Conheça Retratos do Brasil Vol. 2 e descubra sons de Norte a Sul

Retratos do Brasil Vol. 2 é uma iniciativa do Programa Consciência Brasileira chegando em sua segunda edição e apresentando sons de Norte a Sul do país!

O Programa Consciência Brasileira lança o volume 2 da sua coletânea, essa intitulada Retratos do Brasil. O projeto é organizado pelo locutor Jeff Ferreira, também colunista do site Submundo do Som e autor do livro 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua. O Consciência entrou no ar pela primeira vez em 11 de novembro de 2017, como um espaço para informar e divertir através da música alternativa no rádio, vinculado à Estrela FM (94.5MHz) da cidade de Jaguariúna, o programa segue como resistência e fortalecendo a música nacional independente.

Comemorando 1 ano no ar, em 2018 foi lançado o volume 1, Interior, Mas Não Inferior, reunindo artistas do Interior de São Paulo, da região 019, onde o alcance da rádio chegava. Com auxílio da internet, o Consciência passa a atingir todo o país, seja online, no site da Estrela FM, ou na forma de podcast com os episódios disponíveis no site do Submundo do Som, com isso o volume 2 ganha o conceito de ser uma coletânea nacional, registrando através da música as mais variadas situações do país, em verdadeiros Retratos do Brasil.

Com 26 faixas, o disco abre com uma vinheta, o locutor Jeff Ferreira dá o tom do álbum, em um cartão de visitas que contou com a participação do guitarrista Guilherme F. Wesolowski, que ajuda a passar a atmosfera independente e cultural que o disco sugere. Nesse projeto participam nomes lendários da música brasileira como o poeta do Distrito Federal, o rapper GOG, a banda gaúcha Ultramen, notória por sua mescla de rock, reggae, ragga, groove e hip hop, a banda punk Garotos Podres e o manguebit do Mundo Livre S/A, e por falar em mangue, participa também o percursionista da Nação Zumbi, que assume o posto de cantor, o Gustavo da Lua, que traz para sua faixa o companheiro de banda, o Toca Ogan.

O disco conta artistas de destaque na cena musical como o rapper potiguar Teagacê, a cantora Laylah Arruda, a banda Asfixia Social, a banca do grupo Primavera Nacional, o hardcore da banda gaúcha Hempadura, o rock do Médicos de Cuba e rap antifa de Siloque, que conta com participação do grupo Synestesia em um remix feito pelo DJ Oitomão. Retratos do Brasil traz também os emblemáticos grupos Radiola Santa Rosa, do Guarujá, e MOVNI de Brasília, ambos com pausa na carreira, mas que abrilhantam o disco com um resgate de suas canções épicas. Assim como a banda de reggae gaúcha Zumbira e Os Palmares, que sai do stand by para ceder uma música ao projeto. A coletânea Retratos do Brasil é a junção musical, de responsabilidade, das cinco regiões do país, enquanto o Norte vem com o rock psicodélico do Casa de Caba, o rock clássico do Capim na Palheta e o grave do Jaafa Reggae, o Sul traz o Hip Hop de Di MC, o Nordeste a musicalidade d’OQuadro, do Centro-Oeste vem o trovador Marcelo Marcelino e do Sudeste o crossover metal/punk do Atropelo e a resistência punk rock da banda Ratas Rabiosas, o rap brega de João Bazilio que se junta ao mineirinho bão Lindomar 3L, e o underground do interior paulista de Anderson Xavier.

Retratos do Brasil é uma viagem sonora por todo o país, a música ganhou pernas, saiu do interior paulista e reuniu estilos musicais que se conversam e estão fora do mainstream das rádios, e que trazem em suas letras temas resistência política e cultural, numa verdadeira celebração ao underground.

Baixe aqui as partes 1 e 2 

 

 

 

Articles You Might Like

Share This Article