Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Música, Outras, Resenha

DaGanja ft. Ravi Lobo Evolução é Revolução (2018) Traz lições pra vida!

DaGanja ft. Ravi Lobo Evolução é Revolução (2018) Traz lições pra vida! Educação das nossas crianças em ritmo trap mas numa lirica imortal!!

O rapper DaGanja lançou o single Evolução é Revolução (2018) dando continuidade ao seu plano de trabalhar em 2018 com singles e com o seu último disco lançado, o excelente: Bonde 36 (2017). Além de trabalhar com os shows de seu último lançamento cheio, as produções não param e os singles lançados vem a luz com excelentes videoclipes, a exemplo de: Seguindo Em Frente feat. Nocivo Shomon (2018).

É notável como DaGanja consegue produzir num volume muito intenso, e ao mesmo tempo, não perder a qualidade dos seus trabalhos. Sempre apresentando produções de alto nível. Seja no campo da poesia ritmada, seja nas suas parcerias com diretores e consequentemente nos seus produtos audiovisuais. A objetividade de sua música traz-nos sempre uma mensagem bonita, positiva e critica, muito bem roteirizada e filmada em seus videoclipes..

Um dos mc’s mais “veteranos” da cena de Salvador, sua versatilidade musical é pouco ou não possui par no grosso da produção local, sendo capaz de rimar nos mais diversos beats e gêneros, além de compor para outros artistas em outras vertentes musicais. No elemento constância nos feats também, o mano tá na frente do páreo, sendo sempre muito requisitado e contando com um sem número de participações em trabalhos de outros artistas.

Enfim, desde os primórdios do rap baiano e sua participação fundamental em grupos basilares do rap nordestino como: Testemunhaz e Afrogueto, o artista segue sendo um dos melhores combatentes da cultura hip hop nacional. Sim, e isso deveria ser óbvio, mas no entanto, como não possuímos ninguém dentro da cultura hip hop nacional que empreenda uma verdadeira visão histórica de conjunto, o artista segue sua batalha local, lutando o bom combate. 

É no campo da luta que se localiza seu último lançamento, e aqui não se trata de metáfora alguma. Mas sim, de perceber como a luta é a forma de ação de quem realmente deseja evoluir em qualquer área que seja, da vida mais prosaica, passando pelo esporte e pela música, mas sobretudo na busca por sermos melhores humanos.

Diante de uma realidade dura, como a que milhões dos nossos jovens e crianças enfrentam cotidianamente, a arte e o esporte são ferramentas importantes de resgate, de produção de auto estima, disciplina e consequentemente formação. Ali, onde a escola falha em entender e ofertar uma linha de fuga forte o suficiente para seduzir a atenção, com seus metódos e organização já deveras ultrapassada, a arte e o esporte são melhor sucedidos.

Em Evolução é Revolução (2018), com a participação do seu mano Ravi Lobo (Rap Nova Era), em mais uma produção do mano Iklab, DaGanja traz com sua expertise a união entre as visões de rua e um roteiro que também é de sua autoria. A direção contou com a responsabilidade e talento de Gilmar Souza, que produziu um vídeo irrepreensível. 

A letra radiografa com precisão algumas das mazelas que atingem o gueto, impedindo a nossa evolução humana, fruto da garantia da dignidade e do respeito aos direitos do cidadão. No flow há uma conjunção bastante interessante, quase um estratégia de luta, enquanto DaGanja, investe num flow cadenciado num jogo pra cansar o adversário, fruto da malemolência e da ginga um tanto na linha do grande Muhamad Ali. Ravi atropela como Mike Tyson fazia com seus adversários, com uma sequência de punchs e um flow tanto agressivo como mais acelerado. 

Ao mesmo tempo que a letra ilustra as mazelas, no vídeo percebemos um garoto que atua a sorte que alguns poucos possuem em nossas quebradas, ao participar de um projeto social capaz de produzir as qualidade acima citadas. No caso presente no vídeo, o aluno em questão é um dos muitos de um outro guerreiro: Mestre Flávio (Cyber Team Boxe), que faz um bonito trabalho de resgate dos nossos jovens, através do esporte.

Mas um trabalho muito relevante do mano DaGanja, que à sua maneira segue de modo independente e com muita luta, aprimorando sua arte e plantando sementes de mudança nos corações e mentes que entram em contato com sua música.

E como é de esperar, DaGanja já deixa todos a espera do seu próximo lançamento, no dia 06/09, e se você quer receber em primeira mão, se inscreva no DaGanja TV para receber a notificação das próximas pedradas.

 

Matérias Relacionadas

Da “Mão na cabeça” para as medalhas no peito: O breaking e o skate tomam de assalto as Olímpiadas

Danilo
4 meses ago

Alice Coltrane & Carlos Santana no transe de Illuminations

Guilherme Espir
3 anos ago

Elefante, novo Ep da Camarones!

Carlim
9 anos ago
Sair da versão mobile