Claudette & The Corporation: Pioneira no Skinhead Reggae! Abrindo os caminhos para mulheres negras na cultura musical under ainda nos anos 60
Claudette & The Corporation foi um grupo de Skinhead Reggae da década de 60, que ficou bastante conhecido pela polêmica música “Skinheads a bash them“.
Como muita coisa boa da época, Claudette não tem uma discografia vasta, sendo composta por singles e EP’s, merecendo destaque o single lançado pela Trojan Records em 7″, com as faixas “Hot Bread and Butter” e “Ashes to Ashes”.
Além de fazer um som genuinamente skinkead reggae, Claudette & The Corporation trazia em suas letras retratos do cotidiano da classe proletária, dos imigrantes jamaicanos e de toda realidade das ruas de má fama da capital britânica.
O grupo figurou em coletâneas do selo Trojan, bem como participou de trilhas sonoras de diversos filmes, por exemplo 16 Anos de Álcool.
Definitivamente, em que pese não ter uma vasta discografia, Claudette & The Corporation foi muito importante para cena skinhead reggae, não apenas por ter uma qualidade sonora absurda, mas por quebrar um pouco o paradigma da subcultura, que era tão marcada pela virilidade, beirando a misoginia. Ter uma mulher negra à frente de um grupo era algo ousado, mas que deu muito certo, não apenas para Claudette, como para Phyllis Dillon e outros diversos grupos que fizeram canções clássicas nas vozes de mulheres potentes e afrontosas.
-Claudette & The Corporation, Pioneira no Skinhead Reggae.
Queen of the World
Hot bread and Butter