Oganpazan
Destaque, Música, Notícias

Lacertae, icônica banda sergipana lança single Versacrum(2018)

Lacertae, icônica banda sergipana lança single Versacrum(2018), uma excelente noticia para o seleto público que curte esses mestres do rock!

Neste ano de 2018, os sergipanos da Lacertae completam 28 de carreira com o vigor intacto e a qualidade do seu som inventivamente orgânico, unindo o rock e o regional somente cresce. Estamos falando do trio Deon Costa (guitarra e vocal), Tacer Berindrums ( bateria e berimbau “ao mesmo tempo”) e Paulo Henrique (guitarra e vocal).  

Uma banda que andou bem mais do que os seus 100km com um sapato ao longo dessa estrada, sempre experimentando fugir do marasmo, adicionando doses cavalares de criatividade numa música que é sinônimo do melhor que o rock nacional pode produzir.

Nos anos 90, a Lacertae (nome em latim para homenagear sua cidade) foi umas das bandas mais originais e ativas num momento onde o cenário rock brasileiro só tinha feras. Muitos shows por Salvador, Recife – com a audiência do mestre Chico Science que era fã da banda, São Paulo e Rio de Janeiro, levaram o seu nome para os apreciadores dos bons sons.

Com dois excelentes e esparsos discos em sua carreira, Berimbau de Cipó Imbé(1999) e A Volta Que O Mundo Deu (2008), a banda surgida no povoado do Campo do Crioulo, município de Lagarto, surgiu em 1990 com a formação que retoma agora os trabalhos.

Retoma os trabalhos, entenda-se – é melhor explicar – que os caras voltaram a se reunir como trio para lançar material inédito, pois shows ao vivo sempre rolaram com a formação duo. E no ano passado os caras já começaram em alto nível abrindo pra Nação Zumbi no Festival de São Cristovão. Neste single hora lançado, Tacer está ausente e os guitarras Deon e Paulo Henrique convidaram o batera Cid Clay, para chegar.

Falando propriamente do single, “Versacrum” é uma excelente amostra do estilo que o Lacertae tem já plenamente desenvolvido como algo próprio. A ‘primavera sagrada” desenvolvida na letra por Paulo Henrique, é uma linda elegia dos cruzamentos entre natureza e cultura. O que de algum modo vem muito a calhar com a volta da banda às produções inéditas, pois traz-nos a força e o frescor do florescer e frutificar presente nesta estação e no som que a banda desenvolve a quase 30 anos.

A capa do single é do artista plástico Gildécio Costaeira, irmão do Deon, que tem como inspiração fundamental para sua arte a natureza buscada em eras antiquíssimas e traçadas através de cores fortes. E é do artista também, as famosas capas das lendárias demos lançadas pela banda nos anos 90. E dessa forma também notamos o quanto tudo conflui para essa volta primeva de algo que já é antigo – na velocidade em que vivemos – mas que chega com a força do renascer e do preservar-se integramente natural.

Batendo um papo com Paulo Henrique o mesmo nos afirmou que o ano 2018 será de tiros para todos os lados: “a gente vai fazer um EP com 05 músicas. O Tacer está de volta e vamos nos juntar para compor sons novos”. E além disso, vem outros projetos por aí: “Estamos também eu e Deon com um projeto acústico fazendo releituras dos nossos sons dos anos 90”. 

Enfim, saudamos alegremente esse renovar da Lacertae e esperamos os caras aqui em Salvador, o mais rápido possível. Escutem: 

Matérias Relacionadas

Gutierrez: Das ruas sujas cariocas para o Oganpazan – Entrevista

Dudu
5 anos ago

O Paraguaçu é o nosso Mississippi

Carlim
4 anos ago

Electric Hendrix Ensemble convida Pipoquinha

Guilherme Espir
6 anos ago
Sair da versão mobile