Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Música, Notícias, On The Rocks, Resenha

Depois de curta, Vento se faz Ep

A Bagum lançou hoje o Ep Vento, que há uma semana atrás nos era apresentado como um curta metragem. 

Há exatamente uma semana a Bagum lançou o curta metragem Vento, uma peça audiovisual que se serve das faixas componentes do Ep de mesmo nome. Trata-se do quarto lançamento da banda ao longo de quatro anos de atividade. A parceria estabelecida com o produtor paulista Diego Santos, constituiu a base sonora de Vento.

Assim, o trio baiano incrementou seu jazz de pegada minimalista com elementos eletrônicos. Esse tempero paulista trazido por Diego levou à construção de matizes sonoras esfumaçadas, constituindo uma ambiência suavizada e intimista.

A trama  sonora envolvendo baixo, bateria e guitarra aos beats eletrônicos propiciou elaboração de um clima instável, mas agradável, resultando em ondulações perceptivas quanto ao som, uma espécie de variação de intensidade dos sons. Perceptivamente, temos a sensação de mergulho em uma realidade onírica, bate aquela brisa suave dos pegas no beck, que entorpece e aos poucos vai relaxando o corpo.

Os fios urdidos por Bagum e Diego, cujo resultado são as faixas Rito de Passagem, Quintal Grauçá, constituem características peculiares, encontradas numa vertente jazzística ainda pouco conhecida no Brasil, o atmospheric jazz. 

Na verdade essa atmosfera formada a partir da audição do Ep, traduz a vivência da banda nos diferentes ambientes naturais da ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos os Santos. A conexão entre a música e as paisagens naturais da ilha se mostra em todos os seus contornos.

Vento é mais um registro que mostra o interesse da banda por experimentações, em manter-se em constante processo de mudança, sempre escapando de um formato definitivo para sua música. A imagem do vento se apresenta como metáfora perfeita do que é a identidade sonora da Bagum. Esta, uma transformação constante perpetrada pela criatividade efervescente da banda, sempre alterando os elementos sonoros, levando-os de um lado para o outro, agindo como o vento, que faz com os grãos de areia sejam jogados para diferentes direções, sempre alterando a paisagem por ela formada. 

Gravação: Tiago Simões (Cremenow Studios), Diego Santos, Bagum

Mixagem, Masterização: Diego Santos

Produção: Diego Santos, Bagum

Capa: Milena Abreu e Vic Zacconi

Curta-Metragem: Milena Abreu e Alan dos Anjos

Fotos: Milena Abreu

-Depois de curta, Vento se faz Ep

Por Carlim

 

 

 

Matérias Relacionadas

“Forma Pura”, novo EP do Elo da Corrente reafirma o compromisso com a Cultura!

Danilo
2 meses ago

Cigarras, suas Desordeiras!

Carlim
2 anos ago

Dory de Oliveira Incorpora Em Si Todas As Minorias!

admin
8 anos ago
Sair da versão mobile