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Funmilayo Afrobeat encontra Seun Kuti & Egypt 80

Funmilayo Afrobeat encontra Seun Kuti & Egypt 80 e o resultado é o efervescente e intenso Upside Down.

Capa de Upside Down.

Minha ideia inicial, ao produzir essa matéria, era começar apresentando a Funmilayo Afrobeat Orquestra. Contudo, escrevi sobre a banda em 2020, quando a banda havia lançado seu primeiro registro, o single Negração. Caso você não conheça a banda, está curioso (a) sobre a origem do nome, leia esta matéria.

Vamos falar do mais novo trabalho da Funmilayo Afrobeat Orquestra. Trata-se do Ep Upside Down, gravado em parceria com Seun Kut, filho do criador do afrobeat, o grande Fela Kuti!

Aliás, deixa eu abrir outro parêntese. Uma das componentes da banda, a Rosa Couto, escreveu um livro sobre o Fela, intitulado Fela Kuti: Contracultura e (con)tradição na Música Popular Africana. Conheça o livro clicando aqui. Portanto, caso você não conheça o “homem”, vá atrás!

O Ep traz duas faixas, a que dá título ao EP e a track bônus Gentleman. São duas versões feitas pela banda de músicas composta por ninguém menos que o próprio Fela Kuti. Originariamente na década de 70, quando Fela era acompanhado pela banda Africa 70. Upside Down, que precisamos ressaltar, é o nome do álbum do Fela Kuti lançado em 1976. Ouça a versão original abaixo:

Já Gentleman, dá nome ao álbum lançado em 1973 por Fela, também acompanhado pela banda Africa 70. A versão original disponibilizado abaixo:

Uma particularidade do afrobeat, a meu ver, muito bem expresso em ambas as músicas, diz respeito ao senso de comunidade, de construção coletiva dos bens culturais e da convivência social como coletividade. Ambas as músicas possuem uma dinâmica de diálogo entre a voz responsável pela melodia principal, sempre respondida pelas demais vozes.

Upside Down segue por um tempo considerável com todos os instrumentos melódicos tocando juntos a melodia principal. Até que entra o sax para um solo, depois o trompete, até chegar ao meio da música quando ouvimos um canto, sempre respondido pelo coral de vozes dos e das demais integrantes.

Além disso, os instrumentos solistas, vez por outra são “respondidos” pelos demais instrumentos que constroem as respostas coletivamente. Por trás o groove do baixo, da batera e percussão, apoiados anda pela guitarra marcando com batidas precisas.

Com Gentleman ocorre o contrário. A música começa dando destaque a um solo melódico feito pelo sax alto de Seun Kuti tendo ao fundo efeitos percussivos criando uma atmosfera para a inclusão de outras vozes. Estas vão sendo incorporadas no decorrer do solo do sax, sempre em primeiro plano. Até o ponto que vemos apenas a base percussiva e harmônica. Daí o processo vai se repetir, com as vozes dos metais em destaque e o sax alto de Seun Kuti ao fundo.

Outro elemento interessante nesta versão de Gentleman é a conversa ao fundo. Porque acrescenta um toque de festejo, celebração, quando o som, meio que um burburinho de vozes, surge ao fundo. E parece ser algo que surgiu espontaneamente, não se trata de algo planejado previamente. Claro, isso é uma percepção pessoal da música.

O encontro da música afro diaspórica, representada pelas componentes da Funmilayo Afrobeat Orquestra, com a africana representada por Seun Kuti e a banda Egypt 80, expressa das culturas africanas espalhadas pelo mundo com sua raiz originária. Essa conexão deve sempre ser renovada, revigorada e encontros como esse cumprem essa dupla função.

Como é bom testemuhar isso através dos registros produzidos e deixados para nós do presente e praqueles e aquelas que estão por vir!

 

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