Oganpazan
Destaque, Notícias, Sem categoria

Ivan Motosserra em: Novidades Reveladas

Ivan Motosserra anuncia campanha crowdfunding para lançamento do álbum AGoGô através de vidoclipe da faixa Misteriosa Lagoa do Abaeté.

Parte I – Mistério Revelado

Os sinais se espalhavam pelas timelines do facebook, levados pelos compartilhamentos aos confins desta rede social. “Tem coisa boa vindo por aí!”, “Tem coisa boa vindo por aí” 2,  “E vem a porra!! Amanhã!!??”, mensagens espalhadas, exclamações feitas, perguntas lançadas, ganhando contornos oraculares … o que tudo isso queria dizer? Estes posts começaram a pipocar da página oficial da Ivan Motosserra e dos perfis de seus membros no facebook, gerando ansiedade, curiosidade, levando pessoas à insônia! O mistério, meus amigos, inflama o desejo pela descoberta, entorpece a razão, fazendo-nos agir de forma tresloucada na busca pelo desvelamento do que se esconde nas entrelinhas do que é dito oracularmente. Só a revelação aplaca a angustia daquele que quer saber.

Eis que o mistério se revelou e nos colocou diante do frescor da novidade que anuncia a chance de sermos mais que meros espectadores e ouvintes, sejamos parceiros atuando diretamente no nascimento de uma nova obra de arte. Ser uma banda independente dá a esta o direito completo sobre sua criação, porém, acarreta a responsabilidade de arcar com as despesas de produção, gravação, mixagem, prensagem, distribuição dentre outras necessárias para alcançar o grau de qualidade desejável do trabalho realizado. Por isso, participar de projetos de crowfunding de artistas cujo trabalho vocês curtem é vital para que a obra destes se concretize. Ajude a fazer proliferar as bandas independentes, assim combatemos a disseminação do rock bunda mole, sabor chuchu que impregna o mainstream.  

Ao revelarem a novidade, que foi amplamente divulgada pelas redes sociais, os Ivans Motosserra convocaram a todos nós, que amamos a cena musical undergound baiana, a participar ativamente do seu fortalecimento. Tornar possível que o trabalho de uma banda desse segmento ganhe vida consiste em fazer algo de concreto para que essa não seja uma cena morta.

Contudo, devemos ter em conta a legitimidade em se querer patrocinar uma banda que valha a pena, cujo som te faça levantar a cabeça, sentir aquela sensação diferente, misto de tesão e espanto. Por isso a divulgação do crowfunding foi realizada através de um videoclipe da faixa “Misteriosa Lagoa do Abaeté”, que fará parte do álbum AGoGô.

Parte 2 – Os Motivos de Apoiar Este Projeto

Esta música atesta que você está contribuindo para o lançamento de um álbum de sonoridade selvagem, alucinógeno, localizado a quilômetros de distância do lugar comum que é o som de incontáveis bandas em atividade por aí, mesmo no cenário independente. Vamos além, trata-se de um banda que se atreve a encarar de frente o árduo desafio de sobreviver fazendo músicas autorais, num nicho musical ainda pouco disseminado no Brasil. Quantas bandas você conhece que sintetizam em sua sonoridade surf music, psichobilly, psicodelismo, punk rock, salsa e outros ritmos latinos e cuja melhor denominação que puderam dar a esse amalgama é surftrash?

Acrescente a isso tudo a promessa de invocar das profundezas do inferno Lux Interior durante o show de lançamento oficial do álbum AGoGô e temos ai motivos de sobra pra você adquirir um dos kits que fazem parte desse projeto. 

Embora seja um vídeo-divulgação, existem elementos próprios de um videoclipe autoral presentes, característica que torna o vídeo mais do que uma simples peça publicitária. A começar por se trazer a faixa Misteriosa Lagoa do Abaeté, música inédita, que fará parte do novo álbum.Pra entender meu ponto vou descrever o vídeo, mesmo que ao final do texto, caso você tenha saco pra chegar lá, vocês o encontrem para assistir. 

Parte 3 – Não É Apenas Uma Peça Publicitária

Câmera focada no Farol de Itapuã, capturando a imagem de baixo para cima, ouve-se os sons da praia quando de repente um som de guitarra e um rosto charmoso aparece tapando a imagem inicial. Surge o nome da banda e o link de acesso ao projeto crowdfunding da banda no benfeitoria. Segue o vídeo com tomadas da banda tocando na pria, de frente para o farol.

Corta para Ivan, sim Ivan Motosserra encarnado, sentando numa mesa tomando cerveja. Eis que Ivan mostra um cartaz apresentando o projeto. Corta mais uma vez pra banda, quando volta pra Ivan este segura novo cartaz contendo nova informação sobre o projeto. Essa dinâmica continua, sempre trazendo cartaz com nova informação enquanto a pilha de garrafas aumenta na mesa. A música ganha mais swing, notas longas em slide convergem com o estado de embriagues  de Ivan, que é surpreendido por um spear (golpe muito utilizado na luta livre de entretenimento) aplicado por Rogério. 

Embora o objetivo da Ivan Motosserra seja divulgar seu projeto crowfunding, a propaganda não é o eixo sob o qual toda a trama gira. Logo de início vemos um recurso muito utilizado num determinado seguimento do cinema para dar partida à história, criar a atmosfera sob a qual a história irá se desenvolver. Claro que devemos guardar as devidas proporções, já que nesse caso trata-se de um vídeo de curta duração. 

O anúncio do link benfeitoria.com/ivanmotosserra na abertura não se destaca, apresentam-no quase subliminarmente. Quando a banda surge nos deparamos com uma cena corriqueira em videoclipes, uma banda tocando. Então vem novo corte e introduz a cena em que Ivan está sentado na mesa do bar e a partir daí uma narrativa se constrói. Acompanhamos simultaneamente duas histórias, a banda executando a música e o dia de Ivan na mesa da barraca na praia. A passagem do tempo nos é dada pelo transcorrer da faixa juntamente com outros elementos, como o aumento do número de garrafas na mesa e a mudança no visual e alteração do estado de consciência de Ivan. 

Faltou algo? Apenas ressaltar a inserção das informações sobre o projeto, feita nas fichas mostradas por Ivan ao longo do vídeo. A intensão desta análise  consiste em mostrar que a divulgação é feita num videoclipe de banda e não num vídeo de divulgação no sentido comum da coisa. É o que faz deste vídeoclipe uma obra que continuará tendo relevância e terá motivos para ser assistido mesmo após o término dessa campanha. 

Participe, acesse os links abaixo para obter mais informações e aderir à campanha:

Adquira o seu KIT em: benfeitoria.com/ivanmotosserra

Saiba mais em: facebook.com/ivanmotosserrasurftrash

Participe dessa Campanha e faça parte de nossa história, vamos juntos ressuscitar LUX INTERIORRRRRR…

Música: Misteriosa Lagoa do Abaeté (Rogério Glagliano – IVAN MOTOSSERA SURF&TRASH)

Video: Alexandre Tosto

Matérias Relacionadas

Beatbass Hightech lança BBHTape Vol.02, sujeira…

Danilo
4 anos ago

Ravi Lobo “Manda Buscar” um futuro melhor para as crianças junto à Cronista do Morro?

Danilo
3 anos ago

Se você é funkeiro quero ver mexer no Baile (2021) do FBC!

Raphael Garcez
3 anos ago
Sair da versão mobile