Street Figther Mas é o terceiro single lançado pelo saxofonista Kamasi Washington em 2018. O caminho das pedras até Heaven & Earth está terminado.
No dia 09 de abril o saxofonista Kamasi Washington anunciou, através de sua conta pessoal no instagram, o lançamento de um novo álbum em 2018. Revelou se tratar de um projeto cujo conceito se afasta do seu álbum de estréia, The Epic. Heaven & Earth será um álbum duplo, o formato foi escolhido a fim representar a dualidade existencial do músico, conforme explica em sua postagem na rede social.
O lançamento de Street Fighter Mass encerra a fase de promoção do álbum a partir do lançamento em single de algumas de suas faixas. Antes haviam saído as faixas Fists of Fury, cujo título, letra e sonoridade remetem ao uso dos punhos na superação de obstáculos, e a orquestral The Space Travelers Lullaby, sonoridade claramente inspirada no space jazz de Sun Rá.
Street Fighter Mass, sonoramente ao menos, aproxima-se bastante de Fists of Fury. Há destaque na composição do efeito harmônico, muito mais que na melodia e solos instrumentais. O chorus vocal, uma marca das composições de Kamasi, são usados para intensificar momentos da faixa, carregando na dramaticidade. A marcação do tempo forte feita pelo baixo, “envenenado” por um efeito que o leva a soar mais vibrante, reforça a sensação de constante prontidão.
Os segundos finais de Street Fighter Mass são bem confusos devido ao surgimento de um som estranho à composição e que a torna confusa, quase a desfazendo. Essa interferência é causada devido a introdução de trechos dos efeitos sonoros do jogo de vídeo game Street Fighter, febre entre os adolescentes dos anos 90.
Kamasi Washington foi um desses adolescentes viciados no jogo, revelando-nos inclusive seu desejo de se tornar um gamer profissional. Taí uma situação em que a não realização do sonho de infância teve um lado positivo. O mundo perdeu um gamer mas ganhou um músico de primeira ordem. Contudo a ligação com o mundo do video game ainda é forte, não a toa Kamasi resolveu prestar homenagem aos arcades, compondo essa faixa. Confira a nota postada pelo músico em sua conta no instagram sobre a faixa:
Heaven and Earth (2018) será lançado no dia 22/6 e promete ser outro álbum ícone do jazz feito nos anos 2000, tal qual The Épic (2015).