Oganpazan
Colunistas, Destaque, Lançamentos, Música, Notícias

Chico Correa & Jéssica Caitano, Manga Espada (2020) é o sabor

Chico Correa & Jéssica Caitano, Manga Espada (2020) é o sabor da vida no novo single do projeto Surra de Rima, lançado pelo selo francês Helico

Uma rimadora que “mata sua sede com água de chocalho”, Jéssica Caitano vem soltando uma série de singles potentes com sua nova parceria com o grande músico e produtor Chico Correa. O projeto nomeado adequadamente como Surra de Rima, apresenta experimentações e atualizações numa chave nordeste futurista, o tempo desse povo é diferente. 

O novo single do projeto agora apresentado com videoclipe: Manga Espada (2020) traz as participações de Alessandra Leão (ilu) e Casicobra (percussões) que juntos ao duo aprontam um verdadeiro tiro de bacamarte. Firmando uma parceria internacional com o selo francês Helico, esse é mais um lançamento de uma série programada para 2020, e foi disponibilizado no canal do selo europeu. O single sucede o lançamento da Surrademix001 (2020), que tivemos o prazer de noticiar aqui no site! 

A música contagiante e super atual produzida pelo duo Surra de Rima emerge na confluência de duas das figuras mais importantes do cenário atual da música feita no nordeste. Jéssica Caitano que vem trilhando um caminho firme, com ritmações e modulações tão diversas quanto é a música mundial, capaz de ir do xote ao dancehall ´com uma leveza incrível. Atualizando a lírica e os flows do sertão nordestino ela vem se destacando muito dentro de um cenário rico, mas que muitas vezes apenas reproduzem clichês americanizados. 

A trajetória de Chico Correa já deveria dispensar apresentações maiores, mas em um país que declara guerra a cultura e a arte nunca é demais reafirmar que aqui estamos diante de um dos grandes produtores da contemporaneidade. Figura de proa de projetos inovadores da música feita no nordeste, entre eles o Chico Correa & Electronic Band, dentre outros. O paraibano na arte, natural de Juazeiro-BA, mas que já residiu em Petrolina, Aracaju e Recife se uniu a pernambucana Jéssica Caitano e estão juntos imprimindo outros sabores a música dessa estranhamente fascista segunda década do século XXI. E por isso mesmo, extremamente necessários.

O vídeoclipe de Manga Espada (2020) foi produzido e animado por Rieg Rodig que coloriu a tela com uma paleta quente, onde Jéssica Caitano mete as caras sendo atravessada por colagens que referenciam de modo pleno o lugar de onde esse canto parte. Ao mesmo tempo em que percebemos também as mutações que o rosto da Jéssica pode devir, guerrilheira, Frida Khalo, são outros tantos exemplos de referenciais de luta que a própria lírica e o flow da rimadora podem propiciar.

Surra de Rima, com tambores eletrônicos e orgânicos do Chico Correa junto a Alessandra Leão e Casicobra, com a força da poesia da Jéssica Caitano, é uma peia na mediocridade, é bagaceira em cima da tristeza que quer governar. O suco docinho escorrendo da boca de uma boa chupada, a tragada voltando dos pulmões, 1 minuto e a Manga Espada é o sabor da vida!    

-Chico Correa & Jéssica Caitano, Manga Espada (2020) é o sabor

Por Danilo Cruz

 

Matérias Relacionadas

Garimpando no BAÚ DUDUDU, a todo vapor! Bolodoido Musical

Dudu
4 anos ago

As multidões que habitam Bob Dylan.

Carlim
5 anos ago

Nego Freeza, o Preto Velho ensina como fazer em afrobeats no Hip-Hop Nacional!

Danilo
2 anos ago
Sair da versão mobile