Oganpazan
Bolodoido Musical, Colunistas, Destaque, Dicas, Discoteca Básica, Variedades

Futebol e Rock and Roll, quando as paixões se misturam

Esse é o Bolodoido Musical 16+1 porque 17 é alemão! Futebol e Rock and Roll, quando as paixões se misturam

Em um desses muitos papos no grupo da redação aqui do Oganpazan, o colunista Raphael Garcez me sugestionou escrever algo sobre a ligação de bandas de rock com o futebol. E aqui vamos nós selecionar 10 bandas de Rock que têm ligações estreitas com o futebol.

1. Ataque Periférico

Em 2016 a banda carioca Ataque Periférico, toda composta por torcedores do Clube de Regatas Flamengo, lançou um álbum todo dedicado ao clube do coração, “Tua Glória é Lutar”.

A foto da capa é sensacional, aparentemente consta uma faixa da Torcida Jovem Fla e um bondão Rubro Negro na arquibancada do antigo Maracanã.

Para além disso, o disco foi lançado pelo selo capixaba Läjä Records de propriedade de Fabio Mozine, também torcedor do Flamengo.


2. Cockney Rejects

Referências ao clube West Ham United (Inglaterra) não faltam nos lançamentos e merchs do Cockney Rejects. Contudo, ao contrário do que se parece, nem todos os integrantes da banda torcem pro West Ham.

Porém a banda ficou conhecida e bastante relacionada ao clube do leste de Londres, pois além de ter integrantes que torcem para o WHU, em uma fase da banda os seguranças deles eram membros da clássica Firma (espécie de Torcida Organizada) Inter City Firm ou ICF. Os caras também gravaram uma música que é clássica das bancadas do Upton Park, estádio do West Ham, “I’m Forever Blowing Bubble”.

O Cockney, ainda, teve a moral de se apresentar na despedida do estádio do West Ham, o tão tradicional Upton Park, localizado no Leste Londres, zona dos Cockney Rejects.


3. Antiporcos

A banda, desde o início, tinha como meta ser uma banda relacionada com o futebol, mais especificamente a questões oriundas das bancadas. Assim como o Cockney, a banda não é toda completa por torcedores do Esporte Clube Vitória, porém acaba sendo relacionada ao clube por conta de dois integrantes serem membros da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis. Um dos integrantes, inclusive, faz parte da bateria da Torcida.

Outro ponto que relaciona a banda a cultura futebolística, é o fato de terem sido patrocinados, por um período, pela marca Casual Ultras Gang Futebol, sem contar na linha exclusiva da Mira Cultura Urbana: Contra o Futebol Moderno, inspirada na música “Meu Esporte é Arquibancada”, que saiu no segundo EP da banda.

A Antiporcos é bem quista por diversas Torcidas Organizadas do país, principalmente as Torcidas com viés Antifascista.


4. Visitantes

Genuinamente Andreenses, esse grupo de Torcedores, tal como o Ataque Periférico fizeram um disco todo em homenagem ao seu clube do coração, o Santo André.

O disco “Louca e Inexplicável Emoção” pela capa já denuncia qual clube está sendo homenageado, vez que tem uma imagem de uma camisa de força com o escudo do Santo André.


5. Armada

A banda paulista Armada, do ex-Blind Pigs Henrike, lançou em 2018 o álbum “Bandeira Negra”. Nesse álbum, tem a faixa “1982” que fala da tão amada e injustiçada seleção brasileira da Copa do Mundo de 1982.

https://www.youtube.com/watch?v=jvAR_JUpHzM


6. Desacato Civil

Outra banda paulista, o Desacato Civil lançou em 2016 o álbum “Monumentos da Barbárie” e dentre as 13 faixas que compõe o álbum, tem a “Ódio Eterno ao Futebol Moderno”, que aborda o tema da elitização do futebol.


7. Skank

Porque também somos clichês!

Esse clássico não poderia ficar de fora. Além dessa música ter sido amplamente relacionada ao futebol, a grandes eventos futebolísticos, o clipe traz imagens das maiores Torcidas do estado de Minas Gerais, a Máfia Azul do Cruzeiro e a Galoucura do Atlético Mineiro, bem como do Mineirão antes do processo de arenização, como disse no início: É UM CLÁSSICO!

Lembro da primeira vez que ouvi “É uma partida de Futebol”, foi numa coletânea que saiu na Revista Placar, especial da copa do mundo de 98, que tinham diversos artistas, dentre eles o Skank. Posteriormente vi esse clipe na MTV e fiquei louco.


8. Metalzeiros Rock Band

Também de Minas Gerais, a Metalzeiros Rock Band carrega em seu nome o peso da Torcida cruzeirense Metalzeiros.

Como o nome já denota, a Torcida Metalzeiros é formada por torcedores cruzeirenses amantes do Metal. A partir disso criou-se a banda Metalzeiros Rock Band que executa faixas relacionadas ao Cruzeiro em versões metal.

Abaixo vocês podem ver os caras executando a música “Uma cerveja por favor”, originalmente cantada nas arquibancadas pela torcida cruzeirense TFC – Torcida Fanáti-Cruz.


9. Última Classe

Diretamente da baixada santista, a banda punk Última Classe lançou em 2013 o álbum “Rock de Rua”, o qual tinha dentre as faixas a “Mais Futebol”.

A música fala do insaciável prazer pelo esporte bretão, confiram!


10. Flicts

Pra finalizar, no álbum “Canções de Batalha” o powertrio paulista Flicts lançou a perfeita canção “Lá se vai o campeonato”, traduzindo em acordes o sentimento e emoção das arquibancadas.

Leia mais sobre Futebol e Rock aqui.

Matérias Relacionadas

Arielly Oliveira – Uma reflexão e uma conversa sobre ELA (videoclipe)

Danilo
7 anos ago

Cólera Acorde! Acorde! Acorde!(2018) Continuando a trilha da constestação

Danilo
7 anos ago

Um Concorde chamado Trem da Alegria

Mateus Dourado
3 anos ago
Sair da versão mobile