Oganpazan
Destaque, dr john, Johnny Winter, Macrocefalia Musical, Resenha

Johnnny Winter e Dr. John: Blues em Jam Session na Suécia

johnny-winter-e-dr-john

Johnny Winter e Dr. John, juntos numa jam session grava na Suécia, para um especial de TV.

Acredito que a música seja feita de nomes que apreciem o ato verdadeiro de tocar. Tocar também envolve a arte do encontro. Encontrar um músico diferente e ver o que pode sair daquela reunião inesperada é uma forma de desafiar e se desafiar ao mesmo tempo.

Gosto muito de escutar discos com improviso e jam sessions, justamente por essa abordagem mais relaxada que o formato propicia. Exatamente nessas condições, foram gravados discos bastante interessantes, onde é possível desfrutar de embates épicos.

Um dos meus favoritos é a Jam session que o Johnny Winter Gravou com Dr. John. Dois pilares do Blues, mostrando todo seu domínio e repertório para fazer música. É uma ciência que no fim das contas diferencia “o cara” de apenas ”mais um”, alcunha que definitivamente não serve para definir toda a importância sônica que Johnny Winter e Dr. John, possuem, pensando na história do groove.

Johnny Winter

O Blues era a trilha sonora de sua vida, quanto mais pesado e cascudo ficava, mais o guitarrista sofria com seus excessos ao longo da década de setenta e oitenta. Foi dentro desse caos que Winter exorcizou seus demônios na guitarra slide, numa época que a heroína era intrínseca  a sua musica, mas os farelos em flocos perderam para o Blues texano.

Dr. John

O segundo também apreciava os aditivos e fez valer sua estadia na psicodélica São Francisco, no fim dos anos 60. Depois que o período de experimentação passou, o pianista (de nome Malcolm John Rebennack Jr.) voltou para o lugar de onde ela nunca deveria ter saído: New Orleans, sua terra natal.

Em comum, surge o vocabulário do Blues, só que a abordagem de cada um deles é completamente diferente entre si. Foi justamente essa característica que deu o tom para a jam que coloca Johnny Winter e Dr. John somando no groove.

Line Up:
Dr. John (piano/vocal)
Johhny Winter (guitarra/vocal)
Jon Parish (baixo/gaita)
Brian Russel (guitarra)
Terry Clark (bateria)

Track List:
”Right Place Wrong Time”
”Johnny Be Good”
”Junior Parker’s Song”
”Talk To Your Daughter”
”You Lie Too Much”
”She Doesn’t Mean Mistreated”
”Tipitina”
”Such A Night”

Johnny Winter e Dr. John

O único problema com desse encontro, é que este PIB (produto interno Blueseiro), é difícil de encontrar em formato físico. Ainda bem que existe a internet para pelo menos poder reparar esse erro de acesso e nos brindar com mais de 50 minutos de história.

Entre clássicos do reverendo John, covers que se tornaram standards na Firebird de Winter e outros standards do Blues/R&B, depois do play o ouvinte tem a oportunidade de observar dois gênios, sentados, apenas revisitando suas próprias influências e mostrando um exímio conhecimento da música popular norte americana.

O entrosamento entre os dois atingiu um nível especial na noite do dia 23 de novembro de 1983 e não dava pra ficar sentado na hora do solo. Entre um cigarro e outro, rolou até Chuck Berry, enquanto o piano mais classudo de New Orleans mostra intersecções com os riffs de Johnny Winter.

O groove de “Right Place, Wrong Time” é um daqueles dignos de deixar rolando por 2 horas, com tranquilidade.

Matérias Relacionadas

The Descendants of Mike and Phoebe, Spike Lee e sua genealogia!

Danilo
3 anos ago

Nervosa se mostra revigorada em novo álbum

Tom Siqueira
4 anos ago

nILL e O Resgate do Maestro, a tradição negra é a complexidade!

Danilo
1 ano ago
Sair da versão mobile