Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Música, Notícias, Samba e Outras Bossas

Caçadores de Histórias – Por Trás das Biografias

Caçadores de Histórias – Biógrafo de Ney Matogrosso e biógrafa de Belchior apresentam série de podcast sobre os bastidores e os dilemas vividos por quem dedica a vida escrevendo sobre a vida dos outros

Capa do podcast ‘Caçadores de Histórias: Por Trás das Biografias’ que estreou no dia 20 de setembro.

Estreou em 20 de setembro, nas principais plataformas de streaming, a série de podcasts Caçadores de Histórias – Por Trás das Biografias, com sete episódios apresentada pelos biógrafos Julio Maria e Chris Fuscaldo sobre os bastidores e os dilemas que existem por trás das grandes biografias. Os episódios trazem opiniões de Ringo StarrNey Matogrosso, Ruy CastroPedro MarianoLira NetoBento AraújoOdair JoséNoemi Jaffe, Breno SilveiraLuiz RuffatoEdinha DinizMila Burns e Kamille Viola.

O jornalista Julio Maria, biógrafo de Elis Regina (‘Nada Será Como Antes‘) e de Ney Matogrosso (‘Ney Matogrosso – A Biografia‘), recebe a jornalista e doutora especializada em biografias Chris Fuscaldo, coautora do mais recente livro sobre Belchior, o elogiado ‘Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Passos de Belchior’, e autora de livros sobre Mutantes Legião Urbana, para desvendar o trabalho dos biógrafos e debater o biografismo brasileiro em sete episódios.

Idealizado por Julio Maria, editado pela Kraken Produções, com vinheta de abertura assinada por João Marcello Bôscoli e identidade visual de Adriano Araújo, a série traz novas discussões a cada capítulo: “A vida dos imortais” é sobre o difícil trabalho de se biografar lendas; “Autobiografia: toda a verdade segundo o próprio biografado” passa pelas diferenças entre biografias e autobiografias; “Biografias romanceadas, realidade ou ficção?” trata das liberdades de criação a partir de fatos biográficos; “Mulheres biógrafas e mulheres biografadas” toca no machismo do meio artístico e literário; “Cinebiografias, fidelidade aos fatos ou entretenimento?” analisa as adaptações de biografias feitas pelo cinema; e “Biografias coletivas, vidas de muitos” debate a feitura de livros que narram a história de povos e movimentos artísticos.

Episódio 1
‘A vida dos imortais’
Opinião de Ringo Starr
.
Episódio 2
‘Autobiografia: toda a verdade segundo o auto-biografado’
Opiniões de Ney Matogrosso e Luiz Thunderbird
.
Episódio 3
‘Vivo ou morto? Qual é o melhor biografado?’
Opiniões de Ruy Castro e Pedro Mariano
.
Episódio 4
‘Biografias coletivas: histórias de muitos’
Opiniões de Lira Neto, Odair José e Bento Araújo
.
Episódio 5
‘Biografias romanceadas’
Verdade ou ficção? Elas podem se encontrar?
Opiniões dos romancistas Luiz Rufatto e Noemi Jaffe
.
Episódio 6
‘Cinebiografias: fidelidade aos fatos ou entretenimento’
Opiniões de Breno Silveira (diretor de Dois Filhos de Francisco) e Mauro Lima (diretor de Tim Maia, O Filme)
.
Episódio 7
‘Mulheres biógrafas e biografadas mulheres’
Opiniões das biógrafas Edinha Diniz, Mila Burns, Kamille Viola

Chris Fuscaldo

Chris Fuscaldo, foto por Rafael Catarcione.

É formada em jornalismo e letras. Mestra e doutora em literatura, cultura e contemporaneidade, atua como jornalista de música desde 1999 em jornais, revistas e portais (Extra, O Globo, Rolling Stone etc). Autora dos livros ‘Discobiografia Legionária’ (2016), ‘Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira’ (2018) e coautora de ‘Viver é melhor que sonhar: Os últimos caminhos de Belchior’ (2021), Chris é também diretora da editora Garota FM Books e do selo Niterói Livros, da Fundação de Arte de Niterói. 

 

 

 

 

Julio Maria

Foto de Júlio Maria por Eduardo Santos.

É formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atua como repórter de música e crítico do jornal O Estado de S.Paulo há 15 anos. Foi repórter e editor do Caderno Variedades do Jornal da Tarde por 10 anos, além de colaborar como comentarista da Rádio Eldorado. É autor do livro ‘Nada Será Como Antes’, biografia de Elis Regina, que venceu, em 2015, o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Em 2009, lançou ‘Palavra Cruzada, O Jogo da Entrevista’, uma reunião de 50 entrevistas feitas para o Jornal da Tarde, e, ao lado da também jornalista Daniela Tófoli, a biografia ‘Santificado Est’, com a história de Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Matérias Relacionadas

10 discos ao vivo completamente subestimados pela crítica – Parte 2

Guilherme Espir
2 anos ago

Facelift: Uma obra-síntese de 3 décadas do rock mainstream norte-americano

admin
1 ano ago

Y3ll x Sloope em Diaz Dy Baile é Banho de Chandon

Douglas da Nóbrega
6 anos ago
Sair da versão mobile