Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Música, Notícias, Rádio Diáspora

Dão Black feat Udi Santos em Menina do Cabelo Black (2021)

Dão Black lançou o videoclipe da faixa Menina do Cabelo Black (2021) com um feat da MC Udi Santos, rap, funk e uma elegia às mulheres negras

Atenção para a participação da mini diva Iana (filha de Barbara Carine)

A música negra baiana possui diversos mestres em suas bordas, apresentando afetos e perspectivas sempre inovadoras e dialógicas. Um desses mestres é o Dão Black que já acumula muitas milhagens no groove afro baiano. Com dois discos de carreira, Para Embelezar a Noite (2008) e Nobre Balanço (2014), Dão promove em sua música misturas que se firmam no funk soul diálogos intensos com outras vertentes como a música latina, a MPB, o samba, o reggae e o som dos blocos afros baianos. 

A força desse negão é sempre expansiva em suas eletrizantes apresentações, onde o cantor, compositor e músico, Dão Black consegue com muita maestria comnicar esse  potente amalgama negro em sua música. Seja em seu repertório autoral seja retrabalhando clássicos de Roberto Carlos, é sempre a malemolência de Dão o que podemos ver e ouvir. Uma celebração afetivo rebelde de um artista que resiste com a força da alegria, de riso solar e uma generosidade criativa que não sucumbe ao mercado e seus vampiros. 

É nas bordas pouco visibilizadas da música preta baiana que Dão mete dança sem miséria, elabora grooves e composições que emanam uma negritude alegre, muito bem informada, combativa e amorosa. É por aí que Dão Black segue produzindo com muito estilo, um estilo só seu, sob as bênçãos de Tim, de Cassiano, de Clementina e de outros bambas, aos quais ele presta a devida homenagem e expande.

Durante a pandemia e a imensa dificuldade que foi arquitetada pelo atual governo federal. em meio a tantas mortes e dificuldades de produção para artistas independentes o artista se reinventou e segue produzindo. Movimentando lives em seu canal no youtube com o seu projeto de releitura de clássicos de Roberto Carlos, Dão segue movimentando e lançando material inédito também.  

Em seu mais recente lançamento, o artista convidou a jovem MC Udi Santos para uma parceria que foi transformada num lindo audiovisual: Menina do Cabelo Black (2021), O trabalho que é o sucessor do audiovisual de animação Olha o Samba Sinhá (2020), onde Dão Black largou um samba de roda funkeado, chegou recentemente ao youtube. Em sua nova música, Dão Black e Udi Santos promovem uma linda elegia às nossas meninas e mulheres de cabelo black, uma construção poética groovando toda a beleza do feminino negro, 

Em um audiovisual dirigido por Almir Jr e Joshu, a tela do computador, da tv ou do celular é inundada por mulheres e meninas negras belíssimas e cheias de atitude. Ilustrando assim a canção. Dão atua de “hairstylist” com sua música ressaltando a importância de valorizarmos nossas mulheres pretas e das próprias mulheres se auto valorizarem diante de um sistema racista. E essa missão é reforçada pelos potentes versos de Udi Santos que chega pesado na rima empoderada e afirmativa. 

O groove da banda precisa ser mencionado, porque os caras largaram o doce, desde uma convenção percussiva no início da faixa até a cama elegante swingada de uma modo irresistível. A produção musical da faixa ficou por conta de Jackson Almeida, que também comanda a guitarra, com Vinicius Mendes no baixo, batera de Ivan Torres, nas teclas Bruno Aranha e percussa de Elbermário, os backing vocais ficarama cargo da dupla JOelma Santos e KArina Roselle. 

O resultado é mais um excelente vídeo dentre os videoclipes icônicos que Dão lançou ao longo dos anos, e certamente mais um hit para os shows disputados por um séquito fiel, nós dentre eles, nas noites de Salvador.   

-Dão Black feat Udi Santos em Menina do Cabelo Black (2021)

Por Danilo Cruz

 

Matérias Relacionadas

Royal Blood lança clipe de “Out of the Black”

Bruno Sampaio
10 anos ago

Melhores EPs de som extremo do ano Moshers 2022

Tom Siqueira
2 anos ago

Filme baseado na história de Bessie Smith ganha trailer

Bruno Sampaio
10 anos ago
Sair da versão mobile