Daganja em uma superprodução diretamente do Guetto!

O MC Daganja acaba de soltar o single Guetto (prod. Aquahertz) com um audiovisual em ritmo de superprodução, anunciando novo EP!

Daganja

Dentro da cultura hip-hop, há em nosso entender uma importância muito grande no que tange a história negra e às vivências de rua, pois apenas através do conhecimento histórico e da percepção das trajetórias de seus artistas podemos valorizar a cultura e a arte que daí aflora. É de certo modo, uma atitude que deveria balizar a percepção estética e a construção do gosto do público. Um ethos de recepção das obras que poderia blindar sucesso às estratégias de esvaziamento proposto e colocado em prática pela indústria cultural supremacista branca, a mesma que constrói a desvalorização de grandes mestres da cultura e a hipervalorização de bons entertainers da arte!

Em 2022, Daganja é o MC com mais tempo de atividade ininterrupta, e com o maior volume em termos de produções do cenário local, e é certamente um dos grandes mestres da cultura hip-hop baiana e brasileira. Uma história sem rivais, que atravessou grupos fundamentais de nossa cena : Verbo de Malandro, Afrogueto, Testemunhaz, UGangue e um carreira solo extremamente prolífica. São 3 discos solo e dezenas de singles e participações. A sua “filmografia” é grandiosa também, com clipes que marcaram época e dirigidos por cineastas como Max Gaggino. 

Essas ideias e essa caminhada descritas acima, desembocam agora em seu novo single “Guetto”, que estreou em grande estilo e já anunciando o seu novo EP. A faixa recebeu um videoclipe cinematográfico, como outros que já contam em seu currículo, dessa vez pelas mãos de Rodrigo Chagas que assinou a firme direção e a deslumbrante fotografia focalizando as belas da nossa querida CBX. No audiovisual podemos perceber a legitimidade artística e o respeito construído nas ruas por Daganja em diversos momentos. 

O já antigo, mas sempre atual MC é capturado de rolê em bikes lowrider pela favela à beira mar, cumprimentando e sendo cumprimentado pela rapa, com uma encenação que representa muito bem a realidade do artista pelas ruas e no próprio cenário hip-hop local. Daganja é esse homem e artista, respeitado pelas gerações que viu surgir e se afastar do rap e da cultura ao longo de mais de duas décadas. “Guetto” apresenta cinematograficamente um retrato fiel de sua postura real, com uma beleza e uma alegria impactantes. 

Musicalmente, esse single estreia a parceria entre Daganja e a Aquahertz, uma produtora que tem feito trabalhos irrepreensíveis, com MC’s de várias gerações. No beat, podemos ver a inserção do tamborzão, cama sonora através da qual o MC passeia com desenvoltura. É bom recordar, afinal recordar é viver e entender, em sua caminhada como MC Daganja já foi do boombap mais underground, passando por experiências com banda, como toaster, percussionista até o trap e o uso de autotunes, o que é admirável dentro de um espectro geracional que muitas vezes se limita. Além de já ter trabalhado com o pagode baiano, compondo e cantando com nomes como Psirico e Igor Kanário. 

E é toda essa força artística e conhecimento rítmico que o MC apresenta com louvor em seu novo single, rimando sobre a favela com o conhecimento de causa e a visão capaz de capturar nossos valores, qualidades e os nossos problemas. “Guetto” é também o anuncio deu um EP que neste momento está sendo cozinhado nos estúdios da Aquahertz, então, além de assistir, comentar e compartilhar nos cabe também seguir o artista nas redes sociais e nos streamings para não perdermos nada do que vem aí, afinal: “Só quem é guetto, sabe quem é guetto”!  

-Daganja em uma superprodução diretamente do Guetto anunciando EP novo! 

Por Danilo Cruz

 

Articles You Might Like

Share This Article