Oganpazan
Destaque, Lançamentos do Rap Nordeste, Rap Nordeste, Resenha

EP’s e Mixtapes lançadas no Rap BA em 2019

EP’s e Mixtapes lançadas no Rap BA em 2019 é uma apresentação de trampos que recebemos recentemente e de coisas que escutamos durante o ano!

Imagens que abrilhantam a nossa matéria Por Dimak

Em 2020 seremos maiores, continuaremos lutando, resistindo, mas estaremos mais experimentados e com nossa máquina melhor azeitada, para produzir mais e melhor. Neste ano, muitos trabalhos nos chegaram depois, ou não chegaram, e isso prejudica nossa forma de trabalho, de parar o que está fazendo para ir buscar informações sobre tal artista. Ao mesmo tempo, algumas coisas que nos foram enviadas com atenção e cuidado impacaram na nossa falta de tempo. E é nesse sentido que nossa promessa de ano novo é: Vamos trabalhar mais e melhor!

Dito isso, queríamos reafirmar aqui que todos os trabalhos que aqui reunimos poderiam receber uma matéria individual, mas pelos motivos acima mencionados, não poderemos fazer isso. Sendo assim, resta a você leitor a maravilhosa opção de conhecer esse mutirão de trabalhos que foram feitos no RAP BA ao longo de 2019. EP’s e Mixtapes que mostram a diversidade musical e sobretudo a força do Hip Hop Baiano!

Sem mais delongas, se apliquem:

Estilo Solto – Mixtape Suja Estilo Solto Vol. 1 (2019)

Estilo Solto é daqueles selos miúdos que seguem numa resistência que nós admiramos muito. Em 2019 os caras tramparam mais uma vez a vera, e não pararam de lançar excelentes trabalhos, em clipes, discos e essa mixtape é uma boa porta de entrada para conhecer esse bonde. Todo produzido no estúdio dos caras, Pivete Nobre comandando a maioria das produções e com um dos beats por Geeli Beats. Nas linhas suja, em estilo soltissimo, temos Lil Devil, Trampo Mc e Drao, além do mano Junk (bom ver esse mano rimando de novo) e o Pivete Nobre.  Saquem a sonoridade e as linhas, e vejam o que é hip hop de verdade, independente do estilo ou sub genêro abordado, feito diretamente de Caja City! 

Mc Bizzah – Vários Corre (2019)  EP

Salcity é produção de Mc brabo de quilo, Mc Bizzah soltou um primeiro EP Vários Corre que em três música se constitui como um cartão de visitas muito bem feito. O bagulho é louco ali no Pelourinho, e turista não vê em seus rolês au passant pela região, é lá a quebrada do mano Bizzah e ele coloca com bastante qualidade toda a sua vivência em linhas agressivas. Nesse primeiro trampo, veio um clipe que mostra muito bem o quanto esse mano foi bem recebido na cena. Galf Ac, divide a faixa junto a Bizzah e é como se percebêssemos um bem vindo, em todo o audio visual. Saquem esse trampo.

GorineZ – Pros Que Partiram (2019) EP

GorineZ trampou a vera em 2019 e fez um corre louco pelo underground, com shows, aliança com outros estados, soltou clipe e EP, sempre no pique resistência DIY. Com trânsito livre pela cena rap e hardcore, você percebe que o lance aqui é fazer música pra bagaçar (MPB) estilo Vandal. Pros Que Partiram (2019) traz 6 faixas num pique 90’s (mesmo nos Trap), tentando se atualizar, mas mantendo as ideias agravantes de denuncia e combate o sistema como o carro chefe do trabalho. Aqui, as rimas disparam contra o atual fascismo nacional, lutando pelo coletivo da cultura hip hop, esmerando sempre o discurso contra hegemônico. Na última faixa ainda temos a oportunidade de conhecer: Iracema Improta, Lino Mc, Leo Big, Sinho NotNames. Flagra aí!

Nois Por Nois (NPN) – T.E.M.A. (Terror em máxima amplitude) EP (2019)

Um dos sons que mais tocou nos nossos fones esse ano, porque a gente traz música pra vida, e esses manos que são da Massaranduba foram meus companheiros especialmente nas noites em que ia dar aula nos bairros do Pau Miúdo, Alto de Coutos e no Lobato. Jhomp & SAQK formam o NPN (Nois por Nois) e é um dos grupos que estão sempre produzindo e com muita qualidade. Em T.E.M.A. (Terror em Máxima Amplitude) os caras fecharam com os bruxos do Contenção 33 (High e Torre) e trazem também MEDMAX. As produções ficam por conta do grande Calibre Beats e do mestre Diego 157, que também foi o responsa pela mix e pela master e captação. Não vou nem falar nada do clipe bagaceira da faixa que dá título, apenas escutem os sons e vejam esse clipe! Uma obra de peso…

Gus & Fiaes & Madruga – Mixtape Libertus (2019)

Outra pedrada que estamos ouvindo desde quando descobrimos, esse trio de Mcs soltou essa mixtape muito boa em Maio desse ano, via RCA co. Trazendo excelentes produções e muita lírica naquele modelo, jovens pretos soteropolitanos cheios de gastação, crítica, em muita “vizzaum”. São estréias muito importantes, pelo simples fato de que quanto mais consigamos fazer proliferar hip hop entre os mais novos, nesse nível, melhor. Não é exagero algum afirmar que aqui estamos diante do futuro do rap ba. Os três Mcs demonstram muita consistência nas ideias, e ao mesmo tempo, conseguem produzir um som muito acessível para outros públicos. Em cima de beats do Prillo, os caras mandam só ideias de consciência racial e de progresso, indo de encontro a diluição ideológica que muitas vezes domina o trap. Escutem, porque isso é RCA co. BB. 

Smplsmente João – Hey (EP Visual) 2019

https://www.youtube.com/watch?v=f2OdPEIxWEY

Feito para aqueles que querem pensar no amor, Smplsmente João lançou um EP visual muito bem produzido e é o primeiro produto do selo MELANINA. O artista apresenta esse EP Visual composto por três episódios/ faixas onde o que se reflete é a busca, o afeto e o cuidado, e beats que ele mesmo produziu que transitam dentro do Trap mas com um estética de composição bem singular. Sem cair em clichês e mantendo a dificil tarefa de falar de amor, o Mc também demonstra uma excelente colocação vocal. O audio visual é direção da CEO da Melanina: Udi Santos (Visioonárias). Um mano que devemos ficar de olho, uma nova empresa dessa vez comandada por um preta, só vitória na caminhada!

Seven Room – Mixtape Crack Lab Vol.1 (2019) 

Falamos recentemente sobre o clipe da faixa CEBANDIDE (prod. Goblin), mas essa mixtape tá redondinha demais para não incluírmos aqui. Segunda mixtape dos manos da Seven Room, e como bem ressaltado em uma das faixas: a segunda em menos de 1 ano. Sem perder a qualidade da estreia em Singapura Mixtape (2018), os caras chegam com 8 faixas e elevam o game local, mesmo que ainda sejam um tanto desconhecidos. Tá na hora de alguém ou eles mesmos aprontarem um show. As produções do Goblin e Prillo são a cama musical em forma de beats, onde os meninos emulam um flow heisenberg, produzindo nessa Crack LAB as pedras sonoras que compõem a mixtape. Seven Room, chegou pesado mais uma vez, mete dança!

Sylas Duggan – Tormenta EP (2019)

Com sujeira começamos, com sujeira encerramos, e o responsável é o mano Duggan com seu primeiro EP solo, Tormenta (2019) é uma expressão firme do underground diretamente de Morro de São Paulo. O Mc que é ex-integrante do grupo local Hollyweed, chega com 4 faixas e um interlúdio, diretamente dos bueiros daquele paraíso tropical. Contra a corrente que é frágil em sua busca desenfreada por sucesso, Duggan traz a “Tormenta” lmbrando tudo em cima dos instrumentais produzidos por  namonsterbeats, To$h, MarxTrap e dele próprio.  O EP foi gravado na famigerada SkateHouseRec ali no Alto da Mangaba em Morro e contou com a produção final de Marxtrap e Lucas 7. Faça um favor a você mesmo e escute de capacete!

 

-EP’s e Mixtapes lançadas no Rap BA em 2019

Por Danilo Cruz

Matérias Relacionadas

Barra Pesada, novo single dos The Baggios

Carlim
3 anos ago

Eminência Parda, Emicida e o desmonte da educação

Danilo
6 anos ago

Djonga no terceiro disco, botando fogo no parquinho: Ladrão (2019)

Danilo
6 anos ago
Sair da versão mobile