Hardcore através de 10 bandas que nos mostram a riqueza para além do binômio EUA/Europa, uma volta ao mundo em 10 bandas!
O hardcore/punk é mágico, ele rompe qualquer tipo de barreira e como um verdadeiro vírus se alastra infectando as mais diversas pessoas e comunidades ao redor do mundo.
Há uma falsa ilusão que o hardcore/punk é um gênero que apenas fica ali entre os Estados Unidos e a Europa, excluindo assim os mais diversos representantes pelo mundo. Seria um trabalho de décadas listar parte da cena hardcore / punk mundial, na verdade seria papo de edições e mais edições desse livro. Por isso, bolamos uma listinha básica com 10 bandas punk / hardcore ao redor do mundo apenas para fazer uma breve introdução a vocês, esperando que mergulhem nesse mundo hardcore / punk fora do eixo norteamericano e europeu. Vamos lá?
1. The A.C.A.B (Malásia)
Começaremos com uma banda da Malásia que acho sensacional, The A.C.A.B. Conheci The A.C.A.B através do meu parceiro TP77, e de pronto pirei na banda.
Os caras mandam um som Oi!, mas cheio de melodias, beirando o powerpop. A banda é tão boa que cheguei a gravar uma versão de uma das músicas deles na banda que eu tocava, vale muito a audição.
2. Liberties (Austrália)
A Liberties é uma banda que segue uma linha mais presada no hardcore, com influências no metal desde o solo até os riffs mais pesados.
Liberties é moshpit garantido!
3. Yellow Machinegun (Japão)
Já que estamos falando de brutalidade, o que falar dessas 03 meninas que simplesmente bagaçavam tudo na década de 90? O Yellow Machinegun fez tanto barulho que seu som reverberou pelo mundo, com muito peso e distorção.
4. The Geeks (Coreia do Sul)
E definitivamente a Asia é o continente mais foda do planeta em termos de hardcore/punk. Além de ter diversas bandas de altíssima qualidade, o continente asiático proporciona uma diversidade de sons dentro do próprio hardcore / punk.
The Geeks, da Coreia do Sul, por exemplo, faz aquele hardcore youth crew que amamos!!!! Os caras são um dos pioneiros da cena sul-coreana e vale muito à pena vocês pararem para ouvir.
5. 1000 Travels of Jawaharlal (Japão)
Se a Ásia é foda vey!!!!
Uma das melhores bandas do planeta está lá, o 1000 Travels of Jawaharlal. Esqueça tudo que você pensa que sabe sobre post-hardcore / emo, essa banda aqui leciona sobre o estilo de uma forma que você nunca mais vai deixar de ouvir.
6. Vivisick (Japão)
E como eu disse a cena dos caras é bem diversa, no próprio Japão podemos ter representante como o 1000 Travels e essa bagaceira aqui que é o Vivisick!
Vivisick já é uma banda mais conhecida aqui no Brasil, pela sua relação com o selo Läjä Records, inclusive tive o prazer de ver o show dos caras aqui em Salvador, em uma tour que eles fizeram pelo Brasil.
Os Japa são tudo locão e mandam aquele hardcore já caindo pro thrashcore e surfando no grind, powerviolence e saporra toda ai.
7. Struggle Session (China)
Outra banda asiática que pintou aqui por Salvador foi a Struggle Session, que fez uma apresentação em um Buk Porão ensandecido!!!
A banda fez uma tour grandona pela latinoamerica e tivemos o prazer de recepciona-los em nossa cidade. Como retribuição, muito grindcore/powerviolence pra noiz!
8. TCIYF (Africa do Sul)
Da África quem vem balançando tudo são os skatistas da TCIYF. A banda é de Soweto e tem um groove daqueles!!!!
9. Before Crush (Angola)
Nossos irmãos angolanos do Before Crush mandam muito bem no metal/hardcore, aquela mesma coisa de riffs, solos e muita pancadaria sonora.
10. Dir Yassin (Israel)
Pra finalizar uma banda sensacional de Israel, Dir Yassin.
Conheci essa banda através de meu amigo Antônio Loula (Entorte Discos), quando fazíamos parte do Coletivo Nossas Mãos. Geral do coletivo curtiu tanto essa banda que começamos a piratear dos discos deles.
-Hardcore pelo mundo, Bolodoido Musical pique Julio Verne!
Por Dudu