Novo projeto que marca o retorno de três veteranos do Rap. Ba, Clã Sagrado chega com um trabalho consistente e muito bem produzido.
Dois grandes MC’s do Rap.Ba que se encontravam numa espécie de “período sabático” do Rap, os MC Jorge Bala (ex-Depoimento Criminal) e Elias Pé na Porta (ex-Fase Ideológica) se juntaram ao DJ Sérgio Kaiçara e retomam a cena do Rap com novo projeto musical: Clã Sagrado. Para quem acompanhou a cena do Rap soteropolitano pós virada dos anos 1990 e início da primeira década dos anos 2000, conseguiu captar toda a efervescência daquele período e viveu um fenômeno que configurou toda uma cena do Rap local e que aqui era denominado como “Rap de quebrada”, já escrevi sobre essa cena aqui no Oganpazan (leia aqui).
E dentro desse recorte histórico que surge tanto o Depoimento Criminal e mais tarde o grupo Fase Ideológica, as primeiras escolas do rap de Jorge Bala e Elias Pé na Porta respectivamente, os dois MC’s que encabeçam essa novo projeto. A figura de Jorge, através do Depoimento Criminal foi um dos padrinhos da trupe do Fase Ideológica, quando esse segundo ainda dava seus primeiros passos dentro da cena do Rap soteropolitano, o que ali, deu início a uma grande amizade e que anos depois selariam uma grande parceria e que iria contar também com outro veterano de primeira linha – o Dj Sérgio Kaiçara.
Passado o boom, dessa que podemos chamar de segunda geração do Rap soteropolitano, ainda que ambos tivessem em seus currículos registros importantes ao longo de suas carreiras, apresentando-se ao lado e/ou abrindo shows de nomes importantes da cena local e nacional, como: Afrogueto, Elemento X, TGK MC’s, Facção Central, Racionais e MV Bill entre outros. Tendo seus nomes cada vez mais consolidados na cena do Hip Hop local.
Mas para surpresa dos que acompanhavam mais de perto a trajetória dos manos, sem nenhum aviso prévio, ainda que em períodos diferentes, ambos deram uma parada em suas carreiras artísticas a frente de seus respectivos grupos. Sendo que o Depoimento Criminal encerrou suas atividades no ano de 2002 e o Fase Ideológica em 2012.
Passado esse longo hiato na música, muita coisa aconteceu na vida dos manos. Se afastaram da cena, dos palcos, mas mesmo de longe, acompanhando os desdobramentos acerca do Rap, sobretudo, da cena local. Até que em 2019, resolveram retomar suas carreiras com o Rap, encabeçando o novo e ousado projeto: Clã Sagrado. E para dar corpo ao projeto, também contaram na formação desse time o Dj Kaiçara e é essa trinca que deu vida ao Clã Sagrado.
Planos, mapas e esquemas
Afastados da cena por mais de 10 anos, os manos do Clã Sagrado entendem que os tempos mudaram, alguns conceitos e formas de difundir e consumir a música também seguiram por um caminho evolutivo, e que era necessário entender o processo para evoluir junto e se reinserirem na cena novamente. A margem de erro deveria ser a menor possível. E para isso, os manos convocaram um time gabaritado, com um novo olhar e que entendessem rapidamente a proposta musical para encarar a nova empreitada.
A começar pelo produção dos beats, onde os manos puderam contar com a colaboração de dois grandes beatmakers, Dj Gug, um veterano e sempre atuante da cena do Rap local e que dispensa apresentações prévias, e também o alquimista dos beats, Fernando Policeno, que já trabalhou com nomes do naipe de Edi Rock (Racionais MC’s). Para esse trabalho os manos também contaram com as colaborações providênciais e dos vocais precisos da MC Flávia Gringa, do canto lírico de Messias Carvalho e de Bleunio Baptista, o que deram ao trabalho do Clã Sagrado, um tom mais intimista e reflexiva em duas das canções que compõem esse primeiro trabalho do grupo.
Time formado, o laboratório escolhido foi o WR Estúdio, templo maior da produção musical na Bahia, onde puderam contar com a experiência de Apu Tude, responsável pela captação de voz e mixagem do disco, já a masterização ficou a cargo do experiente Martins Buffer. Com essa equipe criativa reunida, em dezembro de 2020, composto de 4 faixas, ganhava às ruas o EP: Pra Frente Q Se Anda. Vol. 1.
Correndo contra o tempo
No pandêmico ano de 2020, onde todos nós fomos acometidos por uma crise sanitária de proporções globais, podemos afirmar que no geral, além de um ano difícil, também tivemos um ano prolífico para a arte. Porém, a classe artística também sentiu o impacto do ano que parecia insistir em não terminar e que de algum modo se estendeu até agora em 2021. Com força maior sobre os artistas independentes e com o Clã Sagrado não foi diferente. Mas ainda assim, pudemos contar com trabalhos artísticos importantes e que muitos deles ganharam destaque aqui no Oganpazan.
Destaque para além do Estado e Premiações
Mesmo sendo um grupo relativamente novo na cena do Rap, o Clã Sagrado tem em seu currículo importantes conquistas, como as de grupo Revelação e Melhor Single de 2020, pela Premiação Nacional da revista 5º Elemento e emplacado músicas em importantes coletâneas do Rap nacional como a “Os Rap Independentes” vol. 1, da rádio Criativa (MG) e da Ibotirama Records, maior selo independente do Rap brasileiro. Além de ter seus trabalhos amplamente divulgados em programas de rádios especializados em Rap, como a já citada Criativa FM, Revolução Rap (Heliópolis FM), Programa Cristo Rua (Capela FM), Evolução Hip Hop (Educadora FM-BA) entre outras. Com exceção dessa última, todas as outras de fora do estado.
Rap sem rotulações
O Depoimento Criminal, antigo grupo de Jorge Bala, encerrou suas atividades com o Rap justamente num período de transição espiritual do mano, o MC é convertido ao evangelho desde 2013. Mas algo em comum a Jorge e aos outros integrantes do grupo Clã Sagrado é o fato de que todos os manos que compõem a banca, dispensam a classificação de “Gospel” ao tipo de música que produzem. Ainda que algumas de suas letras tenham mensagens cristãs, os manos não rotulam sua arte.
Entendem a música como uma manifestação artística livre e genuína e que deve está ao alcance de todos, sem classificações ou segregações. É música para todos os ouvidos.
Os manos que possuem três lyric vídeo de canções que compõem o primeiro EP: Pra Frente Q se anda vol. 1 (2020), lançado no último dia 25 de dezembro, podem ser conferidas através do canal oficial do grupo no YouTube: Clã Sagrado Oficial. Os manos também disponibilizaram o trabalho na íntegra em todas as plataformas digitais.
O grupo Clã Sagrado também acaba de lançar o seu primeiro clipe oficial. Com a direção de Gilmar Souza e fotografia de Pixote (Rafael Paixão), no último dia 30 de dezembro o Clã Sagrado lançou o tão aguardado videoclipe: Clã Sagrado Tá no Ar, faixa que abre esse primeiro trabalho do grupo e que também podemos conferir na película que o grupo contou com um bonde pesado para realização do registro.
Por tudo quem tem realizado até aqui concluímos que os manos, além de nos entregar um consistente trabalho de (re)estreia, tem tudo para figurar entre os grandes destaques do Rap Ba em 2021.
-Clã Sagrado estréia com EP e videoclipe
Por Paulo Brasil