Os partidários de Clapton advogam a seu favor com razão!
Sim, era comum andar por Londres ao longo dos anos 60 e encontrar muros com a pichação “Clapton is God!” por toda cidade, tamanha a habilidade e paixão do jovem Clapton com a guitarra nas mãos. Mais de 50 anos de estrada e Clapton contribuiu para a evolução técnica do modo como se tocar guitarra. Tocou em e fundou inúmeras bandas. Transitou pelo blues, reggae, rock, o caralho a quatro, chegando a gravar com a maior orquestra de jazz do mundo, a do Lincon Center, sob o comando de ninguém menos que Wynton Marsallis. Talvez, por favor me corrijam se eu estiver errado, falta a Clapton apenas gravar com uma orquestra sinfônica.
Hoje, 30 de março de 2015, Eric Clapton completa 70 anos de idade. São décadas dedicadas à música não só tocando como promovendo grandes momentos da história desse gênero artístico. Clapton, junto com os Stones, fez parte do grupo de jovens músicos britânicos, que motivados pela paixão pelo blues elevaram os nomes de grandes lendas desse gênero musical como Muddy Waters, B.B. King, Buddy Guy e por aí afora. Nessa longa estrada da vida Clapton não marcou apenas as páginas dos livros de história da música, também marcou seu nome nas páginas das revistas de fofoca da música. Afinal, quantos são os homens no planeta que podem se gabar de ter “roubado” a mulher de um beatle?
Clapton vivia intensamente o lema que guia a vida de todo roqueiro: Sexo, drogas e rock´n roll! Digam aí quantos velhinhos vocês conhecem que podem se gabar de terem vivido 70 anos a mil por hora? Tudo bem que Clapton tirou o pé do acelerador, se desintoxicou, se livrou dos vícios que lhe faziam mal e conseguiu alcançar qualidade de vida para viver outras tantas décadas. Também são poucos que chegaram nessa etapa da vida e continuam produzindo e não reproduzindo antigas fórmulas à exaustão. Ouçam o álbum Old Socks de 2013, e confiram o alto nível criativo do vovozinho!
Eric Clapton pode ser Deus, pode viver mais 70 anos e jamais chegar a ser Hendrix, tudo bem, ninguém além do Hendrix é perfeito com a guitarra nas mãos. Mas uma coisa eu digo a vocês que como eu pagam pau pra Eric Clapton: a grandiosidade da sua obra e sua importância para a música jamais poderão ser contestadas!
Levantem os copos e brindemos! Vida longa a Eric Clapton!