Iggy Pop e Dr. Loonie Smith juntos numa versão de Sunshine Superman do Donovan. Esta é uma das surpresas de Beathe, novo álbum do mestre do jazz.
Iggy Pop, a lenda do punk, numa parceria com a lenda do jazz Dr. Lonnie Smith! Improvável? Sim, mas aconteceu, é real! A prova está disponível em todas as plataformas de streaming, a versão da dupla de lendas para o hit Sunshine Supermen do Donovan. (Confira aqui a versão original) Está é uma das colaborações de Iggy para o novo álbum de Lonnie Smith intitulado Breathe.
Iggy e Lonnie criam uma atmosfera aconchegante, imergindo o ouvinte na suavidade das camadas sonoras criadas entre a voz de Iggy, quase sussurrada, mas com a energia punk ao fundo, e o órgão de Smith conduzindo a música, uma bússola que orienta os demais músicos. Conseguem recriar o single de 1966 mantendo sua identidade, porém, expandindo as suas possibilidades.
Inusitado o modo como os músicos estabeleceram o vínculo que resultou na parceria. Ambos compartilham o fato de residir no mesmo estado, a Flórida. Iggy mora em Miami, Lonnie em Fort Lauderdale. E foi numa dessas coincidências da vida que eles se encontraram. Conforme disse Lonnie Smith para a revista Rolling Stone:
“Eu estava tocando com meu trio no Arts Garage em Delray Beach, na Flórida. Foi quando Iggy passou e disse que queria tocar com a gente. Eu deixei ele tocar e o cara adorou. Ele curtiu demais tocar com a gente. Foi daí que pensamos gravar algumas músicas juntos, então pegamos meu trio para ser nossa banda de apoio e a parceria funcionou muito bem.”
Por falar no trio do Dr. Lonnies Smith, vamos a ele. A guitarra fica sob a tutela de Jonathan Kreisberg, por trás da bateria outro Jonathan, o Blake e a percussão está nas mãos de Richard Bravo. Bom, além da já citada música do Donovan, Iggy Pop gravou com Lonnie e seu trio o single Why Can´t We Live Together, lançado em1972 e de autoria de Timmy Thomas. Confira aqui a versão original.
As colaborações de Iggy fecham o setlist de Breathe, que terá oito faixas. A produção do álbum ficou a cargo de Don Was. As outras seis músicas foram escolhidas a partir do show de 75 anos de Lonnie Smith que rolou no Jazz Standard em Nova York em 2017.
Breathe já tem data de lançamento, 26 de março. Como não poderia deixar de ser o lançamento é pelo mais importante selo de jazz o Blue Note. Lonnie retornou ao selo em 2015, onde gravou importantes álbuns de sua discografia na década de 60 e 70. Lonnie Smith se diz feliz por lançar mais esse trabalho pelo Blue Note. Destacando a liberdade dada pelo selo para que ele possa compor suas músicas ao seu modo.
Aproveite a oportunidade ouça o resultado desse encontro entre a lenda do punk e a lenda do jazz. Tire suas próprias conclusões e fique ainda mais ansioso ou ansiosa para a chegada de 26 de março para ouvir o álbum completo.
Mais sobre jazz no Oganpazan clique na frase abaixo:
AQUI JAZZ