Makonnen Tafari, Sico, Nova Era e Kaizen – O Audiovisual do RAP BA trabalha firme, no mesmo nível artístico e politico da cena hip-hop local
Se você acompanha o Oganpazan sabe que sempre estamos atentos aos lançamentos do RAP BA, por mais que não consigamos dar conta de tudo que é lançado, estamos sempre a espreita dos pilares e dos novos nomes da cena. Esse ano tem sido mais um ano de resistência e fortalecimento com velhas figuras lançando trabalhos de extrema qualidade e recebendo atenção da mídia nacional, assim como um movimento de renovação segue em um forte processo.
A diversidade musical e de propostas é uma das maiores qualidades locais, fazendo do RAP BA uma potência nacional. A cada dia mais sendo reconhecida como celeiro de talentos e local de artistas pioneiros. Esse ano tivemos e continuamos tendo diversos lançamentos importantes a nível nacional, exemplo disso tem sido a repercussão de alguns discos de artistas locais, assim como uma maior visibilidade de outros.
Nessa matéria separamos quatro lançamentos importantes de nomes de alcance nacional e local, metá-metá. O pioneiro do trap nacional Makonnen Tafari vem de single novo, O Rap Nova Era apresenta mais um single do elogiadissimo disco Renovação (2019). O mc Sico (Ex N’Ativa) começando em alto nível sua carreira solo com uma produção fantástica. E por fim Kaizen produzindo uma peça que realmente transcende o senso comum sobre um problema epidêmico nos tempos atuais.
Confira:
Makkonen Tafari
https://www.youtube.com/watch?v=omBpxG2zV84
Esse jovem senhor é um pioneiro que o “game” nacional tenta apagar, como é fácil perceber na peça publicitária produzida como pseudo documentário sobre o Trap nacional. Para quem realmente acompanha o rap nacional sabe que Makonnen Tafari e seu irmão DJ Akani são dois iniciadores da cultura trap nacional, sempre originais e batalhando desde muito antes desse genero musical se tornar a febre que hoje é. Makonnen é sinônmo de hit, sempre e todas as vezes, tem um show foda, e quem é tá ligado, então ficou na dúvida? Dá o play!
Sico
A vida faz com que muitas vezes nossos projetos se desmachem sem necessáriamente ter um conflito como causa. É o caso do fim de um dos grupos mais interessantes surgidos nos últimos tempos, o N’Ativa, do qual Sico fazia parte. Com interesses divergentes, porém apenas aceitando o momento de cada um, o grupo se desfez tendo Dactes (o monstrinho) e Sico se lançando em carreira solo. Bússola é o signo desse momento do rapper que é aqui nosso objeto de apreciação, que começa a traçar a direção do seu trabalho solo em alto nível.
Rap Nova Era
Fizemos uma resenha sobre Renovação (2019) e ficamos felizes de perceber como esse disco tem tocado e transmitido a verdade desses guerreiros. O terror de Salvador, a força da poesia de Ravi e Moreno tem plena abrangência em Salcity, pois se foca no binômio Música e Verdade. Relatando mas sobretudo vivendo as opressões que afligem jovens negros e periféricos os caras seguem resistindo e a cada dia que passa produzindo num nível absurdo. Assista o clipe e pega a visão.
Ramon Kaizen
Um mc muito talentoso da cena local, com inúmeras participações e muitos singles lançados, Ramon Kaizen ainda não dropou um trampo mais substacioso. Se você visitar seu canal no youtube ficará de queixo caído com os singles que ele lançou e com os projetos em que colou. Nesse mês de Setembro, o mano dropou um trabalho expondo suas visceras e ao mesmo tempo buscando ajudar todos aqueles que sofrem com o mal do século: a depressão. O artista que também enfrenta esse problema, encontrando na arte uma força para resistir e enriquecer sua vida com afeto, presta um serviço não apenas a música e a cultura, como transcende de fato qualquer caixa.