Oganpazan
Destaque, Notícias

Haikass Lança Inimigos: Influência ou Cópia?

Haikass lançou hoje Inimigos na iminência de seu álbum auto intitulado Teto-Baixo. Porém uma questão ficou estar no ar: Influência ou Cópia?

Por Sereno Mendes

Hoje, ao acessar pela primeira vez no dia o facebook, fui acometido por uma enorme surpresa. Um site brasileiro especializado em rap havia postado um novo single de um dos grupos nacionais mais ouvidos dos últimos anos. Devo confessar que não sou caçador de novidades e nem costumo escutar/garimpar tudo o que a cena produz de imediato. Sigo outra estratégia: espero a euforia em torno dos lançamentos baixar e só então me predisponho a ouvir. Acho que desta forma sofro menos  influência ao consumir a obra. Mas, por alguma razão cliquei na matéria e fui direto escutar a música. Daí emerge um sentimento de incredulidade em mim e passo a me perguntar, “É isso mesmo, véi!? Estou escutando uma fotocópia, um remix, uma versão autorizada? Que porra é essa que acabei de ouvir???!”. A música em questão é “Inimigos” do grupo Haikass, mas ela inacreditavelmente me soou bastante familiar…

O que é óbvio já que acompanho com bastante avidez a cena Tuga há muitos anos motivo pelo qual o reconhecimento foi imediato. Já que há pouco mais de um ano, na sua ultima mixtape, o rapper cabo-verdiano NGA,  havia soltado algo que digamos, tem o mesmíssimo DNA lírico, inclusive com versos IDÊNTICOS. A música do Haikass, começa com a fala, se não me engano, de um dos membros da banca do NGA, o Monsta. E na descrição do vídeo postado no youtube, o pessoal do Haikass manda um salve pro próprio NGA. Fica então uma interrogação: isso é influência ou é cópia? Tirem vocês suas próprias conclusões…

Ficha Técnica do Lyric Vídeo, por sinal excelente de Inimigo:

Videolyric oficial da musica “INIMIGOS” de autoria do grupo Haikaiss, dirigido por JAY POSSIBILITE, produzido por Andre Nine (9studios)
Gravado e mixado por André Nine,
Masterizado por Brendan Duffey.

Uma Produção Afro Digital
Realização | Johel Almeida
Dir. Fotografia | Haroldo Correia
Imagem e Montagem | Johel Almeida
Pós-Produção | Joel Almeida

Produção Musical: Yung Shun

Matérias Relacionadas

TRAVÖ (2021), Galf AC & Giallo Point, collab internacional do amargo!

Danilo
3 anos ago

Por motivos de força menor a Jam no Mam será interrompida

Carlim
10 anos ago

As novas fronteiras sonoras do Azymuth

Guilherme Espir
11 meses ago
Sair da versão mobile