Um passeio pela discografia do Hummingbird

Uma das grandes formações do Rock britânico, o Hummingbird foi um grupo que acabou ficando à margem do público, apesar da sólida discografia.

Gosta de Jeff Beck solo? Viaja muito ouvindo Jeff Beck Group? Então meu caro, você definitivamente precisa conhecer o Hummingbird. Uma ácida mistura de Jazz Fusion, Groove, Funk e Jeff Beck Group (a segunda encarnação), numa sexta-feira sem o chefe na firma… Ah papai, esse som é classe demais.

Formada em 1974 pelo britânico Bobby Tench, o grupo foi uma mescla de membros do Streetwalkers, uma banda de Rock/Blues Rock que contava com o próprio vocalista/guitarrista Bobby Tench, além do tecladista Max Middleton, dentre outros grandes nomes da riquíssima cena que tomou conta da terra da rainha nos ’60 & ’70.

O projeto teve vida curta. O som só ficou plugado durante 3 anos (1974-77) e compreendeu 3 belas gravações no período, todas lançadas pelo selo americano A&M Records.

Outro fato interessante é que todos os registros contaram com a produção do conceituado músico, compositor e produtor inglês, Ian Samwell, que trabalhou ao lado de cânones como Frank Zappa, Joni Mitchell e John Mayall.

Só que o mais “engraçado” (pra não dizer trágico) é que, além da banda ter alcançado sucesso com essas gravações – alçando voos audaciosos não só no mercado norte americano, mas também no europeu e japonês – o projeto chegou ao fim, e desde então foi maltratado pela passagem do tempo.

 

Uma das maiores formações do Rock britânico, o Hummingbird definitivamente merecia mais, por isso, nada mais justo do que dar uma pincelada em toda a discografia da banda. Acredite, você vai querer ir atrás disso depois de apertar o play.

1) Hummingbird – “Hummingbird” – 1974 (US)/1975 (UK)

Line Up:
Bobby Tench (guitarra/vocal)
Bernie Holland (guitarra)
Clive Chaman (baixo)
Max Middleton (teclados)
Conrad Isidore (bateria)
Linda Lewis (backing vocal)

Track List:
“Music Flowing”
“You Can Keep The Money”
”Such a Long Ways”
”Horrors”
”I Don’t Know Why I Love You”
“Maybe”
“For The Children’s Sake”
“Ocean Blues”
“Island Of Dreams”

 

Primeiro disco do grupo, esse debutante começou a ser gravado no meio de julho de 1973. Ainda sem gravadora, o conteúdo do LP chegou a gerar interesse por parte da CBS e Apple Records, mas acabou indo parar na mão da A&M Records.

Depois de formalizar os contratos com a A&M, os músicos migraram para o Island Studios, visando concluir o LP, o que foi feito durante o mês de setembro e outubro do ano seguinte.

Contando com uma formação mais compacta, o vinil homônimo estabeleceu a rica sonoridade do grupo, com um som cremoso, cheio de feeling e balanço, com uma mix e master que favorece a interação entre os músicos, ao passo que promove uma mescla que acaba se tornando um passeio de história.

O som passeia pelo Blues, Rock, Funk, Jazz. É um produto final de grande fluência e elegância. 

 

2) Hummingbird – “We Can’t Go On Meeting Like This” – 1976

Line Up:
Bobby Tench (guitara/vocal)
Max Middleton (teclados)
Joanne Williams (backing vocal)
Bernie Holland (guitarra)
Clive Chaman (baixo)
Robert Ahwai (guitarra)
Madeline Bell (backing vocal)
Bernard “Pretty” Purdie (bateria)
Liza Strike (backing vocal)

Track List:
“Fire and Briamstone”
“Gypsy Skys”
”Trouble Maker”
“Scorpio”
“We Can’t Go On Meeting Like This”
”Thee City Mouse”
”A Friend Forever”
”Heaven Knows”
”Snake Shack”
“Let It Burn”

 

Com uma sonoridade muito mais Funkeada, esse trabalho chega com um teor ainda mais etílico do que o anterior. Com Bobby Tench mostrando sua pegada garanhão-Soulman, um trio de calientes backing vocals e um inspiradíssimo Bernard Purdie na batera…

Aliás fica aqui um parenteses necessário sobre a bateria, pois a condução do Purdie é a espinha dorsal desse groove. O norte americano faz um trabalho quase milimétrico, enquanto mostra sua apurada levada. Dono de uma discografia solo muito interessante e bastante prolífica, em paralelo com sua requisitada carreira como sideman.

Vale lembrar que o baterista já gravou discos ao lado de nomes como Yusef Lateef, Al Kooper, Herbie Hancock e B.B. King. É toda a articulação da história da música americana à serviço do groove. Tudo ali, debaixo dos dedos do Bernard Purdie.

 

3) Hummingbird – “Diamond Nights” – 1977

Line Up:
Bobby Tench (guitarra/vocal)
Lisa Freeman Roberts (backing vocal)
Bernie Holland (guitarra)
Paulette McWilliams (backing vocal)
Clive Chaman (baixo)
Vanetta Fields (backing vocal)
Max Middleton (teclados/sintetizadores)
Stephanie Spruill (backing vocal)
Bernard Purdie (bateria/arranjo)
Julia Tillman Waters (backing vocal)
Pancho Morales (percussão)
Maxine Willard Waters (backing vocal)
Airto Moreira (percussão)
Quitman Dennis (arranjo – metais)
Jim Horn (arranjo – metais)
Chuck Findley (arranjo – metais)
Horace Ott (condutor – arranjos)

Track List:
“Got My Led Boots On”
”Spirit”
”Cryin’ For My Love”
”She Is My Lady”
”You Can’t Hide Love”
”Anaconda”
“Madatcha”
“Losing You”
”Spread Your Wings”
“Anna’s Song”

“Diamond Nights” é a pérola mor na carreira desse projeto. Com faixas instrumentais exuberantes, uma aula de timbres e uma produção que privilegia a clareza do som real dos instrumentos, o resultado talvez seja o disco de estúdio mais completo da curta história do combo. O moog do Max Middleton nesse disco é realmente um detalhe à parte. O timbre do sinth tem até cheiro de década de 70.

Repleto de convidados do como Airto Moreira, esse trabalho é o mais audaciosa da banda. “Diamond Nights” é um clássico perdido no tempo. A construção dos climas, a pegada praticamente erótica do Funk e a beleza de seus sutis arranjos, merecem horas e horas de apreciação sem fim. As cordas trazem uma beleza cinematográfica à gravação.

-Um passeio pela discografia do Hummingbird

Por Guilherme Espir 

Articles You Might Like

Share This Article