Steady Grovin’ – The Blue Note Groove Sides resume um pouco da produção do guitarrista John Scofield na década de 90.
É no mínimo desafiador escolher apenas um disco na discografia de John Scofield. Guitarrista norte americano do mais alto gabarito – além de requisitado sideman – o cidadão ainda nutre uma belíssima, longeva e prolífica carreira solo.
A experiência adquirida ao lado de gigantes como Miles Davis, Chet Baker, George Duke e Billy Cobhan, com certeza serviu para que John alçasse voos audaciosos e criativos, também sozinho. Com uma carreira de mais de 40 anos, o groove é abordado por seu cancioneiro das mais diversas maneiras dentro do amplo espectro da música norte americana.
John Scofield – Blue Note
O Jazz está sempre na pauta em seus eletrificados sets, mas um dos traços que diferencia Sco de outros contemporâneos é sua capacidade de groovar em qualquer situação. Seja tocando Jazz ou fazendo um gancho com referências de música indiana, sua abordagem está sempre pautada no swing, algo que acaba agregando em termos de experiência de escuta, pois essa acidez propicia caminhos muito interessante em termos rítmicos, oportunidades musicais que John deve apreciar, ainda mais pensando em improvisação.
Como é difícil pincelar apenas um disco em sua discografia, penso que a compilação “Steady Groovin’ – The Blue Note Groove Sides” – lançada via Blue Note Records – seja uma boa porta de entrada. Liberada em setembro de 2000, esse registrou compila alguns dos lançamentos de Scofield no selo americano (como líder), com foco na produção que compreendeu 1990 e 1995, um de seus períodos mais férteis.
Steady Grovin’ – The Blue Note Groove Sides
O recorte dessa compilação é muito interessante, pois engloba os seguintes registros de estúdio:
- “Time On My Hands” – lançado em 1990 (quarteto com Joe Lovano, Charlie Haden e Jack DeJohnette
- “Meant To Be” – lançado em 1991 (com Joe Lovano novamente) e o primeiro registro com Bill Stewart na bateria
- “Grace Under Pressure” – lançado em 1992 (conta com a participação do guitarrista Bill Frisell)
- “What We Do” – lançado em 1993, também com Joe Lovano no saxofone
- “Hand Jive” – lançado em 1994, esse disco conta com Eddie Harris no saxofone
- “I Can See Your House From Here” – lançado também em 94, esse trabalho foi uma colaboração entre Scofield e o quarteto do Pat Metheny à época
- “Groove Elation” – Promovido em 1995, esse disco de estúdio contou com Idris Muhammad na bateria
Track List:
“Kool”
“Do Like Eddie”
“Camp Out”
“Lazy”
“Chariots”
“7th Floor”
“Carlos”
“Bigtop”
“She’s So Lucky”
“Twang”
“Fat Lip”
É um belo resumo para uma década bastante produtiva. Essas gravações também já apresentam uma série de músicos fundamentais, como Randy Brecker, Don Alias, Howard Johnson e tantos outros que Scofield teve a honra de dividir palcos e estúdios, seja como líder ou músico convidado.