
Paul Humphrey (bateria)
Eddie Willis (guitarra)
Emil Richards (percussão/vibrafone)
Lewis Shelton (guitarra)
Don Peake (guitarra)
Robert White (guitarra)
Melvin Ragin (guitarra)
Ernie Watts (percussão)
Plas Johnson (percussão)
Marvin Gaye (piano/vocal)
Joe Sample (piano)
Marvin Jerkins (piano)
Victor Feldman (vibrafone)
Track List :
”Let’s Get It On”
”Please Stay (Once You Go Away)”
”If I Should Die Tonight”
”Keep Gettin’ It On”
”Come Get To This”
”Distant Lover”
”You Sure Love To Ball”
”Just To Keep You Satisfied”

Depois de apertar o glorioso play nós temos a faixa do vídeo do começo do post, a pesadíssima ”Let’s Get It On”. Muitos vão me achar um completo maluco por dizer que é uma faixa pesada, não estou dizendo que Marvin cantava Heavy Metal, deus não, ”Let’s Get It On” é uma explosão monumental de Funk/Soul que reinará em sua mente por horas e mais horas a fio, pode acreditar meu chapa, na primeira vez que escutei esse disco demorei muito para conseguir ir pra próxima música. 
E por que ? Vamos analisar… Nos últimos tempos cheguei a conclusão de que a culpa é do riff, são dois segundos de introdução, brutalmente funkeados, nunca fui abduzido por um riff tão rapidamente, e depois desses meticulosos dois segundos entra a voz de Marvin, aí meu amigo só deus sabe, são muitas variáveis, é uma música completamente irresistível, é impossível você ignorar este Funk meu chapa, a balada mais pesada que o mundo já teve notícia.
Depois de uma faixa tão magistral como a anterior Marvin segue seu caminho meus amigos, completamente inabalável, e dessa vez o Soul nos possui com ”Please Stay (Once You Go Away)”… Escute o grande Marvin meu amigo, fique mais um pouco, vamos conversar, não tenha pressa, sinta a paixão da voz de Gaye, a atmosfera é brilhante !!! 
E não pense que acabou não, agora é a vez de  ”If I Should Die Tonight”. E depois que ela acaba, a única coisa que consigo pensar é, como ele faz isso ? Não é possível… Qual será o segredo ? Zappa tinha o bigode, Ozzy comia morcegos, Keith Moon destruía coisas… Só pode ser Funk cara !!! 
E depois que o Marvin pega embalo, ninguém segura mais cara, e para comprovar minha tese nós temos ”Keep Gettin’ It On” e se o senhor ainda não estiver convencido logo depois tem ”Come Get To This”. O sax ao fundo é provocante… A voz de Marvin segue perfeita, swing na medida certa, aquela malandragem que só o Funk proporciona meu amigo, e juntos Funk e Marvin viveram felizes para sempre, com alguma brigas é claro (o Funk é sensível) todo cuidado é poco, e ”Distant Lover” é a música perfeita, a mistura ácida de Soul e puro feeling !!! 
E se o senhor ainda estiver apto a continuar desvendando este clássico (e já parou de escutar ”Let’s Get It On”) vamos com tudo agora com ”You Sure Love To Ball” e finalizando, provocando seus ouvidos mais uma vez nós temos o motivo pelo qual Marvin cantou para milhões de pessoas ”Just To Keep You Satisfied” só pra te dar um empurrãozinho, aquela motivação pra ir trabalhar na segunda, ou ter a difícil tarefa de assistir à um jogo do Palmeiras… Não é fácil mas Marvin facilita as coisas meu amigo, que voz, que disco !!!
As faixas que eu destacaria :
”If I Should Die Tonight”
”Come Get To This”
”Just To Keep You Sastified”

Matérias Relacionadas

Black Lives Matter, White Dead People

Carlim
4 anos ago

Lemos de Brito, o verbo explosivo de Dark

Danilo
8 anos ago

Dante Oxidante lança Devagar Também É Pressa 2017

Danilo
8 anos ago
Sair da versão mobile