Oganpazan
Destaque, Discos, Música, Resenha

Gil Daltro & Galf AC – Projeto Vapor parte 1(2018) “Segura o Queixo”

Gil Daltro & Galf AC lançam a primeira parte do projeto Vapor, que ainda terá mais duas partes, misturando temas/sonoridades em high quality

Parcerias podem ocorrer por motivos e interesses diversos, hoje aqui no Brasil já é possível compra-las, transformando o contato artístico num mero negócio. É essa a última contribuição do rap para o sucesso do business, e se a escolha não pode ser julgada ilegal afinal e hoje mais do nunca, vale tudo por dinheiro.

Porém, nem todos estão dispostos a vender-se ou  para ser mais especifico, nem todos estão afim de se transformar em um mero produto. E fruto de uma parceria orgânica e potente, Gil Daltro e Galf AC, soltam em forma de produto musical a essência de suas vivências e experiências musicais.

Ex integrates da Fraternidade Maus Elementos, os dois rappers são oriundos da cena hardcore na cidade do Salvador. Galf AC tendo parte da sua educação sentimental iniciada no Grindcore soteropolitano como desvendamos aqui. Já Gil Daltro iniciou seus trampos na cena hardcore com a banda Ocarina

A migração para a cena rap se deu com cada um encontrando o seu caminho e por vias distintas, no entanto, a indignação e a consciência politica dos dois rappers manteve-se integra e foi na banca da Fraternidade que os caras se encontraram. Com a saída dos dois do grupo a amizade e a afinidade musical permaneceram o que nos leva ao motivo de estarmos aqui.

O nome do encontro/projeto artístico dos caras é Vapor e no dia 14/02 eles soltaram o primeiro produto, a música “Invade no Groove” que ganhou um videoclipe gangueiro espirito pagodão. A direção do audio visual ficou por conta do diretor Marcelo Ferreira, que captou as imagens durante a icônica festa de Iemanjá, no verdadeiro espirito festa de largo.

A música que propõem o cruzamento musical entre o pagodão e o rap, é fruto do pioneirismo do produtor soteropolitano Calibre, que já faz um tempo vem produzindo o que vem sendo chamado Trapagodão!

Ontem os caras soltaram as duas outras faixas que compõem a primeira parte do projeto Vapor (2018), são elas “Quem vai nos parar” & “Má Fama (derrama)”, as duas com produção do próprio Gil Daltro. O mc que também é beatmaker e que teve recentemente seis músicas de sua autoria incluída no programa americano Texas Metal, mostra aqui a razão do seu trabalho estar rompendo as fronteiras nacionais. 

Em “Quem vai nos parar” por cima de um beat cadenciado os manos rimam sobre a correria, sobre suas vivências, sobre as contradições entre fazer arte por amor e ao mesmo tempo querer alcançar dignidade econômica. Algo que sempre foi importante no debate sobre autenticidade artística, é aqui muito bem explorado pela dupla. Em tempos onde vivemos uma falsa dicotomia, entre amor pela arte x fazer dinheiro, é aqui pulverizada pela afirmação poética do que já deveria ser uma premissa do rap nacional: “Um por amor, dois pelo dinheiro…”. Mas talvez isso seja pedir muito numa época onde a mediocridade e a vulgaridade intelectual é rainha!

Fechando essa trinca, “Má Fama (derrama)” é o destaque, seja pelo excelente beat, seja pela força das rimas da dupla que não deixam pedra sobre pedra, na hora de escurecer o papo de quem é de fato rua. Galf AC é certamente um dos mc’s mais qualificados da cena e cospe verdade com uma desenvoltura que deveria fazer corar muitos da cena hype BR.

Gil Daltro segue o fluxo com muita qualidade e desvenda bem as armadilhas que cercam a população preta e pobre das nossas cidades. Evidenciando o consumo de drogas que atravessa todos os nossos bairros, a cocaína pura nas coberturas do Corredor da Vitória e as pedras de crack explodindo a poucos quilômetros dali, no Gravatá, na rua e a luz do dia, recebem tratamentos completamente distintos.

A primeira parte do projeto Vapor (2018) tá na rua, chega com uma produção e qualidades impecáveis, como já era de se esperar dado os envolvidos. Resta-nos agora esperar absorvendo a mensagem passada as duas próximas edições, uma marcada para o meio e outra para o final do ano. Além disso, discos solo para esse ano ainda, o que muito nos alegra.

Escutem, compartilhem, divulguem esse excelente projeto do que de melhor o rap BA tem pra oferecer:

Matérias Relacionadas

Graça Braga homenageia a arte negra de Geraldo Filme

admin
2 anos ago

Quando o jazz encontra o metal

Carlim
4 anos ago

Arthur Vinih – Pensamento em Temporal (2019)

Carlim
6 anos ago
Sair da versão mobile