Oganpazan
Área Punk, Destaque, Música, Resenha

Excluídos estarão pela primeira vez em Salvador

Excluídos se apresentam pela primeira vez em Salvador no evento Matinê Hardcore organizado pelo coletivo punk/hardcore local Saco de Vacilo. 

Nostalgia, tietagem e referência punk 

Cartaz por: Thainá Dauybe (@tdayube)

Na mensagem de divulgação da próxima edição do Matinê Hardcore, festa organizada pelo coletivo punk/hardcore soteropolitano Saco de Vacilo, os caras anunciam emocionados a vinda dos Excluídos para Salvador.

Deixa eu compartilhar esse momento com vocês para que possam entender a importância desse acontecimento pros caras:

“Sabe aquele sonho de adolescente nunca realizado? Estamos aqui para dizer que nunca é tarde para ele se concretizar.

Nosso bonde de moleques bestas e sonhadores vivia a pensar no dia que seria possível por uma lágrima no rosto e curtir uma das melhores bandas de punk rock nacional. Ficamos velhos, mas ainda existe lápis de olho suficiente para fazermos isso, o detalhe era: quando poderíamos ver os Excluídos em nossa cidade. Pois bem, esse dia chegou”.

Pegaram a visão do que esse show dos Excluídos representa pra esses, hoje, marmanjos!? Pela descrição estou esperando uma recepção pegada beatlemania, aquele monte de homem véi retomando o espírito adolescente, se esguelhando e  se descabelando (os que ainda tem cabelos, claro) enquanto os Excluídos entram no Blá, Blá, Blá!

Bom, caso você seja de Salvador e frequente a night riovermelhense, você já foi, ou ao menos ouviu falar, do Blá, Blá, Blá! Casa de show sediada no bairro mais boêmio de Salvador e onde rola essa edição do Matinê Hardcore no próximo sábado dia 04 de novembro, a partir das 16 horas.

Além dos Excluídos, apresentam-se Macumba Love, Draga, que aliás faz sua primeira apresentação desde sua recente formação, e os Antiporcos. Atenção pra esta última, pois os caras se reúnem pela primeira vez desde sua aposentadoria. Vamos conhecer um pouco das bandas. 

Antiporcos

Aos Antiporcos aí! Da esquerda pra direita: Dudu, Pelegrini, Sérgio e Tripa.

Eu tou indo pra essa edição da Matinê Hardcore movido pelo mesmo sentimento dos caras do Saco de Vacilo com relação aos Excluídos. Diferimos apenas na causa desse sentimento, no meu caso é esse show de reunião dos Antiporcos.

A banda estava entre aquelas da cena independente e underground soteropolitana que entregavam um show intenso e cheio de energia.

Confesso, pessoalmente me frustrei com o fim da banda. Os caras vinham de bons lançamentos, foram 4 EP´s lançados entre 2016 e 2020, que sugiro a vocês ouvirem na sua plataforma de streaming preferida, estão todos disponíveis lá.

Os Antiporcos dominavam a forma de fazer música punk/hardcore!! Som veloz, agressivo, coeso e direto! Sem falar do engajamento político com letras críticas, intuitivas, preocupadas em costurar questões políticas, sociais e culturais.

O futebol, uma paixão em comum entre os integrantes da banda, que vai até a paixão pelos seus clubes, Dudu e Tripa são Vitória, Paulo e Pelegrini Baêa, surge como catalizador dos temas discutidos em suas letras.

Vai ser bom poder conferir os Antiporcos ao vivo mais uma vez!!

Os Antiporcos são:

Guitarra: Paulo Sérgio 
Bateria: TP77 
Baixo: Pellegrini 
Vocal: Dudu 

Mais dos Antiporcos no Oganpazan:

Antiporcos, Enquanto Houver Injustiça Estaremos no Front (EP) 2016

Antiporcos, Seguimos no Front (2017)

Antiporcos, Contra o Genocídio do Povo Negro (2018)

Antiporcos contra o futebol moderno

Macumba Love

Macumba Love.

Banda de formação em power trio surgida em Salvador no início da década de dez deste terceiro milênio alucinante, inspirada pelo movimento Riot Grrrl! que reinvidica, através, da música o espaço e o reconhecimento das mulheres na sociedade. Tendo à frente a incansável e imbatível Kathleen Hanna, da Bikini Kill, Julie Ruim e Le Tigre.

Aliás as três integrantes da Macumba Love, a batera Leila Grave, as guitarristas e vocalistas Emilia Nunez e Joanna Orrico, foram diretamente influenciadas, tanto política, quanto musicalmente pela Kathleen e as bandas que formou, bem como outras bandas alinhadas com essa perspectiva estética e política, tais como Sleater-Kinney, L7, Veruca Salt, Hole, Dominatrix, The Biggs, Bulimia e por aí vai.

Pra nossa tristeza a banda tem apenas uma música lançada, Meninassaura, que saiu na coletânea Ruído Rosa – Sessions Vol1. Sugiro que você dê o play e confira todo poder da banda:

E você pode conhecer em detalhes a trajetória da Macumba Love lendo a entrevista feita pelo coletivo Minas que Fortalecem aqui para o Oganpazan, basta clicar no link que segue abaixo:

Bate-papo que fortalece: entrevista com Leila Grave

Macumba Love é:

Leila Grave – Bateria
Emilia Nunez – Guitarra/Voz
Joanna Orrico – Guitarra/Voz

Excluídos

Excluídos.

Banda veterana surgida em São Paulo nos idos de 1998, portanto, na estrada há mais de vinte anos, os Excluídos fazem um som pautado por referências do punk rock classicudo inglês do final dos anos 70. Bandas como Buzzcocks, The Addicts, Toy Dolls, The Clash, Stiff Little Fingers e afins são fonte inesgotável de inspiração para os caras.

Os Excluídos lançaram três álbuns de estúdio ao longo de sua longa trajetória. O primeiro deles logo no início da banda, em 2002, intitulado Antes de TudoNo meio do caminho, no glorioso ano do Sete A Um, também conhecido como 2014, veio o segundo álbum, Meus Dilemas. E recentemente mandaram veio o álbum Filhos da Desilusão de 2022.

Lançaram ainda um quarto álbum, gravado ao vivo no Estúdio Showlivre, em 2023. Portanto, caso você ainda não tenha ouvido nada da banda, sugiro ouvir os três álbuns para ter uma noção, através dos álbuns, sobre a banda e sua diferentes fases. Bom, caso você não seja nerd de música que nem a gente, só vai ao show, garanto que você vai se divertir conferindo os caras ao vivo. 

Os caras chegam a Salvador depois de visitar o interior do nosso estado com shows em Vitória da Conquista e Itabuna, pra encarar um público ansioso pra conferir esse show in loco, que está com a expectativa lá em cima e com boa parte desejando avidamente por ver os Excluídos ao vivo desde quando eram adolescentes ranhetos idealizando seus ídolos.

Esperemos que mais de vinte anos de estrada tenham gerado experiência suficiente pra lidar com essa galera!!

Excluídos são:

Ronaldo Lopes – Vocais e Guitarra

Caio Klasing – Baixo e Backing Vocals

André Larcher – Guitarra e Backing Vocals

Raphael Menuzzo – Bateria

Bom, depois desse giro, ao menos você não vai chegar na Matinê deste sabadão no modo aleatório. Agora você tem ao menos uma base sob a qual se apoiar com esse giro rápido que demos nas bandas que compõem o line up da festa. 

Repassem mais uma vez as informações essenciais pra você não comer mosca e chegar atrasado ou perder a data da festa:

Matinê Hardcore

Com as bandas:

Excluídos (SP)
Antiporcos (Show de reunião)
Macumba Love
Draga (Show de estréia)

Data: 04/11 (Sábado)
Horário: 16:00 horas
Local: Blá! Blá! Blá! (Rua do Meio, 141, Rio Vermelho)
Ingresso: R$ 30,00

Matérias Relacionadas

Sampha Lahai Sisay e a música como instrumento de cura

Guilherme Espir
2 anos ago

Vivendo de Música – Alvaro Réu

Danilo
10 anos ago

O Kamaal Williams gravou um EP que parece sorvete de creme

Guilherme Espir
1 ano ago
Sair da versão mobile