Collaboritmos Vol. 1 por DJ Leandro Vitrola e Victor Rice numa triangulação mágica com o DJ Magrão, produz um par de singles e remixes
Antes de mais nada é possível dizer que parte fundamental do entendimento sobre a música é a compreensão de que essa arte é fruto de processos colaborativos. Desse modo, é através de processos de colaboração que se produz e se consome música em diversos sentidos. Colaboração entre bandas, entre uma banda e seu vocalista, entre esses e os técnicos de gravação, entre todos esses e o público. Portanto, a música se faz nesse entre!
Assim, a união dos produtores Victor Rice e DJ Leandro trouxe-nos uma visão apurada dessa colaboração. A qual encontra no DJ Magrão o tripé desse triangulo das bermudas criativo. Todavia essa ilha misteriosa e produtora de lendas, ao que nos parece, é uma boa imagem para traduzir a reunião desses três artistas.
Dessa forma, podemos dizer que o baiano DJ Leandro Vitrola é um dos pilares da música negra e periférica da capital baiana. O cara está possui mais de 20 anos de serviços prestados nas trincheiras independentes de Salcity. Como resultado, ele tem ajudando a comandar a Freedom Soul Rec, trincheira criativa e resistente localizada na cidade baixa, em Salvador. Ademais produziu e gravou centenas – isso mesmo – centenas de artistas, além de produzir suas próprias criações.
Embarcando em NY e aportando em SP, Victor Rice é um dos produtores de ponta hoje em nosso país. São diversos os trabalhos lançados, assim como vem devotando muito de sua produção a música de origem jamaicana. No total são mais de 30 anos compondo, tocando e produzindo. Apesar de ter apertado o botão de “reiniciar” com sua vinda para o Brasil, o sistema operacional do Victor Rice não foi ainda totalmente desvendado pelas empresas de tecnologia.
Entre os dois, DJ Magrão que também é gringo, foi talvez o elemento de ligação entre esses dois artistas. DJ Leandro Vitrola conheceu Victor Rice no baaile paulistano FRESH, voltado ao dancehall. Ali, em 2019, na capital paulista, os caras se conheceram e de lá pra cá uma colaboração bastante frutifera se firmou. Agora temos os primeiros frutos públicos dessa que recebeu o nome de Collaboritmos Vol. 1.
Com o DJ Magrão como produtor artístico desse projeto, o Collaboritmos chega como um primeiro de muitos EP’s que a dupla pretende lançar. Entre os três, o que o Collaboritmos nos apresenta é exatamente um pequeno arquipélago de instrumentais e remixes. Os quais transitam por sonoridades distintas sem conseguir ser necessariamente localizado.
Apresentando uma colaboração entre ritmos, fruto da cultura eletrônica dos samples e abordando vertentes musicais que atravessam o Trance, Reggae e o Afrobeat, os instrumentais “Afrogangue” e “É Bom” são as duas ilhas principais onde outras 4 microilhas gravitam em torno. Filhas das primeiras, os remixes em chave dubzeira, são variações bastante interessantes.
Entre NY, SP, a Gringa e a Cidade Baixa de Salvador, Collaboritmos Vol. 1 afirma a força da colaboração. Evidencia a força da música criada por entre territórios, amizades, culturas e sobretudo te convida a refletir com o corpo e alma.
Escutem e compartilhem.
-Collaboritmos Vol. 1 por DJ Leandro Vitrola e Victor Rice
Por Danilo Cruz