Oganpazan
Destaque, Hip Hop Barril, Lançamentos, Música, Resenha

“Distopia” do Planet Hemp feat Criolo, OQuadro e uma genealogia pouco conhecida

Planet Hemp

Após 22 anos sem soltar disco novo, o Planet Hemp acaba de lançar Distopia feat Criolo com um videoclipe e “referências” pouco conhecidas!

Sempre que um artista ou grupo renomado como o Planet Hemp volta a ativa é sem dúvida um momento de felicidade e medo. Uma carreira que é historicamente fundamental para a compreensão da música brasileira dos últimos 35 anos pelo menos, se já chega com uma base de público muito fortalecida, por outro pode decepcionar quem está interessado em algo para além da nostalgia juvenil. 

Chegou hoje às plataformas digitais o primeiro single do novo disco do Planet Hemp, acompanhado por um videoclipe com excelente produção, a faixa Distopia traz um feat com o rapper Criolo. Apresenta também um elenco de outros insurgentes como Orlando Calheiros e Spirito Santo, um dos maiores nomes do pensamento negro no Brasil, todos numa estica lindissíma. 

A música segue a linha contestatória que consagrou a banda e bate no atual governo miliciano assim como em seus apoiadores conhecidos como cidadãos de bem. Ao seu modo Distopia, segue mantendo a chama da luta, bastante presente nos últimos trabalhos do Criolo, assim como nas obras e posicionamentos de Marcelo D2 e Bnegão. Porém nos chamou também bastante atenção a similaridade de ritmica e flow, presente na música Distopia e na faixa lançada em 2017 pela banda baiana OQuadro. 

Nego Roque, música homônima ao disco lançado pela banda de Ilhéus em 2017, tem inclusive participação do Bnegão na faixa. Porém, não estamos aqui para produzir um texto de hater ou mesmo acusar o Planet Hemp de plágio, senão trazer algumas outras referências que já estavam ali, sampleadas, reutilizadas na própria música do OQuadro.

Falando em cultura de sample, em Nego Roque podemos ouvir duas referências que certamente só seriam possíveis em uma banda formada por tantos pesquisadores. A primeira delas presente no disco Yeezus de 2013, onde nos parece um fato que de um modo consciente ou inconsciente a faixa “Black Skinhead” do Kayne parece ter sido usado como inspiração e referência para a construção da música. 

Outras duas referências que podem e devem ser desenterradas nessa genealogia vem de dois discos do Marylin Manson: as faixas “The Beautiful People” e “Rock is Dead” presentes nos álbuns Antichrist Superstar (1996) e Mechanical Animal (1998). Esses os espécimes mais antigos e fora do universo do rap certamente são contribuições e estão no meio deste gumbo musical. Seja pelo riff de guitarra em Rock is Dead, que pode ter servido de referência para Nego Roque e depois a Distopia. Seja o andamento de bateria presente em The Beautiful People que parece ter inspirado o Kayne West e posteriormente OQuadro. 

Neste novo single, o Planet Hemp feat Criolo com “Distopia” lembram em muito o andamento rítmico e os flows utilizados em Nego Roque, assim como alguns timbres. Similaridades, inspirações conscientes ou inconscientes, samples? Enfim, não podemos cravar, senão as similaridades, as intenções são impossíveis de se prospectar a distância, sobretudo com duas bandas compostas por excelentes músicos e MC’s. Porém, deixemos essa breve genealogia aqui para que as coisas estejam em seus devidos lugares na história e no tempo!  

-“Distopia” do Planet Hemp feat Criolo, OQuadro e uma genealogia pouco conhecida

Por Danilo Cruz 

 

 

Matérias Relacionadas

Rincon Sapiência e as histórias de Galanga Livre

admin
7 anos ago

Free Jazz Festival: Mais um festival sabor metástase

Dudu
4 anos ago

Rafael Mc nos narra suas ideias em Sangue, Sorrisos e Lágrimas

admin
8 anos ago
Sair da versão mobile