Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco são o Duo Gisbranco, que em ‘Pássaros – ao vivo’ faz uma interpretação sensível e intensa de poemas de autoria de Chico César.
Em 2018 o Duo Gisbranco lançou o álbum Pássaros, composto de músicas que imprimiram sonoridade a poemas compostos pelo compositor Chico César. A vontade de homenagear o compositor paraibano surgiu do contato que Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco tiveram com ele durante os ensaios e gravações do segundo álbum do duo, Flor de Abril, lançado em 2011. Chico César fora um dos convidados para contribuir no processo de criação deste álbum.
Sete anos depois, laços mais estreitados, surgiu a ideia de fazer o projeto partindo dos versos de Chico. Durante este período se desenrolou o processo de criação de Pássaros. Feito de modo cuidadoso e metódico, foram estabelecidas etapas, cada qual reservada ao cumprimento de um aspecto da obra em construção.
Pássaros ganha destaque na discografia do Duo Gisbranco até aqui, uma vez que lança mão das letras e do canto nas músicas que compõem o álbum. Até então o foco das minas era o instrumental. Será que Pássaros indica um novo caminho a ser seguido? A resposta a esta pergunta ainda não pode ser dada. Isso porque o duo não lançou um novo álbum de estúdio.
O último lançamento do Duo Gisbranco é a versão ao vivo de Pássaros. Neste, que é o quinto álbum da dupla, seis dos poemas de Chico César, musicados por Bianca e Cláudia, que fazem parte do setlist da versão original de estúdio, foram somadas a outras três músicas que receberam arranjos inéditos para canções de Chico, além de um arranjo instrumental (anteriormente gravado para o álbum Flor de Abril, que teve a participação do compositor paraibano) e uma música que teve participação de Chico César durante a gravação de um DVD.
A alquimia sonora do Duo Gisbranco combina de modo preciso elementos da música erudita e popular, conseguindo uma sonoridade vibrante, que cativa pela diversidade nela presente, bem como pela variação de texturas sonoras. Após a audição de Pássaros (2018) e Pássaros – Ao Vivo (2021), vale refazer o percurso discográfico do duo até aqui, para compreender o estilo refinado e pulsante desenvolvido por Bianca e Claudia.
Sobre o projeto Quatro Cantos:
No início desta matéria compartilhamos o vídeo do show Pássaros – Ao Vivo que faz parte do projeto Quatro Cantos. O projeto visa celebrar a obra de grandes compositores da música brasileiro através da produção de quatro álbuns ao vivo, dos quais Pássaros – Ao Vivo é um deles.
Além do Duo Gisbranco homenageando Chico César, fazem parte do projeto Quatro Cantos a banda Arranco de Varsóvia em homenagem a Cartola, Fábio Rizental com o Noite de Minas – Homenagem a Milton Nascimento e Verônica Sabino e Luis Filipe de Lima com o álbum Meu Laraiá, uma homenagem a Martinho da Vila.
Repertório de Pássaros ao Vivo:
- À Primeira Vista (Chico César)3ff
- Dúvida Cruel (Chico César / Itamar Assumpção)
- Nato (Chico César / Tatá Fernandes)
- Béradêro (Chico César)
- Canção de Ninar (Bianca Gismonti / Claudia Castelo Branco / Chico César)
- Heroína Nordestina (Bianca Gismonti / Claudia Castelo Branco / Chico César)
- Pássaros (Bianca Gismonti / Chico César)
- Por causa do ingresso do festival matou roqueira de 15 anos (Chico César)
- Cachoeira (Claudia Castelo Branco / Chico César)
- Quase Mar (Bianca Gismonti / Claudia Castelo Branco / Chico César)
- vejouço (Claudia Castelo Branco / Chico César)
*Participação especial de Chico Cesar na música Dúvida Cruel
Ficha Técnica:
Vozes e pianos – Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco
Produção Artística – Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco
Direção de Produção – Marcelo Cabanas
Gravação – Ricardo Pinto
Mix – Renan Toledo
Foto da capa – Daryan Dornelles
Lançamento: Cabanas Produções / Mills Records
Link para todas as plataformas
https://mills-records.lnk.to/LVV6MCIN