O Hardcore Ceará é a nova parada da tour da Bolodoido Musical pelos cenários nordestinos, aqui de Costa a Costa, do melódico ao trash!
Depois de um rolezinho por Rio Grande do Norte, seguimos para o Ceará: Dinheiro, sexo, drogas e violência de costa a costa, não tem como falar de Fortaleza e não lembrar do Costa a Costa e sua chuva de realidade, indo de encontro a propaganda do Governo do Estado.
É violenta, e isso se reflete em muitas das bandas hardcore locais, bem pesadas e diretonas. Mas, tem o lance de ser um litoral bonito, cenário perfeito para bandas hardcore melódico, vinculadas ao skate e surf.
1. Switch Stance
E começaremos nossa listinha justamente com uma banda hardcore melódico, que desde o nome já podemos perceber essa ligação com o skate.
Vi um show do Switch Stance aqui em Salvador e pirei!!! Não lembro direito qual foi o evento, mas acho que foi na Blue House. Caralho que pegada, que banda foda!!!
Uma das músicas que mais gosto dos caras, bem como o clipe, é a faixa “Sempre Sincero”, do disco Aquela Estrada.
2. Vingança
Partindo para brutalidade do Hardcore Ceará que citei no início desse texto, tem a excelente e fundamental Vingaça.
Uma das melhores bandas thrashcore já surgiram no Nordeste. Lançaram o EP Hora do Herói Cair, espancaram a mente dos ouvintes e simplesmente se foram.
Mas essa contribuição deixada vale bem mais que muita discografia chata por ai. Uma paulada em som e em letras.
3. Facada
Na verdade, Fortaleza sempre exportou muitas bandas fodas na linha thrash ou grind, uma das mais clássicas é o Facada.
Shows insanos, discos muito bem produzidos e um nome gravado dentre as melhores bandas grind do país…não não, DO MUNDO!
Bota o capacete porra!!!
4. Afronta
Bota o capacete e não tira, que a nova safra do Hardcore Ceará não deve nada. Cês já ouviram falar da Afronta? Procurem conhecer!!!!
Já falamos um pouco aqui na coluna sobre a vocal, Thuany, no rolé que fizemos na Paraíba. Agora ela destila vocais agressivos no Ceará.
Elas saíram num Split com as paulistas da Eskröta, muito bem produzido e só pancada. É chuva de socos sonoros para todos os lados, estou até azoado.
5. Californian Dreams
Preciso respirar agora…a sequência acima foi bruta! Voltemos ao melódico…
Californian Dreams faz aquela linha melódica do Hardcore Ceará, mas com pitadas nervosas, um vocal não tão melódico assim, se é que me entendem. Se não entendem, assiste o vídeo dos caras ao vivo no Garage Sounds.
6. Lemori
Seguimos na melodiqueira com Lemori, outra das boas bandas hardcore melódico cearense, com uma produça foda também e bem na linha tradicional mesmo do hardcore melódico.
7. Damn Youth
Tá, mas vamos voltar a equilibrar o bagunho por aqui, pois Fortaleza será sempre essa eterna dualidade Calmaria x Agressividade.
Do lado da agressividade sonora apresentamos Damn Youth.
THRAAAAAAAAAAASH PORRA!!! Balança o cabelo aí caraí!
8. Piron Hero
Uma das bandas mais clássicas da cena melódica cearense, isso aqui é simplesmente o suprassumo do hardcore melódico. Putaquepariu, que banda foda!!!
9. Repressão X
Como tudo tem um começo, essa aqui foi a primeira banda cearense, Repressão X.
O som abaixo foi retirado da demo tape gravada na década de 80, respeito a quem desbravou a porra toda. Sem dúvidas para chegar em todas as bandas citadas anteriormente, foi fundamental ter bandas como o Repressão X.
10. Skate Pirata
Uma banda punk rock talvez bem injustiçada é o Skate Pirata. Não gosto nem de usar esse termo injustiça, mas porra…Skate Pirata é tão foda que merecia ter tido uma divulgação maior, ter alcançado mais pessoas.
As músicas que estão no Split com o Cidade Cemitério (DF) mesmo, caralho…são verdadeiros clássicos do punk nacional, a banda é muito foda!!!
De verdade… vocês tem obrigação de ouvir isso, é tipo dever de casa, saca?
Como bônus vou deixar uma apresentação da Skate Pirata no DCE da UFC, sintam esse vigor punk!
-Hardcore Ceará, Bolodoido musical de costa a costa.
Por Dudu