Oganpazan
Área Punk, Destaque, Lançamentos, Música, Notícias, Resenha

“Punk Produtora” um clipe sem noção da Le Trutas

Le Trutas lança o clipe da faixa Punk Produtora. Caso você seja uma pessoa boêmia frequente nos roles undergrounds você vai se identificar demais com essa história. 

YouTube video player

Le Trutas! Estamos aqui com mais uma banda paranaense predominantemente feminina, que faz um punk rock garageiro e com alta dose de humor. A banda possui dois Ep´s e dois singles lançados, sendo o último lançamento o Ep Summer Eletrohits, na pista desde março deste ano.

Abaixo o Ep pra que vocês conheçam melhor o som da banda.

Punk Produtora, o clipe

Ficarei devendo a vocês, por enquanto, a resenha deste trampo, porque hoje o papo é sobre o clipe do single Punk Produtora. Quando li pela primeira vez o título da música, logo pensei se tratar da história de uma mina punk, que faz a produção de bandas da cena. Sobre as tretas que tem que resolver frequentemente para conseguir shows pras bandas, pra fazer a captação de recursos, pra gravação, etc.

Contudo, ao botar o clipe pra rolar, logo saquei que “produtora” é aquela pessoa que “fornece”, que produz treta atrás de treta durante os roles. Trata-se daquela pessoa completamente sem noção, incapaz de perceber os limites existentes para esta ou aquela situação. Resultado,  acaba constrangendo e espantando as pessoas quando sua figura se faz presente. 

Principalmente quando começa a turbinar a mente com álcool e demais substâncias. Aí meu velho, saí de baixo, ela vai tocar o terror! Antes de chegar nesse grau de aditivação mental acompanhamos a chegada dessa figura no role.

A escolha do enquadramentos da câmera em primeira pessoa nos coloca na pele da Punk Produtora. Desse modo olhamos a pista com os olhos da personagem. O clipe começa com a câmera fazendo movimentos ora para a direita, ora pra esquerda, simulando o movimento da cabeça da personagem.

E através desse movimento do seu olhar somos apresentados à Trajano, rua famosa por ser um dos picos da boêmia curitibana. Onde a roqueirada local cola pros seus rolês. Cantada a plenos pulmões e  alto falantes plenos pelas Cigarras na faixa Fritando na Trajano.

E vou te falar, quem chegou fritando na Trajano foi a Punk Produtora. Caminhando pela Trajano ela segue acompanhada por nós espectadores, vendo a galera curtindo o clima da night “trajanense” encostando aqui e acolá e já despertando a ira das pessoas por ela abordada. Vemos as minas das Cigarras, a Rúbia e a Taís, que já despacha a Punk lhe mostrando vigorosamente o dedo do meio.

Eis a Punk Produtora (Walesa Saddock) em close, após ter dado seu “tiro” alucinante!

Ela entra onde vai rolar o show das Le Trutas, o Wonka Bar. Lá dentro ela toma um shot de algum destilado, discute com a bartender  e vai pro banheiro.

A câmera esta fixa, seu enquadramento mostra mulheres retocando a maquiagem, e percebemos se tratar do reflexo do espelho do banheiro do Wonka Bar.

De repente a Punk levanta a cabeça após ter dado aquele “tiro” gostoso. Então, repentinamente seu rosto surge em close.

Seus olhos extremamente abertos, revelam as pupilas dilatadas, dando um ar ofídico ao seu olhar. Soma-se a isso o deboche em seu sorriso, anunciando o caos vindouro a partir daí, na cara do espectador. O uso dos símbolos visuais pela direção do clipe consegue dizer muito apenas como a movimentação da câmera, os closes, a construção das cenas, os recortes de cena.

Por exemplo, a partir da saída da personagem do banheiro, saímos do cenário material e caímos numa representação da sensação da personagem. Isso é feito compilando cenas, sem cenário, apenas um pano de fundo completamente preto, e em primeiro plano a personagem dançando e curtindo.

Este recurso é interessante porque mostra a percepção da personagem do seu role. Porém, depois vem uma sequência de cenas de diferentes mulheres, certamente amigas e conhecidas da personagem, xingando, brigando com ela, revelando pra nós o que de fato acontecia ao seu redor.

Dessa forma temos a percepção subjetiva da personagem contrastada com o que de fato está acontecendo. E dessa maneira somos levados a compreender a causa das atitudes sem noção da Punk Produtora. Ela simplesmente projeta na realidade a representação própria dos fatos em sua mente.

O choque de realidade vem, ou não, quando ela é arremessada do carro na calçada na volta do role. As pessoas dentro do carro impõem a ela a realidade. Contudo, pode ser que nem isso a tenha feito enxergar a realidade em sua materialidade, uma vez que fica xingando essas pessoas, denotando estar se sentindo injustiçada por ter sido arremessada do carro. 

Punk Produtora: a música

Punk Produtora é uma faixa do EP Banda de Bobas, lançado em 2021 pela Le Trutas. Não deixem de ouvir!

Punk Produtora é uma música bastante visual. Quero dizer que a letra consegue nos fazer visualizar aquilo que ela aborda. Mais interessante é o fato da própria sonoridade da música refletir o estado de espírito da personagem.

A construção da música em seu andamento rápido, nos riffs e solo cortante da guitarra, leva o ouvinte a experimentar essa sensação provocada pela configuração emocional da personagem, mais os aditivos consumidos por ela ao longo do clipe.

Nesse sentido, o clipe conjuga de forma harmônica o roteiro e a música. Resultando em cenas que articulam muito bem imagem e som. Vale também destacar a atuação de Walesa Saddock que consegue captar bem a aura da personagem entregando uma persona que desconhece limites e consegue perturbar todo o ambiente ao seu redor.

Continuaremos nossa saga pela cena underground paranaense para trazer mais novidades musicais daquele estado.

Beijo nocês e até o próximo texto.

 

Ficha Técnica do clipe:

Roteiro, Direção e Montagem: Carol Winter e Marta Cavalcanti

Direção de Fotografia: Eli Firmeza

Atriz: Walesa Saddock

Figuração: Ana Laura, Anninha, Andressa, Caroline, Giovanna, Ila, Inga, Kenya, Mari, Peterson, Rafaela, Renan, Renata, Sheila, Thiago

Participação Especial e Agradecimentos: Ieda Godoy, Cigarras Tiemi, Karina, Olivia, Carol, Mari, Natasha, Carol, Roberta, Ivy, Marlisi e Gabinha

Wonka Bar

Matérias Relacionadas

Trevo, quando elas chamar pra esses feats você corre? Uma reflexão

Danilo
2 anos ago

Tim Buckley e o fardo da beleza em Blue Afternoon

Guilherme Espir
3 anos ago

Compilação Nigeria 70 resgata o groove de Lagos

Guilherme Espir
2 anos ago
Sair da versão mobile