Geezer Butler, Into The Void: Minha Vida No Black Sabbaht e Além

Geezer Butler, baixista, principal letrista e membro fundador do Black Sabgath escreveu sua autobiografia, lançada aqui no Brasil em 2024 pela editora Belas Letras.  

Geezer Butler
Arte de capa da edição brasileira de “Into The Void: Minha Vida no Black Sababath e Além“, autobiografia de Gezzer Butler lançada pela editora Belas Letras.

Em 2024 a Editora Belas Letras lançou a autobiografia “Into The Void: Minha Vida No Black Sabbaht e Além“, escrita por Geezer Butler. Aliás, seu lançamento no Brasil coincidiu com o aniversário de 75 anos de Butler.

Motivos de sobra para que fans do Black Sabbath em particular e do metal em geral celebrassem este momento. E porque não, até mesmo de quem apenas curte história da música e do rock.

Está é a terceira autobiografia escrita por um membro do Black Sabbath. Antes tivemos a “Eu Sou Ozzy“, lançada originalmente em 2010. Além de “Iron Man – Minha jornada pelo céu e pelo inferno com o Black Sabbath“, autobiografia do guitarrista e líder da banda Tony Iommi. Esta lançada originalmente em 2011.

Ambas estão disponíveis também no catálogo da Editora Belas Letras. Além de outro livro que conta a história da banda inglesa por quem trabalha em seus bastidores.

Trata-se de “Na Estrada com o Black Sabbath Memórias Extravagantes de Dois Roadies“. Livro escrito por  Dave Tangye e Graham Wright, dois nomes que trabalharam na equipe da banda durante décadas.

Diferente das autobiografias dos outros dois companheiros de banda, a do Geezer Butler não foi escrita com a ajuda de jornalista ou escritor (a). Desse modo, o texto de “Into The Void” é cru, direto. O que significa não ter adornos e recursos literários rebuscados que tornem a leitura mais sedutora. Portanto, Geezer Butler nos lança os fatos na cara. Por assim dizer.

Geezer Butler
Geezer Butler e seu baixo estilizado nas cores e distintivo do Aston Villa, seu time de coração.

Contudo, há um trufo no texto de Butler. Sua autobiografia foi lançada em 2023. Significa dizer que é a única a cobrir toda a trajetória da banda. Desde o seu início, até o seu fim no dia 04 de fevereiro de 2017. Quando a banda realizou o último show da Turne The End em sua cidade natal, Birminhan.

Outro ponto forte do livro reside na oportunidade de conhecer o lado compositor de Gezzer Butler. Suas influências para construção das letras, sua visão acerca dos caminhos que a banda deveria seguir. Sua profunda ligação com a classe trabalhadora inglesa. Representada no livro através do amor ao Aston Villa. Time de futebol de Birminham, mas não apenas isso, do bairro de Aston, casa dos membros do Sabbath.

Também é interessante ler sobre sua fase na banda de Ozzy. Momento em que sai do Black Sabbath, se é que o Black Sabbath apenas com Iommy pode ser considerado Sabbath. Como diz o próprio Butler. Sua admiração pela figura de Tony Iommi, sempre descrito como ancora e timão da banda. E principalmente conhecer seus sentimentos em relação a formação de uma banda própria. Buscando impulsionar sua carreira solo.

Vou jogar os links dos três álbuns lançados pelo Gezzer Butler em carreira solo. São eles “Plastic Planet” de 1995, “Black Science” de 1997 e finalmente “Ohmwork” lançado em 2005.

Então é isso minha gente! Vai lá ler as autobiografias da galera do Sabbath! E um beijo nocêis e até o próximo texto!

Articles You Might Like

Share This Article