Coloque os fones para desfrutar da curadoria da Barbès Records, com os compilados de chicha (cumbia peruana), lançados pelo selo.
A Cumbia é um ritmo da escola colombiana de grooves. Nessa cozinha, o elemento principal é o groove, que nesse contexto surge com o balanço dos tambores com DNA e claves latinas, pois apesar do gênero ter começado na Colômbia, ele também se ramificou para outros países da América Latina.
Chicha – cumbia peruana
E a prova disso é a “Chicha”, a cumbia Peruana que pegou o que era feito na Colômbia e misturou com a Surf Music e com toda a efervescência cultural do fim dos ’60 & começo dos ’70. Sintetizadores, guitarras, órgãos… Música para as pistas de dança com nome de licor Inca e traços psicodélicos. Não tinha como dar errado!
O problema é que como o estilo acabou ficando preso à falta de projeção, apesar do sucesso local, coube a Barbès Records a difícil tarefa de reviver esse legado. Inclusive o trabalho desse selo é riquíssimo nesse sentido e, além dessas duas compilações, vale ressaltar que eles ainda lançam novos materiais com foco nesse som mais swingadão, a chamada “Cumbia Amazônica”.
Barbès Records – The Roots Of Chicha
A primeira compilação saiu em 2007. “The Roots Of Chicha” foi a primeira coletânea focada na produção peruana que foi lançada fora do país. Como era de se esperar, o trabalho de curadoria e todo o esforço pra reunir essas gravações (que compreendem o período de 1968-1978) deu mais do que certo e mostra a rica paleta da Cumbia, levando em consideração a produção de apenas um país.
Isso mostra como as nuances rítmicas são diversas e ao terminar a audição, fica claro como essa musicalidade ecoa, principalmente no Latin Jazz e outras linguagens musicais afro-cubanas.
Track List:
Los Mirlos – “Sonido Amazonico”
Juaneco Y Su Combo – “Linda Nena”
Los Hijos Del Sol – “Cariñito”
Los Destellos – “A Patricia”
Los Diablos Rojos – “Sacalo Sacalo”
Juaneco Y Su Combo – “Ya Se Ha Muerto Mi Abuelo”
Los Mirlos – “El Milagro Verde”
Los Destellos – “Para Elisa”
Los Hijos Del Sol – “Linda Muñequita”
Los Mirlos – “Muchachita Del Oriente”
Los Destellos – “Elsa”
Juaneco Y Su Combo – “Vacilando Con Ayahuesca”
Los Diablos Rojos – “El Guapo”
Eusebio Y Su Banjo – “Mi Morena Rebelde”
Los Hijos Del Sol – Si Me Quieres
Juaneco Y Su Combo – “Me Robaron Mi Runa Mula”
Los Mirlos – “La Danza De Los Mirlos”
“The Roots Of Chicha Vol. 2”
Em 2011, ao som de “The Roots Of Chicha Vol. 2”, os ritmos do chamado “Sonido Amazônico” continuaram com a segunda edição, uma aguardada sequência. Esse lançamento reafirma também a importância dessa cozinha para a própria cultura do Peru.
São, novamente, dezenas de artistas, demonstrando com fluência, uma nova e ácida linguagem com grande ênfase no traço dançante, mas que também se aproxima do Rock, do Funk e aos poucos borra as barreiras entre os estilos. O resultado mais uma vez foi bem recebido e conta com composições gravadas entre 1968 e 1981. Em ambos os registros, é interessante perceber como o som evolui – em termos de experimentação sonora – e, conforme o tempo passa (cronologicamente), o ouvinte consegue reparar traços mais modernos nas gravações, um detalhe que coloca os crescentes recursos da modernidade tecnológica em evidência.
Track List:
Los Destellos – “Constelación”
Compay Quinto – “El Diablo”
Los Ribereños – “Sibando”
Los Ilusionistas – “Colegiala”
Los Destellos – “La Pastorcita”
Los Wemblers – “Lamento Del Yacuruna”
Grupo Celeste – “Como Un Ave”
Manzanita y su conjunto – “El Hueleguiso”
Chacalón y la Nueva Crema – “A Trabajar”
Los Destellos – “Cumbia Del Desierto”
Ranil y su conjunto – “Mala Mujer”
Manzanita Y Su Conjunto – “Agua”
Los Shapis – “El Aguajal”
Manzanita Y Su Conjunto – “Paga La Cuenta Sinvergüenza”
Los Walkers – “Siboney”
Los Wembler’s De Iquitos – “La Danza Del Petrolero”