É Sim, De Verdade (Videoclipe) ATTOOXXA lança o primeiro single, desse coletivo baiano, no caminho para o lançamento do disco LUVBOX (2018)!
Os caras do ÀTTØØXXÁ resolveram soltar o primeiro single do seu novo projeto no dia 12/06, dia dos namorados de modo a nos dar bem a entender, o que pretendem nesse nova fase. Uma rápida pesquisa pelos sons do grupo, deixam bastante claro que eles seguem numa linha ascendente de experimentar linguagens, numa caminhada que desde o início buscou ser pop.
Se é verdade que 0 disco do grupo, o fodástico: ÀTTØØXXÁ É F*DA P*RRA (2016) trouxe-nos uma linguagem muito nova dentro da seara do pagodão baiano, ao mistura as células percussivas a synth’s e melodias eletrônicas e até toques de música jamaicana, a caminhada seguiu com experiências.
O disco concorre para dentro de alguns anos, acompanhando o avanço musical avassalador que o pagode baiano conquista de modo intuitivo e dentro da disputa de mercado, ser considerado como o inicio de uma “linha cognitiva” pagodeira. Essa forma de cognição dentro do trabalho do ÀTTØØXXÁ segue buscando diálogos com diferentes gêneros e com diferentes e por vezes novos discursos e formas de enunciação.
Com o disco #BLVCKBVNG (2016), Oz & ÀTTØØXXÁ colocava uma voz entre as experimentações eletrônicas e um corpo mais orgânico, que veio a tona para a grande mídia e para o público em geral com o sucesso de Elas Gostam (Popa da Bunda). O disco trazia composições do mano OZ, onde a valorização da mulher quebrava o sexismo presente em muitos discos do nosso pagodão, a exemplo da deliciosa “K K K K”. Em 2017, os caras tiveram um ano de aproveitamento do sucesso alcançado, participando de festivais Brasil a fora, expandindo sua música para além das fronteiras baianas.
Lançamento de singles e do EPzin #TáBATENU (2017), mostrava o grupo fugindo de fórmulas e voltando a experimentações eletrônicas/pagodísticas, perfeitas para paredões em quaisquer lugar e culturas onde pessoas queiram meter dança. Enfim, os manos estão em constante movimento, incorporando diversas influências e trazendo em seu som novidades, hora musicais, ora de discurso mesmo.
E todo esse “arrudeio”, é pra dizer que um novo momento do grupo se anuncia com o lançamento de “É Sim, De Verdade”, primeiro single do disco LUVBOX (2018) com previsão de lançamento para o próximo semestre. O lance agora é produzir um disco todo na temática do amor, em seu presskit o vocalista Raoni Knalha comenta:
“Hoje em dia é muito difícil que as pessoas consigam falar abertamente dos seus sentimentos devido ao medo, insegurança e orgulho. Fica parecendo meio frágil ou até mesmo infeliz. Acredito que quando você também se ama, a partir daí as coisas vão se acertando, encontrando o ponto de equilíbrio, com confiança e diálogo entre amor antropomórfico e o surreal”
Sim, o Knalha será o responsável por todas as composições presentes em LUVBOX (2018), e abriu o jogo com um pedrada daquelas de deixar a cremosa emocionada. É Sim, De Verdade (2018) é o primeiro single que recebeu um bonito vídeo clipe filmado nas areias de Diogo,no litoral norte da Bahia.
A estética presente no clipe dialoga com coisas dos anos 90, incorporadas na produção do clipe por Rafael Ramos e Bruno Zambelli responsáveis pela direção, roteiro e concepção (com participação do Rafa Dias) inspirada nos gostos do Raoni. Um mundo cor de rosa e dunas que podem de algum modo nos fazer lembrar da temática do deserto.
Sempre referindo-se a “falta”, a solidão, a perdição e ao nomadismo, o tema do deserto aqui é subvertido, e nesta composição do Raoni Knalha não há espaço pra chorôrô de amores perdidos. É Bahia, e o árido está plenamente cercado por uma flora e fauna exuberantes, de onde o compositor retira um espécime, para o qual tece um elogio ao seu objeto do desejo, deixando evidente que está tudo bem. Raoni Knalha aparece na faixa variando no flow e cantando em registros até então pouco utilizados pelo cantor, fica bastante claro, que teremos grandes boas surpresas.
A fotografia cor de rosa presente é outro signo dessa completude e complementaridade presente na letra da música, fazendo com que de algum forma, É Sim, De Verdade (2018), se diferencie do famoso pagode romântico do qual parece se inspirar. O single trouxe no dia de lançamento 12/06, dia dos namorados, bons augúrios aos casais que tiveram acesso. Mas sobretudo, anuncia esse novo caminho swingueiro e amoroso, que será como anteriormente dito, o caminho lírico e musical de LUVBOX (2018).
Assista: