Maradona completou 60 anos e para homenagear o craque fizemos uma playlist com 20 músicas inspiradas pelas suas façanhas dentro e fora de campo.
“De onde viemos?”, “Para onde vamos?”, “O que somos?”, “Elvis realmente está morto?”, “Quando Jesus retornará?” estás são questões que assolam a humanidade e vem desafiando os pensadores ao longo da história humana neste planeta. Contudo, nenhuma delas é tão importante, ao menos para os amantes do futebol, em especial brasileiros e argentinos, como a que se segue: “Quem é maior, Maradona ou Pelé?”.
Diferentemente daquelas outras, está questão é aparentemente fácil de ser respondida. Pergunte a qualquer um e a resposta virá quase que imediatamente. Contudo, caso você se proponha a encontrar motivos para sustentar o que foi dito, talvez a facilidade em encontrar a resposta se revele apenas ilusória. Antes de mais nada afirmo categoricamente: Maradona é maior que Pelé!
E Maradona é maior que Pelé pelo fato de não ter sido fenomenal apenas entre as quatro linhas. Maradona sempre se posicionou politicamente, esteve sempre do lado dos trabalhadores, dos explorados e perseguidos pelo sistema socioeconômico no qual vivemos. Enquanto Pelé decidiu interpretar um papel e separar a persona Pelé da pessoa Edson Arantes do Nascimento.
Maradona, ao contrário assume seus defeitos e virtudes, assim como as consequências pela sua autenticidade. Maradona é um só. Pelé tenta ser aquilo que o público, patrocinadores, a grande mídia, e políticos esperam que ele seja. Pelé, caso fosse estadunidense, seria classificado pelos ativistas negros dos EUA como Uncle Tom (Pai Tomás), expressão usada para qualificar aqueles negros subservientes, conformistas e que não questionam a opressão a eles direcionada.
Pelé sempre tentou agradar a todos, pagando de isentão, jamais se posicionando sobre questões cruciais como o racismo, por exemplo. No início de carreira e mesmo já consagrado como melhor jogador de futebol do planeta, foi alvo de racismo. Porém, jamais se engajou na luta contra essa chaga responsável por vitimizar pessoas negras em todo mundo. Pelé sempre se calou a respeito das injustiças sociais, por isso mesmo, sempre esteve do lado dos opressores. Sobre o racismo e Pelé, sugiro a leitura dessa matéria feita pelo jornalista Adriano Wilkson.
Pelé jamais usou seu prestígio como ícone mundial para se posicionar contra qualquer tipo de questões ligadas a injustiças sociais, jamais mostrou se identificar com os socialmente fragilizados, virando as costas pras questões ligadas ao estrato social de onde ele mesmo viera.
Não podemos esquecer que fechou os olhos aos horrores praticados em nosso país durante o período em que esteve vigente a ditadura militar aqui no Brasil. E quando poderia ter feito algo e usar seu prestígio junto ao impiedoso general Médici para interceder a favor de um grupo de presos políticos em Santos, lavou as mãos. Confira esse episódio na matéria do Perrone clicando aqui.
A grandeza de Maradona se mede pelo lugar que ocupa no imaginário popular em todo mundo. Claro, na Argentina e em Napóles, Maradona enquanto fenômeno cultural, confunde-se com a própria identidade cultural das pessoas que nasceram e vivem nessas duas localidades. Desse modo Maradona atiça a imaginação das pessoas e as inspira. Trazemos aqui uma playlist com 20 músicas inspiradas pela figura, pela vida de Diego Aramando Maradona.
1. Maradona è meglio ‘e Pelé.
Vamos começar pela faixa Maradona è meglio ‘e Pelé. Hino feito por compositores napolitanos empolgados com a possiblidade do craque argentino ser contratado para jogar no Napoli em 1984. Antes mesmo da confirmação da contratação, Emilio Campassi, tifósi (torcedor) do Napoli compôs a música alucinado pela possiblidade de Maradona jogar pela sua equipe de coração.
Quando a contratação fora confirmada Maradona è meglio ‘e Pelé já era um sucesso absoluto e se transformado em um dos principais hinos dos tifósi do Napoli. A música fez tanto sucesso que acabou dando nome a uma coletânea composta por música que contam a saga do Napoli de Maradona. Clique aqui para ouvir a coletânea completa. Nestas imagens, gravadas pelo cineasta e músico Emir Kusturica para seu documentário sobre Maradona, podemos ver o fascínio e devoção dos tifósi napolitanos pelo craque argentino.
2. O reggae e Maradona
Continuando em Nápoles, vamos curtir o som do reggae italiano composto por Jovine, também um tifósi do Napoli. A música se chama ‘O reggae’ e Maradona. Nela Jovine canta a relação entre Maradona e a cidade de Nápoles e a transformação provocada na cidade pela presença do craque por lá na segunda metade dos anos 80.
Maradona levou o Napoli a conquista dos dois únicos escudetos do campeonato italiano referente às temporadas 86-87 e 89-90. Maradona ainda levou o time napolitano a conquista da Copa da UEFA na temporada 88-89, Copa da Itália temporada 89-90 e Super Copa da Itália 89-90. Daí vocês podem tirar o impacto que o camisa 10 teve na vida da cidade e de seus habitantes.
3. La Vida Tombola
Daí vamos para talvez a música mais famosa sobre Maradona. La Vida Tombola, do músico francês Mano Chao, exalta o modo como Maradona vive sua vida. As dificuldades vividas por Maradona fora de campo, o suposto envolvimento com a máfia napolitana, a luta contra a dependência química, os graves problemas de saúde enfrentados no final dos anos noventa e início dos anos 2000, usados como pontos de sustentação por boa parte de nós brasileiros para jugar moralmente Maradona e rebaixar sua grandiosidade, são relegados à condição existencial sob a qual qualquer ser humano está submetido.
Afinal todos nós lutamos contra demônios pessoais. Na letra, a vida é apresentada por Mano Chao como algo imprevisível, como uma tombola, uma loteria. Sempre que o refrão é cantado “La vida es una tómbola”, uma luta travada por Maradona é apresentada. Como nos versos
Si yo fuera Maradona
Saldría en mondovision
Para gritarle a la FIFA
Que ellos son el gran ladrón!
Maradona sempre foi um crítico ferrenho da FIFA. Em 2016 protagonizou uma cena de protesto contra os cartolas Joseph Blatter e Michel Platini. Naquele momento ambos foram suspensos pela FIFA por um período de oito anos por corrupção. Maradona se deixou fotografar com uma camisa com as fotos dos cartolas europeus e a legenda Two Thieves (Dois ladrões).
Só pra lembrar e botar lenha na fogueira, Pelé sempre foi um dócil apoiador da FIFA e da CBF, sempre assinando embaixo para todas os ditames das entidades futebolísticas e se calando quando escândalos de corrupção envolvendo ambas as entidades estouram. Matéria sobre o fato aqui.
Nos primeiros versos da música Mano Chao diz que se fosse Maradona viveria a vida como ele. Ou seja, não há o que mudar na biografia do craque argentino, porque todas as decisões, posturas e ações feitas por Maradona estabeleceram a sua grandiosidade. Nesse sentido, La vida tombola, dissolve o verniz moral sob o qual tentam pintar a figura de Maradona como uma pessoa desprezível.
A grandiosidade de Maradona está justamente no fato dele afirmar sua existência a partir do amálgama entre erros e acertos, problemas e soluções, escolhas e ações boas e ruins. Aqui o encontro entre Maradona e Mano Chao ao som de La Vida Tombola, imagens do documentário de Emir Kusturica sobre o craque.
4. Maradona
O músico e compositor argentino Andrés Calamaro compôs a música Maradona. Na primeira estrofe canta a genialidade de Don Diego com a bola nos pés. No segundo, fala sobre a amizade mantida com o craque e embora seja hincha do Indepiendente, não deixa de fazer uma menção a relação de Maradona com o Boca Juniors.
5. Ho Visto Maradona
Retornando à paixão dos tifosi do Napoli por Maradona, chegamos à música Ho Visto Maradona, de autoria da torcida napolitana expressando sua paixão e admiração por Maradona. Aqui ela é interpretada pela banda Tifosis del Rey. O nome da banda já deixa claro de onde vem a inspiração e a quem ela homenageia, além de ser uma declaração de amor ao eterno camisa dez.
Os Tifosis del Rey são de Buenos Ayres, mas ficaram tão admirados com a força da letra da torcida do Napoli sobre Maradona, que nela se inspiraram para criar a banda. Podemos dizer que a banda foi criada com o propósito principal de homenagear o ídolo argentino.
6. Maradona
Também tem banda brasileira homenageando Maradona. O craque argentino também provoca a admiração de nós brasileiros. São os capixabas da bandar de hardcore Merda. Compuseram uma música chamada Maradona em que na primeira estrofe dão uma de evangélicos de busão e pedem a Diego para deixar de cheirar cocaína, pois isso irá estragar a sua vida.
Embora seja uma postura muito moralista e invasiva, podemos dizer que ela é bem intencionada. Além do que, o último verso é um pedido para que ele ganhe da seleção brasileira. Ou seja, repetir o que fizera em 1991 ao lado do seu fiel escudeiro Cláudio Caniggia. Abraço Dunga!
Na terceira estrofe mais uma intervenção moralista e o arremate solicitando que Maradona venha jogar no Flamengo, time de coração dos integrantes da banda. Encerram a música com os gritos de Maradona, Maradona, Maradona do Brasil.
7. Diego Aramando Maradona
O cantor italiano Tony D compôs a música Diego Armando Maradona, outra música que narra as façanhas de Maradona vestindo a camisa do Napoli. Ela esteve entre as músicas que Tony D compôs para a coletânea Forza Napoli lançada em 2010. Podemos ver que músicas sobre Maradona não podem faltar em coletâneas voltadas para celebrar as glórias da Società Sportiva Calcio Napoli.
8. Maradona No Perdona
Vamos para a cumbia, ritmo tão popular na Argentina quanto o tango. A música Maradona No Perdona, do cantor e compositor Pocho La Pantera, que destaca o caráter matador de Maradona, além de ser uma música que exaltava o retorno de Maradona ao Boca Juniors. Num trecho da canção ele dá uma alfinetada nos hinchas do Newells´s Old Boys, equipe onde Maradona teve curta passagem. O trecho diz o seguinte: “En La Bombonera es donde brilla mejor tu estrella de campeón” .
9. La Mano De Dios
A Copa de 86 foi a Copa de Maradona. Muitos historiadores do futebol consideram que nenhum jogador teve um desempenho tão grandioso numa Copa do Mundo quanto Maradona na Copa do Mundo do México de 1986. Suas atuações acima da média em todas as partidas até a grande final contra a Alemanha lhe renderam esse reconhecimento.
Contudo, o maior jogo de Maradona na história das Copas, que também é um dos maiores jogos de todos os tempos em Copas do Mundo, foi o jogo das quartas de final contra a Inglaterra. O jogo continha um fator extra campo que aumentava a competitividade dentro das quatro linhas.
Em 1982, Inglaterra e Argentina entraram em guerra pelo controle do arquipélago das Malvinas, resultando nas mortes de 649 argentinos e 255 ingleses. A Inglaterra usou sua superioridade militar e anexou o arquipélago até então parte do território argentino. Os jogadores argentinos jogaram dispostos a dar o troco nos ingleses dentro do campo e não podiam ter realizado a missão de forma mais brilhante.
Maradona abre o placar usando a mão esquerda para ganhar a disputa do goleiro inglês, jogada que ficou eternizada pela alcunha de La Mano de Dios, graças a declaração dada por Maradona após o jogo dizendo que fez o gol usado um pouco da cabeça e um pouco da Mão de Deus. O segundo gol foi uma obra prima, El Diez arranca da intermediária argentina e vai levando a bola, driblando cada adversário vestindo branco à sua frente até colocar a bola no fundo da meta inglesa.
Maradona apunhalava o coração dos ingleses com La Mano de Dios, deixando os europeus com aquele gosto amargo na boca de ter perdido a classificação devido uma artifício de Maradona, que improvisara na jogada que abria o caminho da alvi-celeste às semifinais daquela Copa. O pedido de cumple anõs de Maradona ao completar 60 anos de vida foi poder fazer um gol nos ingleses usando a mão direita (veja aqui). O craque não perde a oportunidade de tirar uma onda com os súditos da rainha Elisabeth II.
Nesta música El Potro Rodrigo narra a trajetória de Maradona, da origem humilde até a glória no futebol, passando pelo dramas pessoais. O refrão da música é claramente inspirado nos cânticos das hinchadas entoados das arquibancadas.
A jogada La Mano de Dios entrou pro imaginário futebolístico, ganhando status de “milagre”, tanto que em quase todas as músicas feitas para cantar as glórias de Maradona, a jogada sacra é citada. Aqui você vê Maradona cantando a música junto com uma banda em uma das cenas mais emocionantes do documentário de Emir Kusturica sobre o craque argentino.
10. Santa Maradona (Larchuma Football Club)
Você deve saber que Mano Chao antes de sair em carreira solo fazia parte da banda Mano Negra. O que talvez você não saiba é que neste período Mano Chao compôs uma música em homenagem a Maradona.
Em Santa Maradona, o grupo Mano Negra se atem ao jogo. Dentro do campo, nas arquibancadas e nos vários lugares onde se possa acompanhar um jogo de futebol pela televisão. Isso transcorrendo como se fosse a torcida reagindo ao que acontece dentro de campo. No clipe imagens de jogadas dentro do campo e as reações da torcida na arquibancada são revezadas mostrando a relação íntima entre o que acontece no campo e fora dele.
Claro, sempre invocando a figura de Santa Maradona no refrão, pedindo que o santo olhe por nós torcedores aflitos, torcendo pela vitória do nosso time. Em Nápoles, Maradona se tornou santo, o nome Santa Maradona se deve aos tifosis do Napoli. Na cidade devota de São Genaro, Maradona foi alçado à figura de mesma grandeza do padroeiro da cidade de Nápoles. Ambos os santos possuem pequenas imagens em escultura, além de muitos outros artigos religiosos. Muitos se referem a uma nova entidade São Gennarmando.
11. Para Siempre Diego
Los Ratones Paranoicos é uma banda que tem uma história de proximidade com Maradona. Em 2001 receberam convite do próprio para tocar na festa de despedida do craque do futebol realizada em um dos templos do futebol mundial, o estádio Bombonera.
A música é uma das mais impactantes feitas para o craque argentino. Não só pela letra, mas pela melodia, que consegue impactar e se fixar na mente. Nela, de forma bastante romantizada, o amor por Maradona é cantado, o desejo de continuar vendo suas façanhas em campo é expressado, bem como toda alegria retribuída ao povo argentino é exaltada.
12. Maradona era meglio e Pelé
Não poderia faltar um tango nessa lista. Esse belíssimo tema engloba toda expressividade e dramaticidade desse gênero musical argentino. Numa atmosfera noturna Peppe Servillo e Javier Girotto cantam a superioridade de Maradona sobre Pelé. Infelizmente não achei a letra na internet para trazer aqui seu conteúdo com mais detalhes e como eu não sou um bom entendedor do espanhol enquanto ouvinte, fiquei no vácuo.
13. Gloria al Diez
Em Gloria Al Diez, a banda Pampa Yakuza faz um ska glorificando Maradona. A música começa com a narração do segundo gol marcado por Maradona no jogo das quartas de final contra a Inglaterra na Copa de 1986. Quando El Pibe dribla metade do time inglês e faz um dos gols mais bonitos da história das Copas. Ao longo da música as façanhas de Maradona são exaltadas, com ênfase a suas grandes realizações e atuações dentro de campo.
14. Maradó
Certamente, trata-se da música com maior apelo político e que tem uma metáfora combativa, que exalta Maradona, não como um jogador de futebol, mas como um lutador, um libertador da estirpe do seu conterrâneo Che Guevara. Vale a pena colocar aqui o poema que é recitado antes da música propriamente dita começar. A declamação do poema imprime ainda mais dramaticidade e emoção ao que é dito.
Cae del cielo brillante balón
Toda la gente y todo el mundo ve
Una revancha redonda en su pie
Todo el país con él corriendo va
Caen las tropas de su majestad
Y cae el norte de la Italia rica
Y el papa dando vueltas no se explica
Muerde la lengua de Joao Havelange
Pelo povo argentino, Maradona faz cair a empáfia do Império Britânico, pelo povo do sul da Itália, alvo de preconceito pelos italianos do Norte rico, Maradona os vinga dentro de campo derrubando os poderosos times do Norte. Sob as jogadas de Maradona, caem Juventus, Milan e Internazzinale. Finalizam comemorando a crítica à FIFA representada na figura do presidente à época, o desprezível cartola brasileiro João Havelange.
15. El Francoatirador
Outra música que dá um enfoque político à figura de Maradona é El Francoatirador de um da principais bandas punk da Argentina, a Ataque 77. A letra denuncia a desigualdade social na Argentina cuja válvula de escape se dá através do futebol. E pra ter esse vínculo citam a Mano de Dios e as artimanhas de Maradona que se mostra como Vingador dos pobres. Não se exalta a figura de um herói romantizado, mas a de um homem que sintetiza em si as contradições existenciais presentes em qualquer um de nós.
16. Capitán Pelusa
Los Cafres é uma banda de reggae argentino que se serve do gênero musical jamaicano para cantar as glórias de Maradona. O título da música Capitán Pelusa é referencia ao fato de Maradona ter sido capitão da Seleção Argentina e pelo apelido recebido pelo camisa dez no começo de carreira.
Pelusa foi o termo usado para fazer referência a Maradona devido seus cabelos compridos e muito cheios quando ainda era um jovem jogador em início de carreira, sedento por conquistar o mundo. A banda é uma daquelas que se coloca a favor de Maradona de antemão seja qual for a discussão envolvendo o craque.
17. Qué Es Dios?
Nesse pop rock melodioso e cheio de belas metáforas e imagens a banda Las Pastillas del Abuelo desnuda a natureza celestial de Maradona. A camisa dez, transformada em manto sagrado, usada para que Deus se apresentasse aos mortais sob a forma de jogador de futebol, que necessitou de dez discípulos e não onze para levar sua mensagem à humanidade. A reposta dos Las Pastilhas à pergunta que dá título à música, Que Es Dios, se dá em forma de poesia e encanta a quem a ouve aberto à encontrar-se com os “milagres” maradonianos.
18. Para Verte Gambetear
Depois do gol, o drible é o elemento mais emocionante no futebol. Todos os jogadores dribladores fizeram a alegria de torcedores, ovacionados nos estádios e sempre presentes na memória dos amantes do futebol. Maradona era um grande driblador!
O drible era uma de suas principais armas dentro de campo para fugir da brutalidade dos marcadores e abrir caminho em direção à meta adversária. Vem daí a motivação da música Para Verte Gambetear, aqui executada pela La Guardia Herege.
Gambetear é a palavra em espanhol equivalente à palavra drible em português. Desse modo a música fala sobre o prazer de ver Maradona driblando seus adversários, marcando gols e conquistando o mundo!
19. Made In Argentina
Voltamos à cumbia para ver a imbricada relação entre a figura de Maradona e Argentina, compreendida como pátria. Na primeira estrofe de Made In Argentina, o orgulho de ser argentino é expressado através da exaltação das cores da bandeira nacional e claro, por ser a terra onde nasceu Maradona.
A banda que executa essa música tem o nome apropriado para render homenagem a Maradona. Ma Fama, também pode ser uma expressão usada para descrever uma das muitas particularidade do craque argentino. Vou destacar aqui esses versos que são os mais emblemáticos nessa música em termos de definir o amor pela Argentina e por Maradona: “Yo soy así / Zarpado de argentino / Fanatico de Diego / Y fan club de nuestro vino“.
20. Maradona
Vamos encerrar com mais uma música que canta a glória de Maradona vestindo a camisa do Napoli. Nesse dub Armando Quattrone narra a história de Maradona em Napoles, construindo figura de um salvador, um líder que concentra em si a responsabilidade de levar o povo à Terra Prometida. Maradona cumpriu seu desígnio adentou os portões do paraíso tendo atrás de si o povo napolitano.
No clipe acima temos tomadas aéreas da cidade de Nápoles que nos leva até o interior do estádio San Paolo onde Armando Quattrone faz sua performance enquanto canta a música. Outras tomadas aéreas mostram o estádio visto de cima, outras tomadas fora do estádio mostram Quattrone em diferente pontos da cidade. Chama atenção a cena em que atrás do cantor vemos dois prédios que tem toda sua fachada pintada com o rosto de Maradona.
Outras matérias sobre música e futebol:
Antiporcos contra o futebol moderno
Futebol e Rock and Roll, quando as paixões se misturam
Abaixo nossa playlist no spotify em homenagem a Maradona.