Gil Daltro & Galf AC e a segunda onda de Vapor, a dupla baiano solta o Vol.2 (2020), com três faixas e dois clipes fantásticos!
Enquanto esperamos o interminavél fim da primeira onda do Corona vírus no Brasil, culpa da crueldade genocida do governo federal, artistas se movimentam. Gil Daltro & Galf AC, produziram em meio a pandemia, a segunda onda do projeto Vapor. Iniciado há dois anos atrás com o lançamento do EP Vapor (2018) que apresentava três músicas dessa parceria.
Amizades verdadeiras geram excelentes resultados para a vida, principalmente quando encontramos pessoas com um background parecido com o nosso, gostos, hábitos e interesses. Gil Daltro & Galf AC se fizeram amigos quando o primeiro passou a integrar a Fraternidade Maus Elementos – grupo lendário de Salvador – onde o segundo já se encontrava.
Curiosamente, os dois vem ao rap tendo passado primeiro pela cena hardcore, que incorporam obviamente até hoje em suas vidas. Seja através das ideias, da consciência política, da forma de ataque nas rimas e sobretudo no do it yourself, a dupla carrega dentro da cultura hip-hop bastante da seiva punk/harcore/grind.
O projeto Vapor também encontra os dois redefinindo suas carreiras e projetos. O ano da peste, bateu de frente com os planos de Gil Daltro & Galf AC e viu bicho. Ao invés de paralisarem as atividades num auto lockdown imposto pelas condições sanitárias, buscaram em sua união e amizade se auto fortalecerem. Os baianos – Gil Daltro & Galf AC – se encontraram em Florianópolis em julho desse ano e juntos encetaram várias sessões de estúdio.
Barrunfados de café, energético e ganja Gil Daltro & Galf AC gravaram mais de 30 faixas ao longo de uma semana mais ou menos, das quais 6 farão parte do projeto Vapor, enquanto as outras terão vida no disco solo de Galf AC. Gil Daltro também prepara lançamentos solo no rap e com projetos de hardcore. Ou seja, a segunda onda do Corona vírus pode até não chegar por agora no Brasil, pela incompetência genocida do fascismo, mas a segunda onda de Vapor tá estralando tudo com o hip hop antifa da dupla Gil Daltro & Galf AC.
Gil Daltro é um produtor talentoso e que ancora sua essência no boombap, apesar de estar cada vez mais experimentando outras sonoridades, além de ser um MC de valor também. Galf AC (UGangue) é notadamente um dos melhores MC’s desse país, um dos mais originais e agressivos de que se tem notícia. Gil Daltro & Galf AC são nesse sentido uma junção rica de sonoridades made in rua, produções e flows, rimas agressivas e cheias de ideia.
A faixa de abertura dos trabalhos dessa segunda onda, “Não Entro em Nada” recebeu um excelente video clipe que foi filmado pela equipe sergipana StreetWalker. Gil Daltro & Galf AC são capturados pelas câmeras nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú e no beat do PIG destilam linhas venenosas sobre a atuação dos milicianos federais, as questões de controle da atual fase tecnológica. Mesclando tudo isso com aquela visão política que tínhamos chamado atenção acima, criticidade ácida.
Vapor e sua segunda onda apresenta a mesma estrutura em seu segundo volume, são 3 faixas, naquele modelo. O entrosamento entre Gil Daltro & Galf AC é um ponto alto desse projeto (Nonato & Sergio Alves do Baêa), assim como a força de suas linhas e apesar de ter sido concebido e gestado em Floripa carrega toda a identidade baiana em termos de rap/hip-hop. “La Haine”, segunda faixa a ganhar um excelente audiovisual, é mais uma daquelas pedradas que dificilmente saírão do seu player.
Uma guitarra hipnótica conduz a melodia de uma raiva cadenciada num beat da lavra do próprio Gil Daltro. A direção do clipe ficou por conta de Victor Giusti (Kura Films), que suscita um roteiro interessante. Gil Daltro & Galf AC se complementam dando-nos visões diferentes e coadunantes da mesma “La Haine”, certamente nomeada através da admiração mutúa pelo rap francês assim como pelo clássico filme de mesmo nome.
Nos parece, que nessa faixa os caras rimam sobre como expressar a raiva sem perder o controle, direcionando bem a mesma, para acertar nos alvos desejados. Se desviando das armadilhas do sistema ao mesmo tempo em que buscam se curar, se fortalecer na solidão e no autoreconhecimento de que é verdadeiro e merce apoio nos corre. Algo que os mcs já praticam e que fica muito bem materializado no audio visual.
O fechamento da trinca não recebeu audivisual mas nem por isso é menos impactante, e traz o pesado Vibox na produção. Hitzera underground, Gil Daltro & Galf AC fecham o segundo EP em altíssimo nível, com posições claras, ideias retas deixando escura suas afirmações e consequentemente suas recusas. Suas alianças e suas origens estilísticas, ideológicas e geográficas estão colocadas em nítido, em alto e bom som em S.S.A.
As três faixas servem para quem não conhece o trabalho da dupla e os individuais, como uma excelente porta de entrada para dois grandes artistas do hip-hop baiano. Com um plus de ainda poderem conhecer também suas firmes caminhadas na cena punk/hardcore.
Mas calma lá, não é só isso não pois em dezembro é a vez do terceiro EP da dupla, pois alertamos lá em cima, os caras gravaram um paiol de son e vocês poderão acompanhar tudo aqui. Fiquem ligados porque no Oganpazan e vocês terão acesso em primeira mão a todos esses lançamentos.
-Gil Daltro & Galf AC e a segunda onda de Vapor
Por Danilo Cruz