A história da arte é repleta de momentos em que as inevitáveis transformações históricas exigem que os artistas sejam desbravadores, que se arrisquem além das fronteiras do que estava definido em uma determinada época.
Toda a arte de vanguarda possui um quê experimentalista justamente porque para representar certas sensações é preciso se arriscar em novas formas, que nem sempre são bem compreendidas por parte do grande público. Uma realidade caótica, fragmentada e absurda pode ser melhor invocada através de uma linguagem que fuja da linearidade regular e se entregue sem medo ao fluxo desenfreado da livre associação.
É o que o artista Edbrass Brasil faz com sua música, e foi o que o Caio Araujo fez no vídeo clipe que acompanha O Rei do Cagaço, o novo trabalho do músico baiano. A faixa é só um trecho de um projeto maior batizado de A Cidade Que Não Dorme e descrito como uma radio-novela-punk (!!).
A ambientação sonora de O Rei do Cagaço parece ter sido construída para causar uma tensão crescente, investindo sem dó na colagem de elementos aparentemente desconexos em cima de um tema curto, repetido à exaustão como um alerta de um perigo eminente.
Alguns desses fragmentos são áudios do lendário cineasta baiano Edgard Navarro – autor de clássicos do cinema undergroud (e excremental) brasileiro como Superoutro e o próprio O Rei do Cagaço – proferindo frases insanas e desconcertantes do nível de: “se suicide, mas não suje o meu tapete”.
Caio Araujo soube pegar esse clima udigrúdi, cinema marginal da obra e criar um referente visual igualmente frenético, numa montagem quase dadaísta misturando uma miríade de imagens que se sobrepõem rapidamente, indo do desenho do Pica-Pau ao filme O Encouraçado Potemkin do cineasta russo Sergei Eisenstein.
O resultado é mais ou menos como se Rogério Sganzerla e Dziga Vertov passassem juntos uma noitada daquelas e no final resolvessem produzir um curta com imagens retiradas do youtube.
Confira:
Música: E:dB
Clipe: Caio Araujo
Ficha Técnica:
o rei do cagaço/ peace of ‘a cidade que não dorme’
E:dB: pesquisa, produção e mixagem
Edgard Navarro: vozes
art design: clarice machado
selo: plataforma records 2015
Links:
https://www.facebook.com/pages/Edb/466951756798024
http://plataformarecords.blogspot.com.br/